Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Aparecida de Fátima Andrade
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458
Resumo: This study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially.
id RCAP_7c2327133e2f0f8a0a1f3889ec4f29fc
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/4458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciaisThis study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially.Este trabajo tiene como objetivo investigar las concepciones de Ciencia, Tecnología y Sociedad de profesores de los grados inferiores de la escuela primaria, así como un proceso de educación continua puede contribuir a la reconstrucción de estos conceptos, en el supuesto de que tales conceptos son importantes para la implementación de enfoques CTS en la enseñanza de la ciencia. La participación en este trabajo, que está en desarrollo, cuatro maestros de escuelas primarias que están en el poder durante muchos años y principiantes. Al principio del curso de formación investiga los conceptos de CTS de los cuestionarios (VOSTS) y entrevistas. Concepciones ingenuas observados y neutros, descontextualizado, ahistóricos y aproblemáticas. Al final del primer periodo del curso, los nuevos conceptos se muestran, lo que indica una posible reconstrucción de las visiones de Ciencias presentados inicialmente.Este trabalho visa investigar as concepções sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, bem como um processo de formação continuada pode contribuir para a reconstrução destas concepções, partindo do pressuposto de que tais concepções são importantes para a implementação de abordagens CTS no ensino de Ciências. Participam deste trabalho, o qual está em desenvolvimento, quatro professores do Ensino Fundamental que estão em exercício há muito anos e uma iniciante. No primeiro momento do curso de formação, investigou-se as concepções sobre CTS a partir de questionários (VOSTS) e entrevistas. Observou-se concepções ingênuas, neutras, descontextualizadas, aproblemáticas e ahistóricas. Ao término do primeiro período do curso, novas concepções foram evidenciadas, indicando uma possível reconstrução das visões de Ciências apresentadas inicialmente.Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro2013-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 926-937Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 926-9371647-3582reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458/3382da Silva, Aparecida de Fátima AndradeMarcondes, Maria Eunice Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-22T10:16:33Zoai:proa.ua.pt:article/4458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:10.647848Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
title Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
spellingShingle Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
da Silva, Aparecida de Fátima Andrade
title_short Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
title_full Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
title_fullStr Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
title_full_unstemmed Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
title_sort Concepções sobre ciência, tecnologia e sociedade de um grupo de professores de séries iniciais
author da Silva, Aparecida de Fátima Andrade
author_facet da Silva, Aparecida de Fátima Andrade
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author_role author
author2 Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Aparecida de Fátima Andrade
Marcondes, Maria Eunice Ribeiro
description This study aims to investigate the concepts of Science, Technology and Society of Teachers of lower grades of elementary school, as well as a process of continuing education can contribute to the reconstruction of these concepts, assuming that such concepts are important for the implementation of approaches CTS in science teaching. Participating in this work, which is under development, four teachers of Elementary School who are working for many years and a beginner. The data were collected through questionnaires, interviews and also VOSTS. Observed naive conceptions, neutral, decontextualized, ahistorical. At the end of the first period of the course, new designs were shown, indicating a possible reconstruction of the visions of Sciences presented initially.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458
https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458
url https://doi.org/10.34624/id.v5i2.4458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458
https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/4458/3382
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) / Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Indagatio Didactica; Vol 5 No 2 (2013); 926-937
Indagatio Didactica; Vol. 5 Núm. 2 (2013); 926-937
Indagatio Didactica; Vol. 5 No 2 (2013); 926-937
Indagatio Didactica; vol. 5 n.º 2 (2013); 926-937
1647-3582
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133569864433664