Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458 |
Resumo: | This study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially. |
id |
RCAP_7c2327133e2f0f8a0a1f3889ec4f29fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:proa.ua.pt:article/4458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciaisThis study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially.Este trabajo tiene como objetivo investigar las concepciones de Ciencia, Tecnología y Sociedad de profesores de los grados inferiores de la escuela primaria, así como un proceso de educación continua puede contribuir a la reconstrucción de estos conceptos, en el supuesto de que tales conceptos son importantes para la implementación de enfoques CTS en la enseñanza de la ciencia. La participación en este trabajo, que está en desarrollo, cuatro maestros de escuelas primarias que están en el poder durante muchos años y principiantes. Al principio del curso de formación investiga los conceptos de CTS de los cuestionarios (VOSTS) y entrevistas. Concepciones ingenuas observados y neutros, descontextualizado, ahistóricos y aproblemáticas. Al final del primer periodo del curso, los nuevos conceptos se muestran, lo que indica una posible reconstrucción de las visiones de Ciencias presentados inicialmente.Este trabalho visa investigar as concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como um processo de formação continuada pode contribuir para a reconstrução destas concepções, partindo do pressuposto de que tais concepções são importantes para a implementação de abordagens CTS no ensino de Ciências. Participam deste trabalho, o qual está em desenvolvimento, quatro professores do Ensino Fundamental que estão em exercício há muito anos e uma iniciante. No primeiro momento do curso de formação, investigou-se as concepções sobre CTS a partir de questionários (VOSTS) e entrevistas. Observou-se concepções ingênuas, neutras, descontextualizadas, aproblemáticas e ahistóricas. Ao término do primeiro período do curso, novas concepções foram evidenciadas, indicando uma possível reconstrução das visões de Ciências apresentadas inicialmente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 926-9371647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458/3382da Silva, Aparecida de Fátima AndradeMarcondes, Maria Eunice Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:33Zoai:proa.ua.pt:article/4458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:10.647848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
title |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
spellingShingle |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais da Silva, Aparecida de Fátima Andrade |
title_short |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
title_full |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
title_fullStr |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
title_sort |
Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais |
author |
da Silva, Aparecida de Fátima Andrade |
author_facet |
da Silva, Aparecida de Fátima Andrade Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Aparecida de Fátima Andrade Marcondes, Maria Eunice Ribeiro |
description |
This study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458 https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458 |
url |
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458 https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458/3382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 926-937 Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 926-937 Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 926-937 Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 926-937 1647-3582 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133569864433664 |