Intervenções de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da parceria de cuidados nos diferentes contextos da prática clínica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Catarina Saldanha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/48145
Resumo: Curso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny
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spelling Intervenções de um enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica: contributos para a promoção da parceria de cuidados nos diferentes contextos da prática clínicaEnfermeiro Especialista em Saúde Infantil e PediátricaParceria de CuidadosCuidados Centrados na FamíliaNegociaçãoEnfermagemCiências da SaúdeCurso de Mestrado ministrado em parceria com Escola Superior de Enfermagem S. José de ClunyIntrodução: No culminar do percurso formativo do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica emerge a pertinência de realizar uma reflexão sobre as competências desenvolvidas no decorrer deste percurso, com a finalidade de analisar criticamente e perceber se os objetivos previamente delineados foram alcançados com sucesso. A Parceria de Cuidados surge como uma importante competência do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, despertando interesse no percurso prático pelo seu impacto positivo na prestação de cuidados, pela inserção da família nos cuidados e pela diferenciação que atribui a esta especialidade. Objetivos: Realizar uma descrição crítica e reflexiva das experiências vividas e as intervenções realizadas com base na evidencia científica; Elaborar uma Revisão Integrativa da Literatura a fim de aumentar os conhecimentos na temática da Parceria de Cuidados; Desenvolver uma proposta de intervenção que possibilite a resolução das necessidades levantadas. Metodologia: Numa primeira fase, utilizou-se uma metodologia critico-reflexiva, seguindo-se de uma Revisão Integrativa da Literatura. Resultados: O desenvolvimento e aquisição de competências do EESIP decorreu de forma positiva e enriquecedora, demonstrando-o através de evidencia científica para a reflexão e justificação sustentada da prática. Relativamente à Revisão Integrativa da Literatura foi possível identificar particularidades na implementação da Parceria de Cuidados com potenciais melhorias como a negociação, a comunicação, o estabelecimento de papeis, a capacitação dos pais e as barreiras à parceria. Conclusões: O desenvolvimento das competências do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica demonstra-se fundamental para uma prestação de cuidados de qualidade e de acordo com as necessidades específicas de cada criança e família, sendo que os Cuidados Centrados na Família e a Parceria de Cuidados devem nortear toda a prática. É notória a necessidade de investimento em conhecimentos sobre esta temática, bem como a definição precisa e protocolada da sua implementação. Desta forma, foi apresentada uma proposta de intervenção com vista a colmatar as lacunas neste contexto.Introduction: At the end of the master’s degree in Child and Pediatric Nursing it’s essential to perform a reflection regarding the competencies acquired throughout this course to critically analyze if the objectives initally outlined were successfully achieved. The Care Partnership is an important skill of the Specialist Nurse in Child and Pediatric Health, by increasing the interest in the practical path in the provision of care in a positive way, by including the family in the care provided and diferentiation that it gives to this speciality. Objectives: To perform a critical and reflective description of the experiencies lived throughout the course and the interventions performed with cientific based evidence; To elaborate an Integrative Revision of the Literature to expand the knowledge about the theme of the Care Partnership; To develop an intervention proposal to allow the resolution of the needs identified. Methodology: Initially, a critical-reflexive methodology was used followed by an Integrative Review of the Literature. Results: The development and the acquisition of competencies by the SNCPH occured in a positived and fulfilling way, demonstrating it through cientific evidence to reflect and sustain the justification of the practice. Regarding the Integrative Revision of the Literature, it was possible to identify particularities in the implementation of the Care Partnership with potential improvements such as negotiation, communication, role identification, parents’ training and barriers to the partnership. Conclusion: The development of competencies by the SNCPH is an essential element to the provision of quality care and according to each child’s and family’s specific needs being the Care Centered in the Family and the Care Partnership guides for this practice. The need of investiment in knowledge regarding this subject is clear, as well as the precise and protocolized definition of its implementation. This has led to a presentation of a proposal of intervention to allow the supression of the gaps that were observed in this contexMarques, Goreti Filipa SantosSilva, SofiaRepositório ComumSampaio, Catarina Saldanha2023-04-272022-12-192024-12-19T00:00:00Z2023-04-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48145TID:203292162porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-29T16:31:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:44.864423Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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