Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/21045 |
Resumo: | Num cenário global onde os meios de comunicação passaram a pertencer ao quotidiano dos indivíduos, levando assim a diminuir as barreiras culturais e a aproximar as fronteiras, o consumo de conteúdo de outros países tornou-se superior e, em consequência, cresceram novos tipos de entretenimento como é o caso da Hallyu Wave que tem a coleção de "media" como "kpop" e "kdramas". O consumo da cultura popular Sul Coreana e a sua comunidade de fãs tem sido assim cada vez mais estudada. Os fãs tornaram-se cada vez mais e com as redes sociais foi possível verificar o crescimento do "fandom". A produção de conteúdo foi aumentando, sendo "roleplay" uma delas e a mais relevante para este estudo. Os fãs de "kpop" encontraram nas redes sociais uma forma de gratificarem o seu gosto. Através de uma investigação que utilizou método quantitativo (concretização de um inquérito online com 304 respostas), foi possível verificar os impactos que estas gratificações provocam na vida dos utilizadores, assim como os motivos que os levam a continuar esta forma de "hobby". A desconstrução dos conceitos de fandom e a possibilidade de cruzar fronteiras e encontrar um sentimento de pertença e a valorização foi uma das partes fulcrais para a construção da hallyu 2.0. Através dos resultados obtidos, observou-se que os utilizadores que fazem "roleplay" encontraram na "roleplay freeform" amizades e um espaço onde gostar de "kpop" e gostar de escrever ficção era aceitável e sem julgamentos. |
id |
RCAP_7c204291c0e7f49f0df3f9cd391185a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21045 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadoresRoleplayRpgOnlineComunidades onlineComunidades de fãsRealidades alternativas onlineHallyu WaveHallyu Wave 2.0Roleplay freeformKpop comunidades onlineNum cenário global onde os meios de comunicação passaram a pertencer ao quotidiano dos indivíduos, levando assim a diminuir as barreiras culturais e a aproximar as fronteiras, o consumo de conteúdo de outros países tornou-se superior e, em consequência, cresceram novos tipos de entretenimento como é o caso da Hallyu Wave que tem a coleção de "media" como "kpop" e "kdramas". O consumo da cultura popular Sul Coreana e a sua comunidade de fãs tem sido assim cada vez mais estudada. Os fãs tornaram-se cada vez mais e com as redes sociais foi possível verificar o crescimento do "fandom". A produção de conteúdo foi aumentando, sendo "roleplay" uma delas e a mais relevante para este estudo. Os fãs de "kpop" encontraram nas redes sociais uma forma de gratificarem o seu gosto. Através de uma investigação que utilizou método quantitativo (concretização de um inquérito online com 304 respostas), foi possível verificar os impactos que estas gratificações provocam na vida dos utilizadores, assim como os motivos que os levam a continuar esta forma de "hobby". A desconstrução dos conceitos de fandom e a possibilidade de cruzar fronteiras e encontrar um sentimento de pertença e a valorização foi uma das partes fulcrais para a construção da hallyu 2.0. Através dos resultados obtidos, observou-se que os utilizadores que fazem "roleplay" encontraram na "roleplay freeform" amizades e um espaço onde gostar de "kpop" e gostar de escrever ficção era aceitável e sem julgamentos.In a global scenario where the communication belongs now to the daily life of the individual, the cultural barriers have been diminished and the borders have come close to each other, the consumption of other countries media has become bigger and, in consequence, there has been new types of entertainment such as Hallyu Wave that has the collection of media such as "kpop" and "kdramas". The consumption of the South Korean pop culture and their community of fans has been furthermore studied, both to understand its' popularity in the last years and its’ respective fast pace in growth. The fans have become even more and with social media it was possible to see the growth of the fandom. The production of content by fans has also increased, being "roleplay" one way of gratifying their taste. Through an investigation that used quantitative methods (by doing an online survey with 304 answers), it was possible to verify the impacts that these gratifications provide to the users’ lives, such as the motives that took them to continue in this form of hobby. The deconstruction of the concept fandom and the possibility to cross borders and finding a sense of belonging and value was one of the most important factors to the construction of hallyu 2.0. Throughout the obtained results, it was possible to verify that the users who do "roleplay" find in "freeform roleplay" friendships and a space where liking "kpop" and writing fiction is acceptable and non-judgmental.2020-12-23T14:49:56Z2020-11-20T00:00:00Z2020-11-202020-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/21045TID:202555747porAfonso, Adriana de Almeida Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:52:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/21045Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:53.534703Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
title |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
spellingShingle |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores Afonso, Adriana de Almeida Rodrigues Roleplay Rpg Online Comunidades online Comunidades de fãs Realidades alternativas online Hallyu Wave Hallyu Wave 2.0 Roleplay freeform Kpop comunidades online |
title_short |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
title_full |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
title_fullStr |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
title_full_unstemmed |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
title_sort |
Comunidades de roleplay freeform online, admiração pelo fenómeno Hallyu e o seu impacto na vida dos utilizadores |
author |
Afonso, Adriana de Almeida Rodrigues |
author_facet |
Afonso, Adriana de Almeida Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Adriana de Almeida Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Roleplay Rpg Online Comunidades online Comunidades de fãs Realidades alternativas online Hallyu Wave Hallyu Wave 2.0 Roleplay freeform Kpop comunidades online |
topic |
Roleplay Rpg Online Comunidades online Comunidades de fãs Realidades alternativas online Hallyu Wave Hallyu Wave 2.0 Roleplay freeform Kpop comunidades online |
description |
Num cenário global onde os meios de comunicação passaram a pertencer ao quotidiano dos indivíduos, levando assim a diminuir as barreiras culturais e a aproximar as fronteiras, o consumo de conteúdo de outros países tornou-se superior e, em consequência, cresceram novos tipos de entretenimento como é o caso da Hallyu Wave que tem a coleção de "media" como "kpop" e "kdramas". O consumo da cultura popular Sul Coreana e a sua comunidade de fãs tem sido assim cada vez mais estudada. Os fãs tornaram-se cada vez mais e com as redes sociais foi possível verificar o crescimento do "fandom". A produção de conteúdo foi aumentando, sendo "roleplay" uma delas e a mais relevante para este estudo. Os fãs de "kpop" encontraram nas redes sociais uma forma de gratificarem o seu gosto. Através de uma investigação que utilizou método quantitativo (concretização de um inquérito online com 304 respostas), foi possível verificar os impactos que estas gratificações provocam na vida dos utilizadores, assim como os motivos que os levam a continuar esta forma de "hobby". A desconstrução dos conceitos de fandom e a possibilidade de cruzar fronteiras e encontrar um sentimento de pertença e a valorização foi uma das partes fulcrais para a construção da hallyu 2.0. Através dos resultados obtidos, observou-se que os utilizadores que fazem "roleplay" encontraram na "roleplay freeform" amizades e um espaço onde gostar de "kpop" e gostar de escrever ficção era aceitável e sem julgamentos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23T14:49:56Z 2020-11-20T00:00:00Z 2020-11-20 2020-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/21045 TID:202555747 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/21045 |
identifier_str_mv |
TID:202555747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134821777145856 |