Educação Inclusiva na Formação Inicial de Professores: Análise de Currículos do Ensino Superior e Perceções de elementos das E.M.A.E.I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galão, Laura Semedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14181
Resumo: Em Portugal são várias as vozes e os quadrantes que defendem a concretização de uma educação inclusiva. Nas últimas décadas são inclusivamente inúmeras as políticas educativas que têm sido implementadas no sentido da inclusão. Desde a Constituição Portuguesa de 1976 ao Decreto-Lei 54/2018, atualmente em vigor, tem-se defendido a equidade e igualdade de oportunidades no acesso à escola e ao ensino regular. O professor, atualmente entendido como o principal agente pela educação de todos os alunos, tem um papel determinante para o sucesso ou insucesso da educação inclusiva. É através da sua ação que a legislação acima citada poderá ser operacionalizada, sendo para tal necessário capacitar e desenvolver nestes profissionais as atitudes, os conhecimentos e as competências necessárias para o bom exercício das suas funções. Como estará o tema a ser abordado nos currículos da formação inicial de futuros professores? Quais serão as perceções de técnicos/professores da área da educação inclusiva sobre a formação necessária que qualquer professor, no início da sua carreira docente, deverá dominar na área? A resposta a estas questões motivou o desenvolvimento do trabalho que aqui se apresenta. Para tal, procedeu-se a uma análise documental dos currículos de 1.º e 2.º ciclo em ensino de várias instituições de ensino superior nacionais e à realização de entrevistas a três membros de três equipas multidisciplinares de apoio à educação inclusiva (EMAEI). Os resultados obtidos evidenciam que ainda existem fragilidades na formação inicial de professores e, consecutivamente, barreiras na implementação da educação inclusiva na escola. O panorama é, no entanto, de esperança e as mudanças, embora lentas, têm vindo a ser aplicadas.
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