Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel Pimenta da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1930
Resumo: É inegável que o mundo está a mudar de uma forma rápida, devido ao avanço das novas tecnologias para além do avanço a nível das tecnologias de informação que nos levam à evolução da nossa sociedade para a sociedade superinteligente, chamada de Sociedade 5.0. Um dos problemas que se tornaram comuns nos últimos anos foram os riscos psicossociais, que muitas vezes levam a um elevado impacto na vida das pessoas e que levam a doenças como depressão e em último caso ao suicídio. Uma das classes nas quais se tem observado um aumento significativo destes problemas é a classe docente. Neste sentido, foi objeto de estudo a verificação sobre os riscos psicossociais que os professores enfrentam no seu dia-a-dia para os quais e apresenta-se possíveis soluções para a resolução de alguns desses riscos que segundo o estudo foram evidenciados. A metodologia do estudo envolveu a aplicação do questionário, o Copenhagen Psychosocial Questionnaire Versão média (COPSOQ II) a um grupo de professores em vários locais da Europa, no qual se aplicou diversas técnicas estatísticas para verificar se os resultados eram estatisticamente significativos e se era possível comprovar as hipóteses em estudo. Os resultados obtidos permitiram responder afirmativamente a todas as questões de investigação, ou seja, foram atingidos os objetivos gerais e específicos definidos para esta investigação. Foi possível concluir quais os riscos psicossociais que a classe docente está exposta. e que são as exigências cognitivas (80,6%), emocionais (76.5%) e quantitativas (70,6%) bem como o ritmo de trabalho e conflito trabalho/família são transversais a todo o grupo em estudo, no entanto a ordem pela qual afetam os diferentes subgrupos de professores é diferente. Propõe-se alguns modelos, através das propostas da Sociedade 5.0, para a sua minimização e/ou remoção.
id RCAP_7ba63db5d4d6de7f47133726836fb93b
oai_identifier_str oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidosSociedade 5.0Riscos PsicossociaisCOPSOQProfessoresÉ inegável que o mundo está a mudar de uma forma rápida, devido ao avanço das novas tecnologias para além do avanço a nível das tecnologias de informação que nos levam à evolução da nossa sociedade para a sociedade superinteligente, chamada de Sociedade 5.0. Um dos problemas que se tornaram comuns nos últimos anos foram os riscos psicossociais, que muitas vezes levam a um elevado impacto na vida das pessoas e que levam a doenças como depressão e em último caso ao suicídio. Uma das classes nas quais se tem observado um aumento significativo destes problemas é a classe docente. Neste sentido, foi objeto de estudo a verificação sobre os riscos psicossociais que os professores enfrentam no seu dia-a-dia para os quais e apresenta-se possíveis soluções para a resolução de alguns desses riscos que segundo o estudo foram evidenciados. A metodologia do estudo envolveu a aplicação do questionário, o Copenhagen Psychosocial Questionnaire Versão média (COPSOQ II) a um grupo de professores em vários locais da Europa, no qual se aplicou diversas técnicas estatísticas para verificar se os resultados eram estatisticamente significativos e se era possível comprovar as hipóteses em estudo. Os resultados obtidos permitiram responder afirmativamente a todas as questões de investigação, ou seja, foram atingidos os objetivos gerais e específicos definidos para esta investigação. Foi possível concluir quais os riscos psicossociais que a classe docente está exposta. e que são as exigências cognitivas (80,6%), emocionais (76.5%) e quantitativas (70,6%) bem como o ritmo de trabalho e conflito trabalho/família são transversais a todo o grupo em estudo, no entanto a ordem pela qual afetam os diferentes subgrupos de professores é diferente. Propõe-se alguns modelos, através das propostas da Sociedade 5.0, para a sua minimização e/ou remoção.2020-06-22T11:17:40Z2020-06-22T11:17:40Z2020-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/11110/1930oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1930porhttp://hdl.handle.net/11110/1930202487040Costa, Ana Isabel Pimenta dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:53:15ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
title Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
spellingShingle Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
Costa, Ana Isabel Pimenta da
Sociedade 5.0
Riscos Psicossociais
COPSOQ
Professores
title_short Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
title_full Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
title_fullStr Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
title_full_unstemmed Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
title_sort Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos
author Costa, Ana Isabel Pimenta da
author_facet Costa, Ana Isabel Pimenta da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ana Isabel Pimenta da
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade 5.0
Riscos Psicossociais
COPSOQ
Professores
topic Sociedade 5.0
Riscos Psicossociais
COPSOQ
Professores
description É inegável que o mundo está a mudar de uma forma rápida, devido ao avanço das novas tecnologias para além do avanço a nível das tecnologias de informação que nos levam à evolução da nossa sociedade para a sociedade superinteligente, chamada de Sociedade 5.0. Um dos problemas que se tornaram comuns nos últimos anos foram os riscos psicossociais, que muitas vezes levam a um elevado impacto na vida das pessoas e que levam a doenças como depressão e em último caso ao suicídio. Uma das classes nas quais se tem observado um aumento significativo destes problemas é a classe docente. Neste sentido, foi objeto de estudo a verificação sobre os riscos psicossociais que os professores enfrentam no seu dia-a-dia para os quais e apresenta-se possíveis soluções para a resolução de alguns desses riscos que segundo o estudo foram evidenciados. A metodologia do estudo envolveu a aplicação do questionário, o Copenhagen Psychosocial Questionnaire Versão média (COPSOQ II) a um grupo de professores em vários locais da Europa, no qual se aplicou diversas técnicas estatísticas para verificar se os resultados eram estatisticamente significativos e se era possível comprovar as hipóteses em estudo. Os resultados obtidos permitiram responder afirmativamente a todas as questões de investigação, ou seja, foram atingidos os objetivos gerais e específicos definidos para esta investigação. Foi possível concluir quais os riscos psicossociais que a classe docente está exposta. e que são as exigências cognitivas (80,6%), emocionais (76.5%) e quantitativas (70,6%) bem como o ritmo de trabalho e conflito trabalho/família são transversais a todo o grupo em estudo, no entanto a ordem pela qual afetam os diferentes subgrupos de professores é diferente. Propõe-se alguns modelos, através das propostas da Sociedade 5.0, para a sua minimização e/ou remoção.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-22T11:17:40Z
2020-06-22T11:17:40Z
2020-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1930
oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1930
url http://hdl.handle.net/11110/1930
identifier_str_mv oai:ciencipca.ipca.pt:11110/1930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11110/1930
202487040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301195052810240