Reflectir (n)o Café Rialto
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3538 |
Resumo: | Este artigo propõe uma perspectiva analítica do Café Rialto, obra do Arquitecto Artur Andrade, cuja carreira foi pautada por alguma castração por parte do regime político conhecido por Estado Novo. A relação da Arquitectura com as demais Belas Artes sofreu no início do Século XX e nomeadamente com o Movimento Moderno uma mudança de paradigma. Em Portugal, em pleno regime do Estado Novo, os Arquitectos recorreram aos mais diversos meios para poderem subtilmente expor a sua posição em relação aos seus ideais. Um dos meios mais utilizados foi o recurso à pintura e à escultura nas suas obras. Sendo esta a sua primeira obra, propõe-se una análise sob a sua perspectiva mais evidente, a relação das Belas Artes com a Arquitectura. This article proposes an analytical perspective of the Café Rialto, a work by the architect Artur Andrade, whose career was punctuated by some castration by the political system known as Estado Novo. The relationship of architecture with the other fine arts has had in the early twentieth century and particularly with the Modern Movement a paradigm shift. In Portugal, during the Estado Novo regime, the architects had to recur to various means in order to subtly present its position in relation to their ideals. One of the most used was the use of painting and sculpture in his works. This being his first work, it is proposed an analysis under its most obvious angle, the relationship between Fine Arts and Architecture. |
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