Atividade física e desenvolvimento motor em crianças do ensino pré-escolar de contextos e modelos educativos distintos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Pablo Miguel Cardoso Fernández
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48430
Resumo: A prevalência de comportamentos sedentários e de inatividade física (InF) entre crianças e adolescentes tem implicações negativas para o seu desenvolvimento, saúde e bem-estar (Duque et al, 2015). A investigação na área do desenvolvimento motor (DM) na infância, através de estudos experimentais que quantificam os níveis de AF e Competência Motora (CM), tem recolhido dados em diversos contextos com o objetivo de identificar fatores que contribuam para a inversão desta tendência. Perante estes elementos, vários autores investigam no contexto escolar, fatores que possam contribuir para a redução deste défice (LaHuerta-Contell, 2011, Gomez-Gonzalez, 2020). Outras pesquisas têm explorado a aprendizagem em contexto natureza e a realização de atividades outdoor como uma alternativa curricular válida e com contributo positivo para o DM, através do modelo pedagógico Forest Kindergarten, em tradução livre, Escolas da Floresta (EdF) (Fjørtoft, 2001; Lovell, 2009; Dobrodinska, 2019; Dabaja,2021). Definimos como objetivos averiguar as seguintes questões: 1) Qual o efeito no desenvolvimento motor de crianças do pré-escolar de programa curricular predominantemente outdoor face ao programa de matriz indoor de cariz tradicional? 2) Quais os níveis de AF, em grupos de Ensino Pré-Escolar (EPE), de programas curriculares predominantemente outdoor face a programas de matriz indoor? O estudo envolveu uma amostra de 52 crianças (N=52) com idades entre os 3 e 5 anos, de dois grupos distintos. Um de EdF (n=19) e outro de JIT (n=33). Tendo em conta os objetivos apresentados foi definido o seguinte desenho experimental: 1) Aplicação das baterias de testes MCA - Motor Competence Assessment e MABC-2 - Movement Assessment Battery for Children (Segunda Edição), em dois momentos de teste diferentes (pré e pós-teste) com três meses de intervalo. 2) Registo dos níveis de AF dos alunos com recurso a (≤ 6 dias) durante o horário escolar. Ao nível do desenvolvimento motor, a comparação pré e pós-teste dentro dos grupos revelou uma progressão maior no grupo EdF do que no grupo JIT. A análise intergrupos mostrou diferenças estatisticamente significativas a favor do JIT (pré-teste), que não foram encontradas no pós-teste. Ao nível da AF, verificaram-se diferenças estatisticamente significativas em todos os níveis de AF com exceção da AF vigorosa, sendo o grupo de JIT mais ativo do que o grupo EdF.
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