QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Gorete
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carneiro, Constância, Sotto Mayor, Margarida, Pestana, Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13597
Resumo: RESUMO As quedas na população psicogeriátrica são um importante problema de saúde particularmente em situações de internamento ou institucionalização de longo prazo. São reconhecidas as repercussões na funcionalidade e na qualidade de vida e os elevados custos socio económicos. De etiologia multifatorial, pela sua gravidade e custos requer intervenção preventiva. OBJETIVOS: Determinar a prevalência de quedas das pessoas idosas com perturbação mental residentes numa unidade saúde de longa duração (USLD) e os fatores associados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional transversal a 80 idosos com perturbação mental, residentes numa ULSD do Centro de França. Estudou-se a prevalência de queda e fatores associados. Os dados foram colhidos da ficha de dados sociodemográficos; escala de funcionalidade Aggir e o evento de queda. O tratamento estatístico dos dados foi descritivo e correlacional com modelos de análise categórica. Foram respeitados os princípios éticos. RESULTADOS: Os resultados sugerem uma prevalência de 25% de quedas numa população envelhecida. A perturbação mental e a dependência são fatores em realce. CONCLUSÃO: Uma complexa interação entre múltiplos fatores pessoais, ambientais e sociais na etiologia de queda sugere a importância da prevenção e de programas de monitorização do risco a ela associados.
id RCAP_7b8571285e81a153d43f5333719c3d22
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13597
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTESIdosoPessoas mentalmente doentes;InstitucionalizaçãoAcidentes por quedasRESUMO As quedas na população psicogeriátrica são um importante problema de saúde particularmente em situações de internamento ou institucionalização de longo prazo. São reconhecidas as repercussões na funcionalidade e na qualidade de vida e os elevados custos socio económicos. De etiologia multifatorial, pela sua gravidade e custos requer intervenção preventiva. OBJETIVOS: Determinar a prevalência de quedas das pessoas idosas com perturbação mental residentes numa unidade saúde de longa duração (USLD) e os fatores associados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional transversal a 80 idosos com perturbação mental, residentes numa ULSD do Centro de França. Estudou-se a prevalência de queda e fatores associados. Os dados foram colhidos da ficha de dados sociodemográficos; escala de funcionalidade Aggir e o evento de queda. O tratamento estatístico dos dados foi descritivo e correlacional com modelos de análise categórica. Foram respeitados os princípios éticos. RESULTADOS: Os resultados sugerem uma prevalência de 25% de quedas numa população envelhecida. A perturbação mental e a dependência são fatores em realce. CONCLUSÃO: Uma complexa interação entre múltiplos fatores pessoais, ambientais e sociais na etiologia de queda sugere a importância da prevenção e de programas de monitorização do risco a ela associados.Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental2015-03-25T15:21:19Z2015-03-252014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/13597http://hdl.handle.net/10174/13597porReis, G., Carneiro, C., Sotto Mayor, M., & Pestana, H. (2014). Quedas em idosos com perturbações mentais residentes em unidades de saúde de longa duração. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Ed. Esp. 1), 33-39.greis@uevora.ptconstancia_p@hotmail.commgsottomayor@hotmail.comgageiropestana@gmail.com745Reis, GoreteCarneiro, ConstânciaSotto Mayor, MargaridaPestana, Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:59:18Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13597Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:03.606584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
title QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
spellingShingle QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
Reis, Gorete
Idoso
Pessoas mentalmente doentes;
Institucionalização
Acidentes por quedas
title_short QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
title_full QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
title_fullStr QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
title_full_unstemmed QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
title_sort QUEDAS EM IDOSOS COM PERTURBAÇÕES MENTAIS RESIDENTES
author Reis, Gorete
author_facet Reis, Gorete
Carneiro, Constância
Sotto Mayor, Margarida
Pestana, Helena
author_role author
author2 Carneiro, Constância
Sotto Mayor, Margarida
Pestana, Helena
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Gorete
Carneiro, Constância
Sotto Mayor, Margarida
Pestana, Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Pessoas mentalmente doentes;
Institucionalização
Acidentes por quedas
topic Idoso
Pessoas mentalmente doentes;
Institucionalização
Acidentes por quedas
description RESUMO As quedas na população psicogeriátrica são um importante problema de saúde particularmente em situações de internamento ou institucionalização de longo prazo. São reconhecidas as repercussões na funcionalidade e na qualidade de vida e os elevados custos socio económicos. De etiologia multifatorial, pela sua gravidade e custos requer intervenção preventiva. OBJETIVOS: Determinar a prevalência de quedas das pessoas idosas com perturbação mental residentes numa unidade saúde de longa duração (USLD) e os fatores associados. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quantitativo, correlacional transversal a 80 idosos com perturbação mental, residentes numa ULSD do Centro de França. Estudou-se a prevalência de queda e fatores associados. Os dados foram colhidos da ficha de dados sociodemográficos; escala de funcionalidade Aggir e o evento de queda. O tratamento estatístico dos dados foi descritivo e correlacional com modelos de análise categórica. Foram respeitados os princípios éticos. RESULTADOS: Os resultados sugerem uma prevalência de 25% de quedas numa população envelhecida. A perturbação mental e a dependência são fatores em realce. CONCLUSÃO: Uma complexa interação entre múltiplos fatores pessoais, ambientais e sociais na etiologia de queda sugere a importância da prevenção e de programas de monitorização do risco a ela associados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01T00:00:00Z
2015-03-25T15:21:19Z
2015-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13597
http://hdl.handle.net/10174/13597
url http://hdl.handle.net/10174/13597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Reis, G., Carneiro, C., Sotto Mayor, M., & Pestana, H. (2014). Quedas em idosos com perturbações mentais residentes em unidades de saúde de longa duração. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental (Ed. Esp. 1), 33-39.
greis@uevora.pt
constancia_p@hotmail.com
mgsottomayor@hotmail.com
gageiropestana@gmail.com
745
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136554884530176