O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/14301
Resumo: Este estudo tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino online e na profissão da área da contabilidade. Nesta pesquisa tem-se como objetivos: analisar o impacto da pandemia do COVID-19 sobre o interesse pelo exercício da profissão na área de contabilidade, caracterizar os estudantes de contabilidade e avaliar o impacto sofrido na aprendizagem mediante o ensino remoto. O estudo foi realizado por meio de uma investigação positivista, o método foi de recolha de dados através de inquérito e o link para o questionário foi enviado por e-mail para o público em questão, isto é, os estudantes de contabilidade da Universidade Lusófona localizada em Portugal, bem como a Universidade Paulistana, localizada no Brasil. Foi obtido 120 respostas completas. O estudo permite concluir que o fator de motivação para a frequência do curso mais indicado pelos estudantes foi o gosto pelo exercício da profissão e mesmo o ensino remoto não afetou substancialmente tal interesse. Os resultados mostram que 72 dos estudantes sentem-se motivados com a frequência do curso, isto indica que mesmo o cenário de ensino remoto não impactou na motivação dos estudantes. Palavras-chave: Ensino à distância, ensino superior, contabilidade, motivação, profissão.
id RCAP_7b4184c3c465735a790c259492453179
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidadeMESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADECONTABILIDADEENSINO À DISTÂNCIAENSINO SUPERIORMOTIVAÇÃOPROFISSÕESACCOUNTINGDISTANCE LEARNINGHIGHER EDUCATIONMOTIVATIONPROFESSIONSEste estudo tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino online e na profissão da área da contabilidade. Nesta pesquisa tem-se como objetivos: analisar o impacto da pandemia do COVID-19 sobre o interesse pelo exercício da profissão na área de contabilidade, caracterizar os estudantes de contabilidade e avaliar o impacto sofrido na aprendizagem mediante o ensino remoto. O estudo foi realizado por meio de uma investigação positivista, o método foi de recolha de dados através de inquérito e o link para o questionário foi enviado por e-mail para o público em questão, isto é, os estudantes de contabilidade da Universidade Lusófona localizada em Portugal, bem como a Universidade Paulistana, localizada no Brasil. Foi obtido 120 respostas completas. O estudo permite concluir que o fator de motivação para a frequência do curso mais indicado pelos estudantes foi o gosto pelo exercício da profissão e mesmo o ensino remoto não afetou substancialmente tal interesse. Os resultados mostram que 72 dos estudantes sentem-se motivados com a frequência do curso, isto indica que mesmo o cenário de ensino remoto não impactou na motivação dos estudantes. Palavras-chave: Ensino à distância, ensino superior, contabilidade, motivação, profissão.This study aims to contribute to knowledge about the impact of the COVID-19 pandemic on online education and the accounting profession. This research aims to: analyze the impact of the COVID-19 pandemic on the interest in exercising the profession in the accounting area, characterize accounting students and evaluate the impact suffered on learning through remote teaching. The study was carried out through a positivist investigation, the method was to collect data through a survey and the link to the questionnaire was sent by email to the public in question, that is, accounting students at the Universidade Lusófona located in Portugal, as well as the Universidade Paulistana, located in Brazil. 120 complete responses were obtained. The study allows us to conclude that the motivating factor for attending the course most indicated by the students was the taste for exercising the profession and even remote teaching did not substantially affect this interest. The results show that 72 of the students feel motivated by attending the course, which indicates that even the remote teaching scenario did not impact the students' motivation. Keywords: Distance learning, higher education, accounting, motivation, profession2023-11-21T17:32:05Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14301TID:203388860porGouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:36.773407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
title O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
spellingShingle O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de
MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
ENSINO À DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MOTIVAÇÃO
PROFISSÕES
ACCOUNTING
DISTANCE LEARNING
HIGHER EDUCATION
MOTIVATION
PROFESSIONS
title_short O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
title_full O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
title_fullStr O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
title_full_unstemmed O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
title_sort O impacto da pandemia do covid-19 no ensino on-line e na profissão na área da contabilidade
author Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de
author_facet Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gouveia, Gislaine Jaqueline Pacanaro de
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
ENSINO À DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MOTIVAÇÃO
PROFISSÕES
ACCOUNTING
DISTANCE LEARNING
HIGHER EDUCATION
MOTIVATION
PROFESSIONS
topic MESTRADO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE
CONTABILIDADE
ENSINO À DISTÂNCIA
ENSINO SUPERIOR
MOTIVAÇÃO
PROFISSÕES
ACCOUNTING
DISTANCE LEARNING
HIGHER EDUCATION
MOTIVATION
PROFESSIONS
description Este estudo tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento sobre o impacto da pandemia de COVID-19 no ensino online e na profissão da área da contabilidade. Nesta pesquisa tem-se como objetivos: analisar o impacto da pandemia do COVID-19 sobre o interesse pelo exercício da profissão na área de contabilidade, caracterizar os estudantes de contabilidade e avaliar o impacto sofrido na aprendizagem mediante o ensino remoto. O estudo foi realizado por meio de uma investigação positivista, o método foi de recolha de dados através de inquérito e o link para o questionário foi enviado por e-mail para o público em questão, isto é, os estudantes de contabilidade da Universidade Lusófona localizada em Portugal, bem como a Universidade Paulistana, localizada no Brasil. Foi obtido 120 respostas completas. O estudo permite concluir que o fator de motivação para a frequência do curso mais indicado pelos estudantes foi o gosto pelo exercício da profissão e mesmo o ensino remoto não afetou substancialmente tal interesse. Os resultados mostram que 72 dos estudantes sentem-se motivados com a frequência do curso, isto indica que mesmo o cenário de ensino remoto não impactou na motivação dos estudantes. Palavras-chave: Ensino à distância, ensino superior, contabilidade, motivação, profissão.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21T17:32:05Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/14301
TID:203388860
url http://hdl.handle.net/10437/14301
identifier_str_mv TID:203388860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135494395658240