A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Filomena
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brás, Sílvia, Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9650
Resumo: Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
id RCAP_7b34c7711fe9222a67fe102822194e78
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9650
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentaisThe network as an educational interface: revisiting core conceptsSociedade em redeRedes sociaisIdentidade digitalPresença socialAmbientes pessoais de aprendizagemNetwork societySocial networkDigital identitySocial presencePersonal learning environmentsIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).É indiscutível o impacto que as novas tecnologias têm na forma como diariamente interagimos, efetuamos partilhas, trabalhamos e aprendemos. As redes sociais assumem aqui uma posição proeminente pela forma como se interage e se constroem comunidades virtuais de partilha, com interesses e objetivos comuns. O seu crescimento é exponencial, diferindo na forma como são utilizadas e se posicionam, indo do entretenimento ao desenvolvimento de ambientes pessoais de aprendizagem, consoante o propósito e a presença social que cada identidade digital define. Com este texto pretende-se apresentar uma reflexão direcionada para a compreensão dos fenômenos que estão subjacentes a estes espaços de aprendizagem, na sua relação com a informação, os objetos de aprendizagem e o conhecimento. Para o efeito, revisitam-se conceitos fundamentais, que se articulam com o de Ambientes Pessoais de Aprendizagem, nomeadamente os conceitos de sociedade em rede, cibercultura, abertura, obsolescência do conhecimento e conhecimento conectivo. Emerge, da nossa reflexão, que estamos perante uma rede que se posiciona como uma interface educativa, portadora de conhecimento distribuído pelos nós e pelos fluxos proporcionados pela conexão que cada indivíduo é capaz de concretizar. Desta forma, este ambiente de aprendizagem a distância permite, como nunca, o acesso à informação, ao conhecimento e aos outros. Consumidores e reprodutores podem tornar-se também produtores, emergindo as Redes Sociais que se estabelecem na Internet como um terreno fértil que importa considerar para nos espaços e comunidades digitais de aprendizagem.There is no doubt about the impact that the new technologies have on the way we daily interact, share, work and learn. The social networks assume a prominent position as they affect the way we interact and build virtual communities of sharing, with common interests and aims. Their growth is exponential, differing in the way they are used, ranging from the entertainment to the development of the personal learning environments, depending on the purpose and the social presence that each digital identity defines. In this text, we aim at reflecting on the understanding of the phenomena underlying these spaces of learning, namely the Personal Learning Environments, in their relationship with information, learning objects and knowledge. Moreover, we will revisit the core concepts of networked society, cyberculture, openness, obsolescence of knowledge, and the connectivism theory. From our reflection emerges a network as an educational interface, conveying knowledge distributed by the nodes and by the flows provided by the connection that each individual is able to achieve. Thus, this distance learning environment allows, as never before, to access, for instance, to information or knowledge. Consumers and reproducers can also become producers in social networks, on the Internet, fertile grounds that must be considered for digital learning spaces and communities.Repositório AbertoPestana, FilomenaBrás, SílviaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-04-27T10:11:01Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9650porPestana, Filomena; Brás, Sílvia; Cardoso, Teresa - A Rede como Interface Educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais. " Revista Interfaces Científicas – Educação " [Em linha]. ISSN 2316-333X. Vol. 6, nº 3 (2018), p. 41-52.2316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-522316-3828info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:32:55Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9650Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:20.331796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
The network as an educational interface: revisiting core concepts
title A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
spellingShingle A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
Pestana, Filomena
Sociedade em rede
Redes sociais
Identidade digital
Presença social
Ambientes pessoais de aprendizagem
Network society
Social network
Digital identity
Social presence
Personal learning environments
title_short A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
title_full A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
title_fullStr A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
title_full_unstemmed A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
title_sort A rede como interface educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais
author Pestana, Filomena
author_facet Pestana, Filomena
Brás, Sílvia
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Brás, Sílvia
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Filomena
Brás, Sílvia
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade em rede
Redes sociais
Identidade digital
Presença social
Ambientes pessoais de aprendizagem
Network society
Social network
Digital identity
Social presence
Personal learning environments
topic Sociedade em rede
Redes sociais
Identidade digital
Presença social
Ambientes pessoais de aprendizagem
Network society
Social network
Digital identity
Social presence
Personal learning environments
description Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2020-04-27T10:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9650
url http://hdl.handle.net/10400.2/9650
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Filomena; Brás, Sílvia; Cardoso, Teresa - A Rede como Interface Educativa: uma reflexão em torno de conceitos fundamentais. " Revista Interfaces Científicas – Educação " [Em linha]. ISSN 2316-333X. Vol. 6, nº 3 (2018), p. 41-52.
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n3p41-52
2316-3828
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135078147686400