Desenvolvimento de uma bicicleta de baixa manutenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Daniel Sousa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23701
Resumo: O setor dos transportes é um dos maiores contribuintes de emissões de poluentes e de consumo de energia na União Europeia, e o modo rodovi ário representa 3/4 dessa parcela. Torna-se, por isso, vital desenvolver e aperfeiçoar soluções de mobilidade alternativas que contrariem a crescente tendência do uso do automóvel como forma de mobilidade individual. Em Portugal, os dados estatísticos revelam que a distância média diária percorrida de automóvel não ultrapassa os 20 km, o que a torna perfeitamente compatível com o uso da bicicleta, e apesar do mercado das bicicletas e de utilizadores estar a aumentar, parece existir um grupo de utilizadores que gostam de andar de bicicleta mas não querem ou não têm qualquer predisposi ção para a realização das tarefas de manutenção. Assim, esta dissertação teve por objetivo o desenvolvimento de uma bicicleta, de cariz urbano, que exigisse o menor nível de manutenção possível. Deste modo, mesmo considerando ambientes mais agrestes, ou climas muito húmidos, e também para situações de bikesharing foram analisadas as várias soluções existentes no mercado de forma a minimizar os problemas de manuten ção ou a oxidação dos vários componentes. Este trabalho contemplou igualmente o desenvolvimento de um quadro polimérico como solução alternativa às soluções atuais de bicicleta, nomeadamente a utilização da bra de carbono à qual está associada um elevado preço.
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