O papel das voting advice applications em campanhas eleitorais: um olhar sobre o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lajas, Rui Pedro Alves
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/12511
Resumo: Tendo iniciado o seu percurso com AAV (Aplicações de Ajuda ao Voto) em 2009, Portugal é um dos países onde estas ferramentas ainda representam uma novidade e onde os estudos relativos às mesmas ainda se encontram numa fase embrionária. Esta dissertação pretende contribuir para a discussão em torno das AAV no país. Estudos anteriores sobre as AAV em Portugal incidiram sobretudo no perfil dos utilizadores, em aspetos metodológicos ou sobre o processo como são criadas estas ferramentas. Por esse motivo conhecemos muito pouco sobre os efeitos que estas ferramentas podem ter entre os utilizadores portugueses. Quais foram os efeitos reportados com maior frequência? E que características podem potenciar esses efeitos? Através da análise da primeira AAV disponível em Portugal, a EU Profiler, construída para as eleições Europeias de 2009, fornecemos respostas a estas questões. Esta investigação analisa os efeitos reportados pelos utilizadores que consultaram a versão portuguesa da EU Profiler, revelando, ainda, o impacto que determinadas características individuais, como a perceção dos níveis de eficácia política interna, os hábitos de voto e de consumo de informação, e as posições ideológicas dos utilizadores, podem ter no modo como estas os influenciam. A perceção da eficácia política interna e os hábitos de consumo de informação são os melhores preditores para explicar a ocorrência dos efeitos provocados pela EU Profiler, independemente da sua natureza, sendo o posicionamento ideológico apenas capaz de explicar efeitos de reforço, orientação e conversão de voto. Já o hábito de voto não está associado a qualquer dos efeitos analisados.
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