Wine reputation : are there Differences between red and white wine?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Débora Alexandra Encarnado
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/4956
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_7b2c79efbd9fea685c512b196dd74a94
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/4956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wine reputation : are there Differences between red and white wine?reputationqualitycorporate characterwinehuman valuesMestrado em MarketingReputation is a relevant concept in different areas and to different subjects such as personalities, organizations, products and countries (Bromley, 2001). Adjusting existing theory to wine sector, we justify this research with this product’s importance to Portugal’s economy. Therefore we identified the need for understanding existing differences in wine consumption and perception using the Corporate Character Scale (Davies, Chun, Da Silva, & Roper, 2004). Because human values unify the assorted interests of all sciences concerned with human behaviour (Schwartz, 1992), we assessed the relationship between respondents’ values and their associations to wine. With that purpose we used a quantitative approach with a convenience sampling method (non probabilistic), and collected 107 usable questionnaires from wine consumers. We concluded that red wine is not thought to have higher quality than other types of wine or even to taste better, particularly among elder respondents. About money spent per bottle, in average, it is not related to the type of wine people prefer. White wine is not considered a lady’s wine. Nowadays we cannot relate women’s identification with the sense of freedom and wine consumption. Being an adventurer and self-confident is not related to white wine preference.A Reputação é um conceito relevante em diferentes áreas e face a diferentes temas, tais como personalidades, organizações, produtos e países (Bromley, 2001). Ajustando a teoria existente ao sector do vinho, justificamos a pesquisa com a importância do vinho na economia portuguesa. Assim, identificámos a necessidade de entender diferenças no consumo e percepção do vinho utilizando a Escala de Personalidade de Davies, Chun, Da Silva, & Roper (2004). Porque os valores humanos unificam o diverso leque de interesses de todas as ciências relativas ao comportamento humano (Schwartz, 1992), pretendemos explorar a relação entre os valores dos respondentes e as suas associações ao vinho. Para isso, utilizámos uma abordagem quantitativa com amostra por conveniência (não probabilística), recolhendo 107 questionários válidos de consumidores. Concluímos que o vinho tinto não é considerado como tendo qualidade superior face a outros ou sequer que tenha melhor sabor, particularmente entre as pessoas mais velhas. Em relação ao valor médio por garrafa que a pessoa despende, essa questão não está relacionada com o tipo de vinho preferido. O vinho branco não é associado ao sexo feminino. Também não foi encontrada uma relação significativa entre consumo de vinho pelo sexo feminino e o seu sentimento de liberdade. Da mesma forma, a associação aos valores de aventura e auto-confiança não se relaciona com a preferência por vinho branco.Instituto Superior de Economia e GestãoRepositório da Universidade de LisboaPereira, Débora Alexandra Encarnado2012-12-28T10:52:00Z2011-122011-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4956engPereira, Débora Alexandra Encarnado. 2011. "Wine reputation : are there Differences between red and white wine?". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:32.105670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
title Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
spellingShingle Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
Pereira, Débora Alexandra Encarnado
reputation
quality
corporate character
wine
human values
title_short Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
title_full Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
title_fullStr Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
title_full_unstemmed Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
title_sort Wine reputation : are there Differences between red and white wine?
author Pereira, Débora Alexandra Encarnado
author_facet Pereira, Débora Alexandra Encarnado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Débora Alexandra Encarnado
dc.subject.por.fl_str_mv reputation
quality
corporate character
wine
human values
topic reputation
quality
corporate character
wine
human values
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12
2011-12-01T00:00:00Z
2012-12-28T10:52:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/4956
url http://hdl.handle.net/10400.5/4956
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv Pereira, Débora Alexandra Encarnado. 2011. "Wine reputation : are there Differences between red and white wine?". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131001791709184