Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Constança
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira, Paulo Alexandre, Silva, Ana Catarina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.12707/RVI22062
Resumo: Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.
id RCAP_7bcd2e4041e95727f8fbc688e6bb69f0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutâneaImpacto de un programa educativo con tecnología en línea en la persona sometida a una intervención coronaria percutâneaImpacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutâneaArtigos de InvestigaçãoEnquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.Background: Ischemic coronary disease is one of the leading causes of death in Portugal. As a chronic disease, it is imperative to develop skills for effective behavioural change and a higher level of acceptance and adherence to the recommendations provided. Objective: To assess the impact of an online nursing education programme, considering socio-demographic characteristics, cardiovascular risk factors, lifestyle, clinical indicators, adherence to pharma cological therapy, therapeutic self-care skills, literacy and acceptance of the use of technology. Methodology: Quantitative, descriptive, experimental study, with a before-after design and control group. Results: The educational intervention resulted in a decrease in weight, abdominal circumference, body mass index, blood pressure, cholesterol, blood glucose, and in increased acceptance of the participants about their clinical condition and use of technology. Conclusion: The implementation of a structured teaching program constitutes a good methodology for improving clinical indicators, increasing adherence to pharmacological therapy, capacity for therapeutic self-care, health literacy, lifestyle and acceptance of technology by the participants.Marco contextual: La cardiopatía isquémica es una de las principales causas de muerte en Portugal. Al tratarse de una enfermedad crónica, es imprescindible desarrollar competencias eficaces de cambio de comportamiento y un mayor nivel de aceptación y adherencia a las recomendaciones proporcionadas. Objetivo: Evaluar el impacto de un programa educativo de enfermería en línea, teniendo en cuenta las características sociodemográficas, los factores de riesgo cardiovascular, el estilo de vida, los indicadores clínicos, la adherencia al tratamiento farmacológico, la capacidad de autocuidado terapéutico, la alfabetización sanitaria y la aceptación del uso de la tecnología. Metodología: Estudio cuantitativo, descriptivo, experimental, con un diseño antes-después y un grupo de control. Resultados: La intervención educativa se tradujo en una disminución del peso, del perímetro abdo minal, del índice de masa corporal, de la tensión arterial, del colesterol y de la glucemia, así como en una mayor aceptación de los participantes sobre su estado clínico y el uso de la tecnología. Conclusión: La implementación de un programa de enseñanza estructurado es una buena metodología para mejorar los indicadores clínicos, aumentar la adherencia a la terapia farmacológica, la capacidad de autocuidado terapéutico, la alfabetización sanitaria, el estilo de vida y la aceptación de la tecnología por parte de los participantes.Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)2023-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.12707/RVI22062por2182-28830874-0283Costa, ConstançaFerreira, Paulo AlexandreSilva, Ana Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T16:00:14Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/31477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:34.259807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
Impacto de un programa educativo con tecnología en línea en la persona sometida a una intervención coronaria percutânea
Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
title Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
spellingShingle Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
Costa, Constança
Artigos de Investigação
title_short Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
title_full Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
title_fullStr Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
title_full_unstemmed Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
title_sort Impacto de um programa educativo com tecnologia online na pessoa pós-intervenção coronária percutânea
author Costa, Constança
author_facet Costa, Constança
Ferreira, Paulo Alexandre
Silva, Ana Catarina
author_role author
author2 Ferreira, Paulo Alexandre
Silva, Ana Catarina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Constança
Ferreira, Paulo Alexandre
Silva, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos de Investigação
topic Artigos de Investigação
description Enquadramento: A doença isquémica coronária constituiu uma das principais causas de morte em Portugal. Como doença crónica, é imperativo desenvolver competências de mudanças comportamentais efetivas e um maior nível de aceitação e adesão às recomendações disponibilizadas. Objetivo: Avaliar o impacto de um programa educativo de enfermagem online, tendo em conta as características sociodemográficas, fatores de risco cardiovasculares, estilo de vida, indicadores clínicos, adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia e aceitação do recurso à tecnologia. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo, do tipo experimental, com desenho antes-após e com grupo controlo. Resultados: A intervenção educativa resultou numa diminuição do peso, perímetro abdominal, índice de massa corporal, tensão arterial, colesterol, glicemia, e no aumento da aceitação dos participantes sobre a sua condição clínica e utilização de tecnologia. Conclusão: A implementação de um programa estruturado de ensino constitui-se como uma boa metodologia na melhoria dos indicadores clínicos, aumento da adesão à terapêutica farmacológica, capacidade de autocuidado terapêutico, literacia em saúde, estilo de vida e aceitação da tecnologia por parte dos participantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.12707/RVI22062
url https://doi.org/10.12707/RVI22062
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-2883
0874-0283
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
publisher.none.fl_str_mv Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131674753105920