Turismo cultural móvel. Espaços, tempos e logos da arte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/57459 |
Resumo: | Os paradigmas globais e a escalabilidade dos processos de mobilidade mudaram profundamente no século passado (Adey, 2014). Um desses fenómenos móveis é o turismo, que constitui a configuração central da viagem dentro da modernidade (Andrade, 1993). As viagens modernas não constituem apenas um espaço e tempo de lazer pacífico, mas também uma arena conflituosa que subjaz e traduz outras questões sociais colaterais (Cohen, 2013; Rickly, 2016; Verstraete, 2009). Este texto apresenta um resumo de uma análise sociológica, referente a algumas questões levantadas no projeto Comunicação Pública da Arte, coordenado pelo autor e financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT (Ref. PTDC/CCI/68595/2006). No seio deste projeto, um questionário de pesquisa foi respondido por turistas que visitaram a exposição acima mencionada, numa amostra de 504 visitantes. O perfil “turista” incluiu 50 visitantes, e foi considerado pertinente para este estudo, na medida em que o Museu Berardo encontra-se situado numa área turística relevante de Lisboa, a freguesia de Santa Maria de Belém. |
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Turismo cultural móvel. Espaços, tempos e logos da arteMobile cultural tourism. Art spaces, times and logosMobilidades sociaisNovas metodologiasTurismo culturalTurista crítico/contra-turistaTurismo popularCritical tourist/counter touristCultural tourismNew methodologiesPopular tourismSocial mobilitiesCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoOs paradigmas globais e a escalabilidade dos processos de mobilidade mudaram profundamente no século passado (Adey, 2014). Um desses fenómenos móveis é o turismo, que constitui a configuração central da viagem dentro da modernidade (Andrade, 1993). As viagens modernas não constituem apenas um espaço e tempo de lazer pacífico, mas também uma arena conflituosa que subjaz e traduz outras questões sociais colaterais (Cohen, 2013; Rickly, 2016; Verstraete, 2009). Este texto apresenta um resumo de uma análise sociológica, referente a algumas questões levantadas no projeto Comunicação Pública da Arte, coordenado pelo autor e financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia-FCT (Ref. PTDC/CCI/68595/2006). No seio deste projeto, um questionário de pesquisa foi respondido por turistas que visitaram a exposição acima mencionada, numa amostra de 504 visitantes. O perfil “turista” incluiu 50 visitantes, e foi considerado pertinente para este estudo, na medida em que o Museu Berardo encontra-se situado numa área turística relevante de Lisboa, a freguesia de Santa Maria de Belém.The global paradigms and the scalability of mobility processes changed deeply in the last century (Adey, 2014). One of such mobile phenomena is tourism, that constitutes the core configuration of the voyage within modernity (Andrade, 1993). Modern travels constitute not just a space and time of pacific leisure, but as well as a conflictual arena that underlies and translate other collateral social issues (Cohen, 2013; Rickly, 2016; Verstraete, 2009). This text presents a summary of a sociological analysis, regarding some questions raised within the project Public Communication of Art, coordinated by the author, and funded by Foundation for Science and Technology-FCT (Ref. PTDC/CCI/68595/2006). Within this project, a survey questionnaire was answered by tourists who visited the above-mentioned exhibition, inside a sample of 504 visitors. The tourist profile had 50 visitors, and it was considered pertinent for this study, as Museu Berardo is situated inside a relevant Lisbon touristic area, the parish of Santa Maria de Belém.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoAndrade, Pedro José de Oliveira2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57459porAndrade, P. (2018). Turismo cultural móvel. Espaços, tempos e logos da arte. Revista Lusófona de Estudos Culturais, 5 (2), 349 – 363.2184-04582183-0886http://rlec.pt/index.php/rlec/issue/view/10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57459Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:30:41.715169Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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