Práticas educativas parentais: influência na auto estima, na qualidade de vida e no desempenho académico de estudantes do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/153 |
Resumo: | Estudos empíricos mostram que as práticas educativas parentais têm um pa fulcral para o desenvolvimento e ajustamento psicológico das crianças e jovens, nomeadamente para o seu desempenho académico, qualidade de v e autoestima. Este estudo teve como objetivo analisar a relação entre as práticas educativas parentais, desempenho académico, qualidade de vida e autoestima em alunos do ensino secundário. Visou, ainda, examinar se as práticas educativas parentais eram preditoras do desempenho académico, qualidade de vida e da autoestima dos estudantes. A amostra envolveu 68 adolescentes (19 do sexo masculino e 49 do sexo feminino), com idades entre os 17 e os 20 anos, recrutados numa esco secundária. Os resultados mostram que: 1) existem associações significati entre as práticas educativas parentais e o desempenho académico; o dom físico, psicológico e ambiente, da qualidade de vida; e a autoestima, 2) as práticas educativas parentais são preditoras significativas do domínio físico ambiente, da qualidade de vida, e da autoestima. Desta forma, suporta a influência das práticas educativas parentais na qualidade de vida e autoest de estudantes do ensino secundário. Sugere-se, no entanto, uma compreen mais aprofundada das diferenças de género na influência das práticas educativas parentais ao nível de diferentes indicadores do desenvolvimento humano. Empirical studies show that parental practices have a key role in the development and psychological adjustment of children and young people, in particular for their academic performance, quality of life and self-esteem. This study aimed to examine the relationship between parental practices, academic performance, quality of life and self-esteem in high school students. The aim was also to examine whether parental practices were predictive of academic performance, quality of life and self-esteem. The sample involved 68 adolescents (19 males and 49 females), aged between 17 and 20 years old who were recruited from a secondary school. The results showed that: 1) there were significant associations between parental practices and academic performance, physical, psychological and environment domains, in the quality of life, and self-esteem; 2) parental education practices are significant predictors in physical and environment domains, in the quality of life, and self-esteem. Therefore, it sustains the influence of parental practices on quality of life and self-esteem of high school students. It is suggested, however, a deeper understanding of gender differences in parental practices influence as far as different human development indicators are concerned. |
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