Tecnologia digital em ambiente familiar: o caso de crianças dos 0 aos 6 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11927 |
Resumo: | Pretendeu-se com esta pesquisa conhecer as práticas com tecnologias de crianças até 6 anos de idade em ambiente familiar. Optei por uma metodologia qualitativa, nomeadamente a Grounded Theory, pois era minha intenção não basear-me em teorias existentes, mas sim criar novas ideias e novas teoria a partir da realidade observada. Para isso, realizei entrevistas semi-estruturadas e observações a 15 famílias portuguesas nas suas habitações. Recorri a uma amostragem teórica, ou seja, procurei realidades onde o fenómeno em estudo existia, por isso as famílias teriam de ter, pelo menos, um filho com menos de 6 anos de idade e preferencialmente um irmão mais velho. Durante a recolha de dados verifiquei que as crianças estão rodeadas de tecnologias e usam-nas, de um modo geral, quando desejam, incluindo as crianças com meio ano de idade. Elas preferem os dispositivos móveis, como o tablet e o smartphone, mas também usam o computador, a televisão e consolas de jogos. O género é decisivo nas atividades escolhidas nos dispositivos, usados geralmente sozinhos e de forma independente, levando as crianças a dominar alguns dos dispositivos melhor do que os pais e os irmão mais velhos pensam. |
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