Preservação digital no contexto dos repositórios portugueses - estudo comparativo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/8664 |
Resumo: | Uma das preocupações das Instituições de Ensino Superior (IES) é a preservação de documentos, incluindo os documentos produzidos no âmbito das atividades de ensino e investigação. No contexto das IES foram criados muitos repositórios (RI) que são sistemas de informação que permitem recuperar, armazenar e disponibilizar documentos de natureza científica, em suporte digital, num modelo de acesso aberto. Este trabalho procura contribuir para a compreensão da importância da função preservação no contexto dos RI portugueses. O estudo incidiu sobre os repositórios das IES presentes no portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Foram analisados 36 repositórios, relativamente ao subsistema a que pertencem as respetivas IES, políticas de depósito de documentos publicadas, presença nas políticas ou nas homepages dos RI, limites temporais da produção científica depositada, tipologias documentais acolhidas. Foram ainda identificados alguns problemas. Para os dados obtidos foram efetuadas as contagens e, em alguns casos, calculadas as percentagens. A maioria das IES portuguesas analisadas possui políticas de depósito de documentos (PDD) publicadas e acessíveis nas páginas web. |
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Preservação digital no contexto dos repositórios portugueses - estudo comparativoDigital preservation in the context of Portuguese repositories - a comparative studyRepositórioPublicação científicaPreservação de documentosInstitutional repositoryScientific publicationPreservationUma das preocupações das Instituições de Ensino Superior (IES) é a preservação de documentos, incluindo os documentos produzidos no âmbito das atividades de ensino e investigação. No contexto das IES foram criados muitos repositórios (RI) que são sistemas de informação que permitem recuperar, armazenar e disponibilizar documentos de natureza científica, em suporte digital, num modelo de acesso aberto. Este trabalho procura contribuir para a compreensão da importância da função preservação no contexto dos RI portugueses. O estudo incidiu sobre os repositórios das IES presentes no portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Foram analisados 36 repositórios, relativamente ao subsistema a que pertencem as respetivas IES, políticas de depósito de documentos publicadas, presença nas políticas ou nas homepages dos RI, limites temporais da produção científica depositada, tipologias documentais acolhidas. Foram ainda identificados alguns problemas. Para os dados obtidos foram efetuadas as contagens e, em alguns casos, calculadas as percentagens. A maioria das IES portuguesas analisadas possui políticas de depósito de documentos (PDD) publicadas e acessíveis nas páginas web.Abstract: One of the big concerns of Higher Education Institutions (HEIs) is the preservation of documents, including documents produced within the scope of teaching and research activities. In the context of HEIs, many repositories (RI) were created. Repositories are information systems that allow the retrieval, storage and availability of documents of a scientific nature, in digital format, in an open access model. This work seeks to contribute to the understanding of the importance of the preservation function in the context of Portuguese IRs. The study focused on the HEI repositories present on the portal of the Open Access Scientific Repository of Portugal (RCAAP). A total of 36 repositories were analyzed, regarding the subsystem to which the respective HEIs belong, deposit policies for published documents, presence in IR policies or homepages, time limits of deposited scientific production, accepted document typologies. Some problems were also identified. Counts were performed for the data and in some cases percentages were calculated. Most of the HEIs analyzed have mandatory policies published and accessible on their web pages.Os autores agradecem o apoio financeiro concedido pelo CERNAS-IPCB [projeto UIDB/00681/2020] financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) à republicação deste artigo.BJDRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoRodrigues, M.E.P.Rodrigues, A.M.2023-10-10T11:18:42Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8664porRODRIGUES, M.E.P. ; RODRIGUES, A.M. (2023) - Preservação digital no contexto dos repositórios portugueses - estudo comparativo. Brazilian Journal of Development. Vol. 9, p. 26509-26521. DOI: 10.34117/bjdv9n9-06310.34117/bjdv9n9-063info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-11T01:45:50Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8664Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:36.087978Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Uma das preocupações das Instituições de Ensino Superior (IES) é a preservação de documentos, incluindo os documentos produzidos no âmbito das atividades de ensino e investigação. No contexto das IES foram criados muitos repositórios (RI) que são sistemas de informação que permitem recuperar, armazenar e disponibilizar documentos de natureza científica, em suporte digital, num modelo de acesso aberto. Este trabalho procura contribuir para a compreensão da importância da função preservação no contexto dos RI portugueses. O estudo incidiu sobre os repositórios das IES presentes no portal do Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Foram analisados 36 repositórios, relativamente ao subsistema a que pertencem as respetivas IES, políticas de depósito de documentos publicadas, presença nas políticas ou nas homepages dos RI, limites temporais da produção científica depositada, tipologias documentais acolhidas. Foram ainda identificados alguns problemas. Para os dados obtidos foram efetuadas as contagens e, em alguns casos, calculadas as percentagens. A maioria das IES portuguesas analisadas possui políticas de depósito de documentos (PDD) publicadas e acessíveis nas páginas web. |
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