Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32559
Resumo: O presente estudo intitulado Educação Prisional - análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina traz à discussão o entendimento da problemática: Num estabelecimento prisional as práticas escolares são similares às práticas das de “fora” das grades ou apresentam especificidades? Com base nesse questionamento foram formuladas hipóteses da existência de especificidades nas práticas escolares dentro do sistema prisional, e a facilitação da prática do ensino pelo relacionamento entre o docente e a discente reclusa, por se tratar de uma organização complexa, cujo o tipo de poder é coercitivo, onde as reclusas são submetidas ao controle-obediência (terror da punição). O objetivo básico consistiu na análise das práticas escolares na escola prisional feminina do Distrito Federal. Para sustentação teórica buscou-se discutir desde as leis que preveem as garantias dos direitos dos presos à educação, até o que de mais atualizado a respeito do tema está sendo produzido e publicado por autores nacionais e estrangeiros. Na abordagem metodológica utilizou-se do estudo de caso e análise de conteúdo para a coleta dos dados, sendo realizada a uma análise interpretativa-qualitativa, referenciada por eixos temáticos e categorias centrais. Na técnica de pesquisa foram utilizados Questionários (questões abertas e fechadas) e Entrevista semiestrutura. Por fim, os resultados apontam que mesmo com a hostilidade da prisão, a educação escolar da unidade prisional pesquisada pode efetuar transformações significativas no cotidiano das estudantes, uma vez que a relação pedagógica se baseia, independente do espaço em que a escola esteja inserida, na forma de diálogo de interação com o outro, apoiada na relação de respeito e de confiança entre o professor e as estudantes/reclusas.
id RCAP_7b37dc4fd6205388a1967a9e86dd67a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional femininaEducação prisionalPoder coercitivoOrganizações complexasPrison educationCoercive powerComplex organizationsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo intitulado Educação Prisional - análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina traz à discussão o entendimento da problemática: Num estabelecimento prisional as práticas escolares são similares às práticas das de “fora” das grades ou apresentam especificidades? Com base nesse questionamento foram formuladas hipóteses da existência de especificidades nas práticas escolares dentro do sistema prisional, e a facilitação da prática do ensino pelo relacionamento entre o docente e a discente reclusa, por se tratar de uma organização complexa, cujo o tipo de poder é coercitivo, onde as reclusas são submetidas ao controle-obediência (terror da punição). O objetivo básico consistiu na análise das práticas escolares na escola prisional feminina do Distrito Federal. Para sustentação teórica buscou-se discutir desde as leis que preveem as garantias dos direitos dos presos à educação, até o que de mais atualizado a respeito do tema está sendo produzido e publicado por autores nacionais e estrangeiros. Na abordagem metodológica utilizou-se do estudo de caso e análise de conteúdo para a coleta dos dados, sendo realizada a uma análise interpretativa-qualitativa, referenciada por eixos temáticos e categorias centrais. Na técnica de pesquisa foram utilizados Questionários (questões abertas e fechadas) e Entrevista semiestrutura. Por fim, os resultados apontam que mesmo com a hostilidade da prisão, a educação escolar da unidade prisional pesquisada pode efetuar transformações significativas no cotidiano das estudantes, uma vez que a relação pedagógica se baseia, independente do espaço em que a escola esteja inserida, na forma de diálogo de interação com o outro, apoiada na relação de respeito e de confiança entre o professor e as estudantes/reclusas.The present study entitled Prison Education - analysis of school practices in a female prison institution brings to the discussion of the question: In a prison establishment are school practices similar to the practices of “outside” the bars or do they present specificities? Based on this questioning, hypotheses were formulated about the existence of specificities in school practices within the prison system, the facilitation of teaching practice through the relationship between the teacher and the prisoner student, as it is a complex organization, whose type of power is coercive, where prisoners are subjected to control-obedience (terror of punishment). The basic objective was the analysis of school practices in the women's prison school in the Federal District. For theoretical support, we sought to discuss everything from the laws that provide for the guarantees of the rights of prisoners to education, to the most up-to-date on the subject being produced and published by national and foreign authors. In the methodological approach, a case study and content analysis were used for data collection, with an interpretative-qualitative analysis, referenced by thematic axes and central categories. Questionnaires (open and closed questions) and semi-structured interviews were used in the research technique. The results point out that even with the hostility of the prison, the school education of the researched prison unit can effect significant changes in the students' daily lives, since the pedagogical relationship is based, regardless of the space in which the school is inserted, in form of interaction dialogue with the other, supported by the respect and trust relationship between the teacher and the students / prisoners.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMedeiros, Maria Helena Oliveira Freire de2021-04-14T10:00:42Z2020-10-222020-022020-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32559TID:202583058porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:18.204078Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
title Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
spellingShingle Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de
Educação prisional
Poder coercitivo
Organizações complexas
Prison education
Coercive power
Complex organizations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
title_full Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
title_fullStr Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
title_full_unstemmed Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
title_sort Educação prisional : análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina
author Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de
author_facet Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Maria Helena Oliveira Freire de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação prisional
Poder coercitivo
Organizações complexas
Prison education
Coercive power
Complex organizations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação prisional
Poder coercitivo
Organizações complexas
Prison education
Coercive power
Complex organizations
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo intitulado Educação Prisional - análise das práticas escolares numa instituição prisional feminina traz à discussão o entendimento da problemática: Num estabelecimento prisional as práticas escolares são similares às práticas das de “fora” das grades ou apresentam especificidades? Com base nesse questionamento foram formuladas hipóteses da existência de especificidades nas práticas escolares dentro do sistema prisional, e a facilitação da prática do ensino pelo relacionamento entre o docente e a discente reclusa, por se tratar de uma organização complexa, cujo o tipo de poder é coercitivo, onde as reclusas são submetidas ao controle-obediência (terror da punição). O objetivo básico consistiu na análise das práticas escolares na escola prisional feminina do Distrito Federal. Para sustentação teórica buscou-se discutir desde as leis que preveem as garantias dos direitos dos presos à educação, até o que de mais atualizado a respeito do tema está sendo produzido e publicado por autores nacionais e estrangeiros. Na abordagem metodológica utilizou-se do estudo de caso e análise de conteúdo para a coleta dos dados, sendo realizada a uma análise interpretativa-qualitativa, referenciada por eixos temáticos e categorias centrais. Na técnica de pesquisa foram utilizados Questionários (questões abertas e fechadas) e Entrevista semiestrutura. Por fim, os resultados apontam que mesmo com a hostilidade da prisão, a educação escolar da unidade prisional pesquisada pode efetuar transformações significativas no cotidiano das estudantes, uma vez que a relação pedagógica se baseia, independente do espaço em que a escola esteja inserida, na forma de diálogo de interação com o outro, apoiada na relação de respeito e de confiança entre o professor e as estudantes/reclusas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-22
2020-02
2020-10-22T00:00:00Z
2021-04-14T10:00:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/32559
TID:202583058
url http://hdl.handle.net/10400.14/32559
identifier_str_mv TID:202583058
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131979538497536