Análise não linear de pilares e pórticos de BA reforçados com materiais compósitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, André Manuel Paulino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/53151
Resumo: A presente dissertação insere-se no âmbito do estudo de pilares de betão armado de secção transversal circular reforçados por encamisamento com polímeros reforçados com fibras de car-bono (CFRP). Esta técnica de reforço transmite um grande aumento de ductilidade ao elemento reforçado ao ser sujeito a ações sísmicas e é utilizada em pilares com fraca pormenorização de armadura transversal. O estudo foi realizado com recurso a modelação numérica recorrendo ao programa de cálculo OpenSEES (Open System for Earthquake Engineering Simulation). Foram considerados casos de estudo de colunas sujeitas a ensaios laboratoriais de compressão uniaxial e pilares sujeitos a ensaios de flexão composta com diferentes dimensões e disposições de armaduras. Após a calibração dos modelos dos pilares foi realizada a modelação numérica de um pórtico de betão armado de uma ponte a duas escalas distintas, 1:4 e 1:1. O pórtico à escala 1:4 corres-ponde a um ensaio laboratorial realizado no âmbito do estudo de uma ponte existente sobre o rio Torto em Itália. De seguida foram aplicadas soluções de reforço por encamisamento com polímeros reforçados com fibras de carbono (CFRP) em ambos os casos. Esta modelação teve como objetivo comparar o desempenho da solução de reforço em ambas as situações. A avali-ação do desempenho dos pórticos foi realizada com recurso a parâmetros de desempenho pro-postos na literatura e aos diagramas de força-deslocamento alcançados. Através dos resultados obtidos na modelação numérica com o programa OpenSEES observou-se que a modelação numérica foi eficaz em aproximar o comportamento real dos elementos estruturais apresentando, no entanto, desvios na rigidez inicial, na resistência máxima e no pin-ching das curvas força-deslocamento em vários casos.
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