As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/20955 |
Resumo: | Este relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias. |
id |
RCAP_7ba4d7c870ca913886bf30f22bcaf6be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20955 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoDigital StorytellingTradicionalVantagensInglês 1º ciclo do ensino básicoTraditionalAdvantagesPrimary english learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias.This dissertation is an experience report that aims to demonstrate whether the use of Digital Storytelling has advantages over the traditional way of telling stories regarding the primary english learning. In order to evaluate this hypothesis, a case study was carried out with 79 4th grade students. The participants were told a story without any digital resources and, in order to assess their understanding of it, they were asked to fill in a questionnaire with a total of 6 questions about the story. After 30 days, the same narrative was told again, but in a digital way, and the participants were also asked to fill in the same questionnaire. In this way, the results obtained indicate that digital storytelling is a more advantageous resource than the traditional way of storytelling.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sofia Maria Cruz de MeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Luis Miguel Leal2022-10-25T10:35:03Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20955TID:203090500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:02.721694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico Ferreira, Luis Miguel Leal Digital Storytelling Tradicional Vantagens Inglês 1º ciclo do ensino básico Traditional Advantages Primary english learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
author |
Ferreira, Luis Miguel Leal |
author_facet |
Ferreira, Luis Miguel Leal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Luis Miguel Leal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Digital Storytelling Tradicional Vantagens Inglês 1º ciclo do ensino básico Traditional Advantages Primary english learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Digital Storytelling Tradicional Vantagens Inglês 1º ciclo do ensino básico Traditional Advantages Primary english learning Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-25T10:35:03Z 2022 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/20955 TID:203090500 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/20955 |
identifier_str_mv |
TID:203090500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131498370039808 |