Desigualdades sociais, desempenho e expetativas escolares e profissionais dos estudantes do ensino pré-universitário: o caso dos alunos de uma escola privada e uma escola estatal no Huambo (Angola)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tchiwila, Cecília Jauca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10057
Resumo: O sistema educativo angolano tem sido, nos últimos anos, objeto de transformações que visam melhorar e garantir o acesso para todos. Este objetivo tem-se concretizado sobretudo no aumento da população estudantil nos diversos ciclos de ensino. No entanto, apesar destes dados serem positivos para o sistema educativo angolano, existe um défice de estudos que abordem a origem social destes públicos estudantis. Por isso, a presente investigação, realizada em duas escolas pré-universitárias da província do Huambo (Angola), teve como objetivo conhecer a origem social e a trajetória escolar dos estudantes e perceber as expetativas que estes jovens/estudantes têm em relação ao seu futuro escolar e profissional. A análise da informação recolhida permitiu identificar que a maior parte dos alunos que frequenta as duas instituições escolares é oriunda de famílias com capital económico elevado, e que o capital cultural é mais elevado entre os alunos da escola católica. O insucesso escolar marca sobretudo a trajetória escolar dos alunos que frequentam a instituição escolar estatal. Apesar de todos os inquiridos terem como objetivo continuar a estudar depois da 12ª classe, os alunos da escola católica ambicionam chegar a níveis escolares mais elevados comparativamente com os alunos da escola estatal. Em relação à futura profissão, os alunos de ambas as instituições escolares esperam vir a desempenhar profissões inseridas nos grupos profissionais considerados mais valorizados socialmente.
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