A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/9040 |
Resumo: | Nesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa. Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino. As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo. A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas. |
id |
RCAP_7bb0482265c83aeada8c184c09b01e27 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9040 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADEANÁLISE DE ANÚNCIOS DO DIÁRIO DE LISBOA (1969 - 1979)Representação femininaDiário de LisboaImagemMulherPublicidadeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa. Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino. As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo. A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas.Mourão, Alda Maria MartinsIC-OnlineMacedo, Ana Salomé Monteiro2023-12-09T19:28:24Z2023-07-192023-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/9040TID:203417429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:58:47Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/9040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:51:38.014260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE ANÁLISE DE ANÚNCIOS DO DIÁRIO DE LISBOA (1969 - 1979) |
title |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
spellingShingle |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE Macedo, Ana Salomé Monteiro Representação feminina Diário de Lisboa Imagem Mulher Publicidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
title_full |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
title_fullStr |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
title_full_unstemmed |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
title_sort |
A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PUBLICIDADE |
author |
Macedo, Ana Salomé Monteiro |
author_facet |
Macedo, Ana Salomé Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mourão, Alda Maria Martins IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Ana Salomé Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação feminina Diário de Lisboa Imagem Mulher Publicidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Representação feminina Diário de Lisboa Imagem Mulher Publicidade Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
Nesta dissertação procurámos refletir sobre a forma como a mulher era representada na publicidade entre os anos de 1969 e 1979. Para se atingir esse objetivo escolhemos como corpus anúncios do Diário de Lisboa. Analisámos a publicidade inserida no periódico selecionado, durante o espaço temporal definido, no sentido de identificar diferenças. Explorámos também (com o mesmo propósito) o seu suplemento semanal dirigido ao público feminino. As mudanças ocorridas, fruto de um tempo longo da história do país, mostraram ser lentas. As mulheres continuaram a ser subordinadas, especialmente pela publicidade que as usava como principal objeto, recorrendo à representação de estatuto social, à aparência e ao corpo. A análise revelou-nos o(s) papel(eis) atribuído(s) à mulher na sociedade portuguesa numa época marcada pela conjuntura política e social, definida pelo Estado Novo, antes da Revolução do 25 de Abril. O ideal feminino promovido pelo salazarismo esperava das mulheres o seu desempenho como boas donas de casa, boas esposas e submissas aos homens. Ainda que com atraso em relação a outros países da Europa, os anos 70 representaram um vento de esperança para as mudanças sociais em Portugal, nomeadamente na igualdade de género. A música, a moda e a publicidade, assim como os efeitos da Revolução, influenciaram a dinâmica da sociedade e o espaço das mulheres que se traduziram em algumas conquistas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-09T19:28:24Z 2023-07-19 2023-07-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/9040 TID:203417429 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/9040 |
identifier_str_mv |
TID:203417429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137007456223232 |