A internet como estratégia para acelerar a internacionalização de jovens empresas: uma análise do e-business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Ana Carolline Miranda
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/64532
Resumo: Dissertação de mestrado em Negócios Internacionais
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spelling A internet como estratégia para acelerar a internacionalização de jovens empresas: uma análise do e-businessBorn GlobalsE-businessInternetEmpreendedorismo internacionalVelocidade de internacionalizaçãoInternational entrepreneurshipInternationalization speedCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Negócios InternacionaisA revolução digital mudou modelos e perspectivas de negócios, tornou a conectividade necessária para diversos setores, inclusive os mais tradicionais, ao diminuir barreiras à internacionalização e democratizar oportunidades de acesso ao mercado externo. Tal inovação disruptiva tornou a internet um dos principais drivers do comércio internacional e introduziu novas estratégias de internacionalização. Este estudo tem o propósito de buscar e relacionar os fatores que influenciam no processo de internacionalização do e-business, considerando os impactos da internet no modo de entrada, velocidade e comprometimento internacional, em empresas jovens. Pretende-se avaliar a rapidez na internacionalização dessas empresas a partir do modelo de Oviatt e McDougall (2005) que considera as seguintes forças: facilitadora (tecnologia), motivadora (concorrência), mediadora (empreendedor), moderadora (conhecimento e redes de negócios). O estudo desses fatores influenciadores da velocidade de internacionalização através da internet, permite aos empreendedores uma visão a nível macro e micro de como a internet pode impulsionar empresas com poucos recursos a realizarem grandes expansões e competir no mercado global. Foram realizadas entrevistas com seis jovens empresas que mantém atividades online, com a finalidade de identificar e analisar os padrões nos processos de internacionalização com a influência da internet. Os resultados do estudo mostram que a internet é uma importante estratégia para acelerar o processo de internacionalização em empresas com recursos limitados, pois apresenta as forças necessárias para catalisar a internacionalização em empresas globais. A análise deste trabalho contribui para a literatura atual, ampliando a pesquisa sobre o modelo de internacionalização das Born Globals no e-business.The digital revolution has changed business models and perspectives, making connectivity necessary for many sectors, including more traditional ones, by reducing barriers to internationalization and democratizing opportunities for accessing external markets. Such disruptive innovation has made the Internet one of the main drivers of international trade and introduced new internationalization strategies. The purpose of this study is to search for and relate the factors that influence the internationalization process of e-business, considering the impact of the Internet on the mode of entry, speed and international commitment in young companies. It is intended to evaluate the speed in the internationalization of these companies from the model of Oviatt and McDougall (2005) that considers the following forces: enabling (technology), motivating (competition), mediating (entrepreneur), moderating (knowledge and business networks). The study of these factors influencing the speed of internationalization through the Internet allows entrepreneurs a macro and micro level view of how the Internet can boost companies with few resources to carry out large expansions and compete in the global market. The interviews were conducted with six young companies that have online activities, in order to identify and analyze patterns in internationalization processes with the influence of the internet. The study results show that the internet is an important strategy to accelerate the internationalization process in companies with limited resources, as it presents the necessary forces to catalyze internationalization in global companies. The analysis of this work contributes to the current literature, expanding the research on the Born Globals internationalization model in e-business.Soares, Ana MariaUniversidade do MinhoFarias, Ana Carolline Miranda20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64532por202372456info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:19:30.546294Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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