Configuração remota para sistemas de iluminação pública inteligente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18693 |
Resumo: | A presente dissertação, aborda a problemática da eficiência energética nos sistemas de iluminação pública, responsáveis por uma grande fatia do consumo energético global. Inserida no projeto LITES, esta dissertação visa continuar o trabalho efetuado nos últimos anos em um dos pilotos do projeto, neste caso na ponte pedonal do Crasto, situada no Campus da Universidade de Aveiro. Em relação ao sistema atual, pretende-se debelar algumas das limitações que apresenta na sua configuração, desde os reduzidos parâmetros passíveis de serem alterados, à necessidade de deslocação ao local e dificuldade para a sua realização. Desta forma, numa fase inicial, o objetivo será criar uma luminária de teste, compatível com todo o sistema implementado e que permita além da monitorização, a configuração remota de alguns parâmetros do sistema. Para isso, será efetuado um estudo de diversos sensores de interesse, bem como protocolos de comunicação possíveis de serem utilizados neste sistema. A criação e implementação de um sensor de movimento híbrido constituído por um sensor passivo e um ativo, em substituição do sensor de movimento comercial atualmente utilizado, será um dos pontos de relevo desta dissertação. No final, será feita uma apresentação do sistema desenvolvido e uma discussão sobre os resultados obtidos. Finalmente, será feita uma comparação entre o sistema implementado e este novo sistema. |
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Configuração remota para sistemas de iluminação pública inteligenteEngenharia electrónica e telecomunicaçõesIluminaçao públicaSensoresA presente dissertação, aborda a problemática da eficiência energética nos sistemas de iluminação pública, responsáveis por uma grande fatia do consumo energético global. Inserida no projeto LITES, esta dissertação visa continuar o trabalho efetuado nos últimos anos em um dos pilotos do projeto, neste caso na ponte pedonal do Crasto, situada no Campus da Universidade de Aveiro. Em relação ao sistema atual, pretende-se debelar algumas das limitações que apresenta na sua configuração, desde os reduzidos parâmetros passíveis de serem alterados, à necessidade de deslocação ao local e dificuldade para a sua realização. Desta forma, numa fase inicial, o objetivo será criar uma luminária de teste, compatível com todo o sistema implementado e que permita além da monitorização, a configuração remota de alguns parâmetros do sistema. Para isso, será efetuado um estudo de diversos sensores de interesse, bem como protocolos de comunicação possíveis de serem utilizados neste sistema. A criação e implementação de um sensor de movimento híbrido constituído por um sensor passivo e um ativo, em substituição do sensor de movimento comercial atualmente utilizado, será um dos pontos de relevo desta dissertação. No final, será feita uma apresentação do sistema desenvolvido e uma discussão sobre os resultados obtidos. Finalmente, será feita uma comparação entre o sistema implementado e este novo sistema.The present dissertation deals with the problematic question about the energy efficiency in the public lighting systems, responsible for a large share of the global energy consumption. Inserted in the LITES project, this thesis aims to continue the work accomplished in this recent years in one of the project’s pilot, the Crasto’s pedestrian bridge located on the University Campus in Aveiro. Compared to the current system, it is intended to tackle some of the limitations found on its configuration, as the reduced parameters possible to change to the need of travel to the location and the difficulty to complete the task. This way, in an initial stage, the main goal is to create a compatible prototype with all the implemented system and allowing in addition to monitoring, the remote configuration of some system parameters. To achieve this, it will be made a study of various sensors of interest as well as possible communication protocols to be used in this system. The creation and implementation of a hybrid motion sensor, composed by a passive and active motion sensor, replacing the commercial one currently used, it will be one of the major points of this dissertation. At the end, it will be made a presentation of the developed system and a discussion of the results. Lastly, it will also be made a comparison between the new and the implemented system and conclusions will be taken.Universidade de Aveiro2017-11-02T12:33:58Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18693TID:201932342porMarques, Fábio André de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:36:15Zoai:ria.ua.pt:10773/18693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:38.750993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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