As ânforas romanas do Teatro de Olisipo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Victor
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/44482
Resumo: Apresenta-se uma versão sintetizada do estudo das ânforas romanas exumadas nas intervenções arqueológicas realizadas no teatro romano de Lisboa nas campanhas realizadas no Museu de Lisboa – Teatro Romano, tendo por base o estudo exaustivo realizado em 2008 no âmbito de dissertação de Mestrado. Trata-se de um conjunto relativamente amplo e tipologicamente diversificado recolhido em contextos arqueológicos relacionados com a edificação e remodelação do teatro. Estes contentores testemunham, em Olisipo, a importação de produtos alimentares de vários locais do império desde meados do século II a.C. até ao terceiro quartel do século I d.C., constituindo-se como importantes indicadores para o estudo da dinâmica comercial de Olisipo. Abordar-se-á a questão da importância dos estudos anfóricos na perceção da economia antiga, expondo-se as leituras possíveis acerca dos hábitos de consumo e ritmos de importação nesta cidade em época alto-imperial.
id RCAP_7b8241617c41ef1ff4605fa9a538f96a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/44482
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As ânforas romanas do Teatro de OlisipoApresenta-se uma versão sintetizada do estudo das ânforas romanas exumadas nas intervenções arqueológicas realizadas no teatro romano de Lisboa nas campanhas realizadas no Museu de Lisboa – Teatro Romano, tendo por base o estudo exaustivo realizado em 2008 no âmbito de dissertação de Mestrado. Trata-se de um conjunto relativamente amplo e tipologicamente diversificado recolhido em contextos arqueológicos relacionados com a edificação e remodelação do teatro. Estes contentores testemunham, em Olisipo, a importação de produtos alimentares de vários locais do império desde meados do século II a.C. até ao terceiro quartel do século I d.C., constituindo-se como importantes indicadores para o estudo da dinâmica comercial de Olisipo. Abordar-se-á a questão da importância dos estudos anfóricos na perceção da economia antiga, expondo-se as leituras possíveis acerca dos hábitos de consumo e ritmos de importação nesta cidade em época alto-imperial.Museu de Lisboa - Teatro RomanoRepositório da Universidade de LisboaFilipe, Victor2020-09-30T14:09:37Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/44482porFilipe, V. (2020). As ânforas romanas do Teatro de Olisipo. SCAENA. Revista do Museu de Lisboa - Teatro Romano, I 136-154.2184-6979info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:45:33Zoai:repositorio.ul.pt:10451/44482Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:57:03.201283Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
title As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
spellingShingle As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
Filipe, Victor
title_short As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
title_full As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
title_fullStr As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
title_full_unstemmed As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
title_sort As ânforas romanas do Teatro de Olisipo
author Filipe, Victor
author_facet Filipe, Victor
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Victor
description Apresenta-se uma versão sintetizada do estudo das ânforas romanas exumadas nas intervenções arqueológicas realizadas no teatro romano de Lisboa nas campanhas realizadas no Museu de Lisboa – Teatro Romano, tendo por base o estudo exaustivo realizado em 2008 no âmbito de dissertação de Mestrado. Trata-se de um conjunto relativamente amplo e tipologicamente diversificado recolhido em contextos arqueológicos relacionados com a edificação e remodelação do teatro. Estes contentores testemunham, em Olisipo, a importação de produtos alimentares de vários locais do império desde meados do século II a.C. até ao terceiro quartel do século I d.C., constituindo-se como importantes indicadores para o estudo da dinâmica comercial de Olisipo. Abordar-se-á a questão da importância dos estudos anfóricos na perceção da economia antiga, expondo-se as leituras possíveis acerca dos hábitos de consumo e ritmos de importação nesta cidade em época alto-imperial.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-30T14:09:37Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/44482
url http://hdl.handle.net/10451/44482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Filipe, V. (2020). As ânforas romanas do Teatro de Olisipo. SCAENA. Revista do Museu de Lisboa - Teatro Romano, I 136-154.
2184-6979
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Museu de Lisboa - Teatro Romano
publisher.none.fl_str_mv Museu de Lisboa - Teatro Romano
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134513474830336