Desenvolvimento de uma bicicleta de baixa manutenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23701 |
Resumo: | O setor dos transportes é um dos maiores contribuintes de emissões de poluentes e de consumo de energia na União Europeia, e o modo rodovi ário representa 3/4 dessa parcela. Torna-se, por isso, vital desenvolver e aperfeiçoar soluções de mobilidade alternativas que contrariem a crescente tendência do uso do automóvel como forma de mobilidade individual. Em Portugal, os dados estatísticos revelam que a distância média diária percorrida de automóvel não ultrapassa os 20 km, o que a torna perfeitamente compatível com o uso da bicicleta, e apesar do mercado das bicicletas e de utilizadores estar a aumentar, parece existir um grupo de utilizadores que gostam de andar de bicicleta mas não querem ou não têm qualquer predisposi ção para a realização das tarefas de manutenção. Assim, esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de uma bicicleta, de cariz urbano, que exigisse o menor nível de manutenção possível. Deste modo, mesmo considerando ambientes mais agrestes, ou climas muito húmidos, e também para situações de bikesharing foram analisadas as várias soluções existentes no mercado de forma a minimizar os problemas de manuten ção ou a oxidação dos vários componentes. Este trabalho contemplou igualmente o desenvolvimento de um quadro polimérico como solução alternativa às soluções atuais de bicicleta, nomeadamente a utilização da bra de carbono à qual está associada um elevado preço. |
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Desenvolvimento de uma bicicleta de baixa manutençãoEngenharia mecânicaBicicletas - ManutençãoPolipropilenoMobilidade - Áreas urbanasCiclismoO setor dos transportes é um dos maiores contribuintes de emissões de poluentes e de consumo de energia na União Europeia, e o modo rodovi ário representa 3/4 dessa parcela. Torna-se, por isso, vital desenvolver e aperfeiçoar soluções de mobilidade alternativas que contrariem a crescente tendência do uso do automóvel como forma de mobilidade individual. Em Portugal, os dados estatísticos revelam que a distância média diária percorrida de automóvel não ultrapassa os 20 km, o que a torna perfeitamente compatível com o uso da bicicleta, e apesar do mercado das bicicletas e de utilizadores estar a aumentar, parece existir um grupo de utilizadores que gostam de andar de bicicleta mas não querem ou não têm qualquer predisposi ção para a realização das tarefas de manutenção. Assim, esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de uma bicicleta, de cariz urbano, que exigisse o menor nível de manutenção possível. Deste modo, mesmo considerando ambientes mais agrestes, ou climas muito húmidos, e também para situações de bikesharing foram analisadas as várias soluções existentes no mercado de forma a minimizar os problemas de manuten ção ou a oxidação dos vários componentes. Este trabalho contemplou igualmente o desenvolvimento de um quadro polimérico como solução alternativa às soluções atuais de bicicleta, nomeadamente a utilização da bra de carbono à qual está associada um elevado preço.The transport sector is one of the largest contributors of pollutant emissions and energy consumption in the European Union, and the road mode represents 3/4 of this parcel. It is therefore vital to develop and rede ne alternative mobility solutions that goes against the growing trend of car usage as a form of individual mobility. In Portugal, statistical data shows that the average daily distance traveled by car does not exceed 20 km, which makes it perfectly compatible with bicycle usage, and although the market for bicycles and users is increasing, there seems to be a group of users who enjoy cycling but do not want or do not have any predisposition to perform maintenance tasks. Thus, this dissertation had as objective the development of an urban characteristic bicycle, that requires the lowest level of maintenance possible. In this way, even considering the harshest environments, or very humid climates, and for bikesharing situations, it was made an analysis of the various solutions in the market in order to minimize the problems of maintenance or oxidation of the various components. This work also contemplated the development of a polymer framework as an alternative material to current bicycle solutions, namely the use of carbon fiber which has a high price associated.Universidade de Aveiro2018-06-28T14:02:52Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23701TID:201943719porCabral, Daniel Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:48Zoai:ria.ua.pt:10773/23701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:40.505381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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