As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luis Miguel Leal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20955
Resumo: Este relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias.
id RCAP_7ba4d7c870ca913886bf30f22bcaf6be
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20955
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino BásicoDigital StorytellingTradicionalVantagensInglês 1º ciclo do ensino básicoTraditionalAdvantagesPrimary english learningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias.This dissertation is an experience report that aims to demonstrate whether the use of Digital Storytelling has advantages over the traditional way of telling stories regarding the primary english learning. In order to evaluate this hypothesis, a case study was carried out with 79 4th grade students. The participants were told a story without any digital resources and, in order to assess their understanding of it, they were asked to fill in a questionnaire with a total of 6 questions about the story. After 30 days, the same narrative was told again, but in a digital way, and the participants were also asked to fill in the same questionnaire. In this way, the results obtained indicate that digital storytelling is a more advantageous resource than the traditional way of storytelling.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sofia Maria Cruz de MeloRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Luis Miguel Leal2022-10-25T10:35:03Z202220222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20955TID:203090500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-24T01:47:07Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20955Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:41:02.721694Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
Ferreira, Luis Miguel Leal
Digital Storytelling
Tradicional
Vantagens
Inglês 1º ciclo do ensino básico
Traditional
Advantages
Primary english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort As vantagens do Digital Storytelling sobre a forma tradicional de contar histórias em contexto de ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
author Ferreira, Luis Miguel Leal
author_facet Ferreira, Luis Miguel Leal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sofia Maria Cruz de Melo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luis Miguel Leal
dc.subject.por.fl_str_mv Digital Storytelling
Tradicional
Vantagens
Inglês 1º ciclo do ensino básico
Traditional
Advantages
Primary english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Digital Storytelling
Tradicional
Vantagens
Inglês 1º ciclo do ensino básico
Traditional
Advantages
Primary english learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este relatório final de estágio trata-se de um relato de experiência que visa demonstrar se o uso da ferramenta Digital Storytelling apresenta vantagens sobre a forma tradicional de contar histórias no que concerne à aprendizagem de inglês no 1º ciclo do ensino básico. De forma a avaliar esta hipótese, foi desenvolvido um estudo de caso com 79 alunos do 4º ano do Ensino Básico. Aos intervenientes foi contada uma história sem quaisquer recursos digitais e, de forma a avaliar a sua compreensão da mesma, foi-lhes requerido o preenchimento de um questionário com um total de 6 questões referentes à história. Após 30 dias, a mesma história foi novamente contada, mas numa vertente digital, sendo que o preenchimento do mesmo questionário também foi solicitado aos participantes. Desta forma, os resultados obtidos indicam que o digital storytelling é um recurso mais vantajoso do que a forma tradicional de contar histórias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-25T10:35:03Z
2022
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20955
TID:203090500
url http://hdl.handle.net/10400.22/20955
identifier_str_mv TID:203090500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131498370039808