Projeto EnCaminhARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria Inês Bettencourt Brazuna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21249
Resumo: Os jovens oriundos de meios familiares e sociais carenciados podem apresentar dificuldades em perspetivar um futuro melhor do que a situação em que se encontram. Isto traduz-se em resultados escolares débeis, falta de objetivos, de motivações e de autoestima. "Uma criança que, devido às condições económicas em que vive, é obrigada a abandonar a escola ou não consegue ter sucesso escolar (devido a problemas de nutrição; impossibilidade dos pais fazerem um acompanhamento da sua aprendizagem quer pela falta de conhecimentos quer pela impossibilidade de pagar um apoio escolar extra curricular; problemas de saúdes crónicas devido às condições do alojamento; etc). O seu baixo nível de escolaridade, por sua vez, poderá ter impacto no leque de oportunidades que terá quando entrar no mercado de trabalho e, consequentemente, no seu rendimento mensal enquanto adulto" (EAPN). Pretende-se que estes jovens desenvolvam uma melhor visão tanto de si mesmos como do seu futuro. Visa-se, então, a criação de um projeto que apresente como base as artes expressivas num contexto urbano aplicadas à intervenção do Serviço Social, combinando ideias e teorias que se mostraram funcionais em diversos projetos - que serão especificados no decorrer do documento - tais como: inclusão de mentores especializados em artes urbanas; criação de um local onde os jovens se sintam seguros para partilhar as suas ideias e sentimentos e, ainda, a promoção das artes urbanas como mecanismo autoidentitário, alterando também a visão dos outros. Estes jovens deverão desenvolver capacidades ligadas às artes urbanas, tais como: desenho (grafitti); escrita (RAP); canto (MC) e dança (breakdance).
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