Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nejmeddine, Mafalda S.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32204
Resumo: No contexto do repertório português para tecla da segunda metade de setecentos, destacam-se as coleções Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo de Francisco Xavier Baptista e Sei sonate per cembalo de Alberto José Gomes da Silva como sendo as únicas obras para tecla impressas em Portugal ao longo de todo o século XVIII. Nessa época, uma outra obra portuguesa para tecla, composta pelo violinista Pedro António Avondano (1714?-82), foi impressa no estrangeiro. A existência de outras obras para tecla da autoria deste compositor, entre as quais se encontram várias sonatas, suscita o interesse pelo reconhecimento das suas características composicionais. Partindo de um levantamento das fontes e de uma análise realizada com base na Teoria da Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, este estudo descreve as características formais e estilísticas das obras para tecla de Pedro António Avondano e as particularidades da sua escrita. A análise revela a coexistência de uma grande diversidade formal e a assimilação de elementos identificativos do estilo galante e do empfindsamer Stil, a par de uma capacidade criativa no que respeita à modificação do percurso habitualmente delineado pelas formas de sonata. A comparação com as características das sonatas para tecla de outros compositores portugueses da época realça a importância de algumas particularidades identificadas na escrita para tecla de Pedro António Avondano. / In the context of the Portuguese keyboard repertoire of the second half of the eighteenth century, the collections Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo by Francisco Xavier Baptista and Sei sonate per cembalo by Alberto José Gomes da Silva stand out as the only keyboard works printed in Portugal during the course of the entire eighteenth century. At that time, another Portuguese keyboard work, composed by the violinist Pedro António Avondano (1714?-82), was printed abroad. The existence of other keyboard works by this composer, among which are several sonatas, arouses interest through the recognition of their compositional characteristics. From a survey of the sources and an analysis based on the Sonata Theory by James Hepokoski and Warren Darcy, this study describes the formal and stylistic characteristics of Pedro António Avondano’s keyboard works and the particularities of his writing. The analysis reveals the coexistence of a great formal diversity and the assimilation of identifying elements of the galant style and the empfindsamer Stil, together with a creative capacity concerning the modification of the course usually delineated by sonata forms. Comparison with the characteristics of the keyboard sonatas of other Portuguese composers of the period highlights the importance of some particularities identified in Avondano’s keyboard writing.
id RCAP_7b4ce293a31e282f3e18600e30ae6fd3
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32204
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escritaMúsica portuguesaPedro António AvondanoSonataMúsica para teclaAnálise musicalPortuguese musicKeyboard musicMusical analysisNo contexto do repertório português para tecla da segunda metade de setecentos, destacam-se as coleções Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo de Francisco Xavier Baptista e Sei sonate per cembalo de Alberto José Gomes da Silva como sendo as únicas obras para tecla impressas em Portugal ao longo de todo o século XVIII. Nessa época, uma outra obra portuguesa para tecla, composta pelo violinista Pedro António Avondano (1714?-82), foi impressa no estrangeiro. A existência de outras obras para tecla da autoria deste compositor, entre as quais se encontram várias sonatas, suscita o interesse pelo reconhecimento das suas características composicionais. Partindo de um levantamento das fontes e de uma análise realizada com base na Teoria da Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, este estudo descreve as características formais e estilísticas das obras para tecla de Pedro António Avondano e as particularidades da sua escrita. A análise revela a coexistência de uma grande diversidade formal e a assimilação de elementos identificativos do estilo galante e do empfindsamer Stil, a par de uma capacidade criativa no que respeita à modificação do percurso habitualmente delineado pelas formas de sonata. A comparação com as características das sonatas para tecla de outros compositores portugueses da época realça a importância de algumas particularidades identificadas na escrita para tecla de Pedro António Avondano. / In the context of the Portuguese keyboard repertoire of the second half of the eighteenth century, the collections Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo by Francisco Xavier Baptista and Sei sonate per cembalo by Alberto José Gomes da Silva stand out as the only keyboard works printed in Portugal during the course of the entire eighteenth century. At that time, another Portuguese keyboard work, composed by the violinist Pedro António Avondano (1714?-82), was printed abroad. The existence of other keyboard works by this composer, among which are several sonatas, arouses interest through the recognition of their compositional characteristics. From a survey of the sources and an analysis based on the Sonata Theory by James Hepokoski and Warren Darcy, this study describes the formal and stylistic characteristics of Pedro António Avondano’s keyboard works and the particularities of his writing. The analysis reveals the coexistence of a great formal diversity and the assimilation of identifying elements of the galant style and the empfindsamer Stil, together with a creative capacity concerning the modification of the course usually delineated by sonata forms. Comparison with the characteristics of the keyboard sonatas of other Portuguese composers of the period highlights the importance of some particularities identified in Avondano’s keyboard writing.Revista Portuguesa de Musicologia2022-06-14T11:21:09Z2022-06-142021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32204http://hdl.handle.net/10174/32204porNejmeddine, M. S. (2021). Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita. Revista Portuguesa de Musicologia, 8/1, 119-142.119-1422183-84108/1Revista Portuguesa de Musicologiamsasfn@uevora.pt203Nejmeddine, Mafalda S.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32204Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.965420Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
title Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
spellingShingle Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
Nejmeddine, Mafalda S.
Música portuguesa
Pedro António Avondano
Sonata
Música para tecla
Análise musical
Portuguese music
Keyboard music
Musical analysis
title_short Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
title_full Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
title_fullStr Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
title_full_unstemmed Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
title_sort Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita
author Nejmeddine, Mafalda S.
author_facet Nejmeddine, Mafalda S.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nejmeddine, Mafalda S.
dc.subject.por.fl_str_mv Música portuguesa
Pedro António Avondano
Sonata
Música para tecla
Análise musical
Portuguese music
Keyboard music
Musical analysis
topic Música portuguesa
Pedro António Avondano
Sonata
Música para tecla
Análise musical
Portuguese music
Keyboard music
Musical analysis
description No contexto do repertório português para tecla da segunda metade de setecentos, destacam-se as coleções Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo de Francisco Xavier Baptista e Sei sonate per cembalo de Alberto José Gomes da Silva como sendo as únicas obras para tecla impressas em Portugal ao longo de todo o século XVIII. Nessa época, uma outra obra portuguesa para tecla, composta pelo violinista Pedro António Avondano (1714?-82), foi impressa no estrangeiro. A existência de outras obras para tecla da autoria deste compositor, entre as quais se encontram várias sonatas, suscita o interesse pelo reconhecimento das suas características composicionais. Partindo de um levantamento das fontes e de uma análise realizada com base na Teoria da Sonata de James Hepokoski e Warren Darcy, este estudo descreve as características formais e estilísticas das obras para tecla de Pedro António Avondano e as particularidades da sua escrita. A análise revela a coexistência de uma grande diversidade formal e a assimilação de elementos identificativos do estilo galante e do empfindsamer Stil, a par de uma capacidade criativa no que respeita à modificação do percurso habitualmente delineado pelas formas de sonata. A comparação com as características das sonatas para tecla de outros compositores portugueses da época realça a importância de algumas particularidades identificadas na escrita para tecla de Pedro António Avondano. / In the context of the Portuguese keyboard repertoire of the second half of the eighteenth century, the collections Dodeci sonate, variazioni, minuetti per cembalo by Francisco Xavier Baptista and Sei sonate per cembalo by Alberto José Gomes da Silva stand out as the only keyboard works printed in Portugal during the course of the entire eighteenth century. At that time, another Portuguese keyboard work, composed by the violinist Pedro António Avondano (1714?-82), was printed abroad. The existence of other keyboard works by this composer, among which are several sonatas, arouses interest through the recognition of their compositional characteristics. From a survey of the sources and an analysis based on the Sonata Theory by James Hepokoski and Warren Darcy, this study describes the formal and stylistic characteristics of Pedro António Avondano’s keyboard works and the particularities of his writing. The analysis reveals the coexistence of a great formal diversity and the assimilation of identifying elements of the galant style and the empfindsamer Stil, together with a creative capacity concerning the modification of the course usually delineated by sonata forms. Comparison with the characteristics of the keyboard sonatas of other Portuguese composers of the period highlights the importance of some particularities identified in Avondano’s keyboard writing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2022-06-14T11:21:09Z
2022-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32204
http://hdl.handle.net/10174/32204
url http://hdl.handle.net/10174/32204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nejmeddine, M. S. (2021). Obras para tecla de Pedro António Avondano: características formais e estilísticas, particularidades da escrita. Revista Portuguesa de Musicologia, 8/1, 119-142.
119-142
2183-8410
8/1
Revista Portuguesa de Musicologia
msasfn@uevora.pt
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Musicologia
publisher.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Musicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694085091328