Perfil Psicológico de Prestação, Orientações Cognitivas e Negativismo do Futebolista Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luís Manuel de Oliveira Marques de
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/513
Resumo: Objectivou-se caracterizar o perfil psicológico de prestação do futebolista português e identificar variáveis psicológicas que diferenciam jogadores de diferentes níveis competitivos (Nacional, Regional e Distrital). Participaram 424 futebolistas portugueses do sexo masculino, com idades entre os 18 e os 36 anos. Utilizaram-se o PPP (Perfil Psicológico de Prestação), o TEOSQ (Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire) e a ENAC (Escala de Negativismo e Autoconfiança). Os resultados sugerem que os jogadores de futebol portugueses se preparam mentalmente para a competição, embora não o façam de forma sistemática. Os futebolistas de níveis competitivos mais elevados, de uma forma geral, têm skills psicológicos mais desenvolvidos, encontrando-se diferenças significativas no controlo do negativismo e na atenção. Verificou-se que os jogadores do nível competitivo mais elevado têm as médias mais altas na orientação para a tarefa e mais baixas na orientação para o ego e que existem diferenças significativas inter-níveis na orientação para o ego. O negativismo e a autoconfiança aferidos pela ENAC aumentam e diminuem, respectivamente, à medida que se desce no nível competitivo, encontrando-se diferenças significativas no negativismo. Apenas o controlo do negativismo permitiu diferenciar significativamente futebolistas de diferentes posições. A idade e a experiência competitiva influenciam o desenvolvimento dos skills psicológicos, das orientações cognitivas, da autoconfiança e do negativismo, embora, por si só, não garantam um nível excelente de preparação mental. A análise das propriedades psicométricas da ENAC confirmaram a sua superior adequabilidade comparativamente ao modelo original. Concluiu-se que para uma boa preparação mental contribuem todos os skills psicológicos, pelo que a robustez mental é um constructo complexo e multidimensional.
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