Formação em turismo: Papel dos CET no desenvolvimento da Animação Turística.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/5195 |
Resumo: | O presente trabalho insere-se numa linha de investigação que pretende interpretar a importância da formação tecnológica no ensino do Turismo em Portugal, neste caso aplicada à área da animação turística. Assim, pretende-se conhecer a natureza da formação em Turismo, sobretudo a nível do ensino superior, bem como o desenvolvimento do sector da animação turística em Portugal. Os objetivos desta investigação centram-se na compreensão do estado da arte da formação tecnológica em Turismo, quer em termos de produção científica quer na legislativa. Pretende-se também conhecer a oferta e o mercado de formação na área da animação turística, com vista a perspetivar o seu desenvolvimento sustentado a nível nacional e regional. No seguimento deste enquadramento teórico faz-se uma análise aprofundada e comparativa dos CET em Gestão de Animação Turística da ESTM e da ESTH, bem como se alarga ao conhecimento desta oferta formativa a nível nacional. A metodologia apoia-se, assim, na revisão da literatura para contextualizar os paradigmas atuais da formação tecnológica, nomeadamente aplicada à área do Turismo. A recolha de dados secundários permite conhecer a evolução da oferta formativa a nível nacional na perspetiva dos responsáveis dos cursos e de áreas protegidas do território nacional. A importância da economia das experiências na indústria turística exige hoje novas abordagens à animação turística, bem como as estratégias mais adequadas com vista ao desenvolvimento turístico competitivo e sustentável. A necessidade de profissionais qualificados nesta área é notória e não pode ser dissociada da aquisição de conhecimentos tecnológicos específicos, o que justifica analisar os cursos de CET no ensino superior. |
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O presente trabalho insere-se numa linha de investigação que pretende interpretar a importância da formação tecnológica no ensino do Turismo em Portugal, neste caso aplicada à área da animação turística. Assim, pretende-se conhecer a natureza da formação em Turismo, sobretudo a nível do ensino superior, bem como o desenvolvimento do sector da animação turística em Portugal. Os objetivos desta investigação centram-se na compreensão do estado da arte da formação tecnológica em Turismo, quer em termos de produção científica quer na legislativa. Pretende-se também conhecer a oferta e o mercado de formação na área da animação turística, com vista a perspetivar o seu desenvolvimento sustentado a nível nacional e regional. No seguimento deste enquadramento teórico faz-se uma análise aprofundada e comparativa dos CET em Gestão de Animação Turística da ESTM e da ESTH, bem como se alarga ao conhecimento desta oferta formativa a nível nacional. A metodologia apoia-se, assim, na revisão da literatura para contextualizar os paradigmas atuais da formação tecnológica, nomeadamente aplicada à área do Turismo. A recolha de dados secundários permite conhecer a evolução da oferta formativa a nível nacional na perspetiva dos responsáveis dos cursos e de áreas protegidas do território nacional. A importância da economia das experiências na indústria turística exige hoje novas abordagens à animação turística, bem como as estratégias mais adequadas com vista ao desenvolvimento turístico competitivo e sustentável. A necessidade de profissionais qualificados nesta área é notória e não pode ser dissociada da aquisição de conhecimentos tecnológicos específicos, o que justifica analisar os cursos de CET no ensino superior. |
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