Sociedade 5.0 um futuro que envolve qualidade de vida e segurança em países desenvolvidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Isabel Pimenta da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/1930
Resumo: É inegável que o mundo está a mudar de uma forma rápida, devido ao avanço das novas tecnologias para além do avanço a nível das tecnologias de informação que nos levam à evolução da nossa sociedade para a sociedade superinteligente, chamada de Sociedade 5.0. Um dos problemas que se tornaram comuns nos últimos anos foram os riscos psicossociais, que muitas vezes levam a um elevado impacto na vida das pessoas e que levam a doenças como depressão e em último caso ao suicídio. Uma das classes nas quais se tem observado um aumento significativo destes problemas é a classe docente. Neste sentido, foi objeto de estudo a verificação sobre os riscos psicossociais que os professores enfrentam no seu dia-a-dia para os quais e apresenta-se possíveis soluções para a resolução de alguns desses riscos que segundo o estudo foram evidenciados. A metodologia do estudo envolveu a aplicação do questionário, o Copenhagen Psychosocial Questionnaire Versão média (COPSOQ II) a um grupo de professores em vários locais da Europa, no qual se aplicou diversas técnicas estatísticas para verificar se os resultados eram estatisticamente significativos e se era possível comprovar as hipóteses em estudo. Os resultados obtidos permitiram responder afirmativamente a todas as questões de investigação, ou seja, foram atingidos os objetivos gerais e específicos definidos para esta investigação. Foi possível concluir quais os riscos psicossociais que a classe docente está exposta. e que são as exigências cognitivas (80,6%), emocionais (76.5%) e quantitativas (70,6%) bem como o ritmo de trabalho e conflito trabalho/família são transversais a todo o grupo em estudo, no entanto a ordem pela qual afetam os diferentes subgrupos de professores é diferente. Propõe-se alguns modelos, através das propostas da Sociedade 5.0, para a sua minimização e/ou remoção.
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