Modelação 3D de ambientes e personagens para o estudo da imitação no autismo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/97188 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. |
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Modelação 3D de ambientes e personagens para o estudo da imitação no autismoAutismoPerturbação do Espetro do AutismoImitaçãoModelação e Animação 3D Design de PersonagemDesign de AmbienteCaptura de MovimentoRealidade VirtualAutismAutism Spectrum DisorderImitation3D Modeling and Animation Character DesignScenario DesignMotion CaptureVirtual RealityDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.O documento descreve um protótipo produzido a partir da conceção de modelos 3D, animações e recurso à Realidade Virtual enquadrado numa investigação científica sobre a imitação no Autismo, designado nos dias de hoje de Perturbação do Espectro do Autismo. Esta patologia é caracterizada por problemas a nível neurológico que afetam a interação social, a comunicação e os comportamentos. Um dos primeiros sinais identificados no diagnóstico de Perturbação do Espectro do Autismo é a imitação do outro. A imitação desenvolve um papel crucial no neurodesenvolvimento, sendo através dela adquiridas inúmeras competências. Os portadores de Perturbação do Espectro do Autismo têm dificuldades em colocar-se na posição da pessoa a imitar. No sentido de investigar esta característica do comportamento humano, foram realizados testes com recurso a tecnologias de interação, nomeadamente a Realidade Virtual. Estes testes utilizaram Personagens Virtuais e Ambientes Virtuais, produzidos durante o projeto, com o intuito de avaliar o nível de imitação em crianças com Perturbação do Espectro do Autismo e se o recurso às diferentes Personagens Virtuais influencia ou estimula a imitação, não excluindo completamente a influência dos Ambientes Virtuais. Através da recolha de dados foi possível analisar a influência destas na componente da imitação. Este projeto, mesmo estando encerrado, poderá continuar a ser desenvolvido, sendo no futuro possível criar uma terapia com base na Realidade Virtual para a estimulação da imitação, demonstrando a importância que o Design Digital tem como recurso de apoio num estudo científico e a diferença que poderá fazer na abordagem à Perturbação do Espectro do Autismo.This document describes a prototype developed through the production of 3D models, animations and Virtual Reality framed in scientific research on imitation in autism, classified today as Autism Spectrum Disorder. This pathology is characterized by issues at a neurological level that affect social interaction, communication and behavior. One of the earliest signs in the diagnosis of Autism Spectrum Disorder is the imitation of the other. The imitation plays a crucial role in brain development and numerous skills are acquired through it. Autism Spectrum Disorder carriers have difficulties in placing themselves in the shoes of the person they seek to imitate. To investigate this feature of human behavior, tests were conducted by using interaction technologies, namely Virtual Reality. In these tests, Virtual Characters and Virtual Environments, produced during the project, were used in order to assess the level of imitation in children with Autism Spectrum Disorder and whether the use of different Virtual Characters influences children positively or if it further encourages the copycat behavior. By data gathering, it was possible to determine how these Virtual Characters and Virtual Environments influence the learning of the imitation skill. Even though this project has been concluded, it can be further expanded, allowing the creation of a therapy based on virtual reality for stimulating imitation, demonstrating the importance of digital design as a support resource in a scientific study and the difference it can make in the approach to Autism Spectrum Disorder.2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97188http://hdl.handle.net/10316/97188porCancela, Francisco Moreira Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T07:00:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97188Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:16.932494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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