Integração de realidade virtual no desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valbom, Leonel Varandas
Data de Publicação: 2007
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/8164
Resumo: Tese de Doutoramento em Sistemas de Informação
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spelling Integração de realidade virtual no desenvolvimento de um modelo de instrumento musical imersivo681.8:681.3681.3:681.8Tese de Doutoramento em Sistemas de InformaçãoOs instrumentos virtuais imersivos, pelo enorme potencial de recursos que oferecem, constituem actualmente um campo aberto à investigação e à pesquisa de novas abordagens, quer a nível de visualização, quer a nível de tecnologias sonoras e de interpretação gestual. Neste trabalho propomos um modelo de instrumento musical imersivo que pretende expandir o conceito de instrumento musical usando a imersão física, visual e auditiva tornando-o apropriado para responder a necessidades técnico/musicais tão diversas que vão de um interesse profissional, musical e pedagógico – educativo, ao lazer ou entretenimento. O modelo de instrumento musical imersivo resulta da combinação de um conjunto de tecnologias e conceitos que potenciam a expressão sonora/musical, aproxima os conceitos de música e som integrando-os conjuntamente e apresenta-se como uma ferramenta de composição e interpretação sonoro/musical tridimensional, oferecendo simultaneamente um grande potencial sonoro/musical com uma grande facilidade de utilização. A implementação do modelo criado é conseguida tecnologicamente através da integração da imersividade, visualização tridimensional de objectos e utilização de sistemas de captura de gestos de diferentes tipos e através da integração do conceito de objectos sonoro/musicais polivalentes, objectos estes configuráveis e espacializáveis, como extensão dos elementos musicais tradicionais (altura, duração, timbre e intensidade). No processo de avaliação de resultados deste trabalho sentimos a necessidade de utilização de duas ferramentas de análise. Uma para verificar a aceitação de utilização do modelo de instrumento musical imersivo e outro para testar o modelo concebido sobre a perspectiva da usabilidade, de forma a se poder auferir acerca dos conceitos e técnicas que nos permitem sustentar a tese proposta. A usabilidade do modelo foi testada tendo em conta o modelo implementado na forma de um sistema com dois componentes principais: a componente gráfica onde objectos compostos por múltiplas superfícies se podem deslocar livremente num espaço tridimensional e a componente de som tridimensional (3D) que dá a percepção de espacialização e movimento sonoro como sendo proveniente dos objectos visualizados no ambiente virtual.The immersive musical instruments have an enormous potential of resources which constitute an open field to the inquiry and research of new boardings, want whether visualization level, or in the sound technologies and gestural interpretation. In this work we propose a model of immersive musical instrument that intends to expand the concept of musical instrument using physical, visual and auditory immersion, making of this instrument an appropriate answer for several musical and technical needs in professional, musical, learning and entertainment contexts. The model of immersive musical instrument resulting of the combination of a set of technologies and concepts that enhance the musical/sound expression jointly approaches the concepts of music and sound integrating them and becoming a tool for composition and performance using three-dimensional sound with a great potential and with easy operation. The implementation of the model is based on the integration of immersion, visualization of three-dimensional objects, the use of different types of systems of capture of gestures’systems and through the integration of the concept of multipurpose musical/ sound objects, that can be moved in three-dimensional space and can be customized with different kinds of actions and events, as extension of the traditional musical elements (pitch, duration, timbre and intensity). During the process of evaluation of the results of this work, we used two tools of analysis. One to verify the user acceptance of the model of immersive musical instrument and the other to test the usability of the model in order to verify if the concepts and the techniques support this thesis proposal. The evaluation of the model was made with a prototype, a system with two main components: the graphical components where objects with multiple surfaces can be moved in a three-dimensional space and the component of three-dimensional sound (3D) which gives the perception of spacialization and sound movement from the objects visualized in the virtual environment.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)Marcos, Adérito FernandesEncarnação, José LuísUniversidade do MinhoValbom, Leonel Varandas2007-01-262007-01-26T00:00:00Zdoctoral thesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/8164porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:30:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/8164Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:30:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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