Controlo da Dor na Pessoa em Situação Crítica - Projeto de Desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Vânia Daniela de Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49639
Resumo: Este documento, sob a forma de relatório de estágio, representa um elemento central do percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Neste documento, procuro dar conta do que emergiu das Unidades Curriculares “Estágio de natureza Profissional com relatório” (Módulo I – 15 ECTS e Módulo II – 30 ECTS), com particular enfoque no processo de desenvolvimento de competências, comuns e específicas, do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tal como preconizado nos Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros. O estágio de natureza profissional (módulo I e II), inserido no Mestrado, teve como principal objetivo o desenvolvimento de competências clínicas especializadas, com um foco particular na Pessoa em Situação Crítica com dor. Desta forma, foi delineado e consolidado um projeto de desenvolvimento profissional com a temática: “Controlo da dor na Pessoa em Situação Crítica, com afeções cardíacas”, posteriormente implementado nos três contextos clínicos da área da Pessoa em Situação Crítica, onde decorreu o percurso formativo. O estágio dirigiu-se ao desenvolvimento de “todas as competências” do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. No entanto, a problemática da dor representou um foco de primordial interesse e um pretexto de condução das aprendizagens. O desenvolvimento de competências é um processo revestido de grande dinamismo e marcado pela continuidade, no qual importa capitalizar as oportunidades de aprendizagem que, neste caso, os contextos clínicos nos proporcionam. O estágio foi desenvolvido em três contextos clínicos distintos, centrados na assistência à Pessoa em Situação Crítica: uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente; uma Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiotorácica e um Serviço de Urgência. Estes contextos clínicos permitiram a mobilização e integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares teóricas do presente mestrado; a procura constante da melhoria da qualidade dos cuidados; e, assim, o desenvolvimento de competências necessárias para a prestação de cuidados qualificados à Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a manutenção das suas funções básicas, tendo em consideração a prevenção de complicações e a sua recuperação total (Ordem dos Enfermeiros, 2018b). Neste sentido, o presente relatório, visa, essencialmente, descrever, com base num pensamento crítico-reflexivo, o processo de desenvolvimento de competências (comuns e específicas) do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tal como preconizado nos Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros Este documento formal está organizado em três partes, que, entre outros aspetos, reportam o trajeto de desenvolvimento do projeto delineado, a caracterização dos contextos onde decorreu a prática clínica, os estudos de caso desenvolvidos em cada contexto, bem como o nível de concretização das diferentes competências. A elaboração deste relatório foi sustentada na plataforma pedagógica da Escola Superior de Enfermagem do Porto, "e4nursing", em uso na instituição
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spelling Controlo da Dor na Pessoa em Situação Crítica - Projeto de Desenvolvimento de Competências Clínicas Especializadas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPain Management in the Critically ill Patient - Clinical Skills Development Project in Critical Care NursingEnfermagemEnfermeiro EspecialistaPessoa em Situação CríticaDorControlo da DorDesenvolvimento de CompetênciasRelatório de estágioEnfermagemEste documento, sob a forma de relatório de estágio, representa um elemento central do percurso realizado no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Enfermagem do Porto. Neste documento, procuro dar conta do que emergiu das Unidades Curriculares “Estágio de natureza Profissional com relatório” (Módulo I – 15 ECTS e Módulo II – 30 ECTS), com particular enfoque no processo de desenvolvimento de competências, comuns e específicas, do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tal como preconizado nos Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros. O estágio de natureza profissional (módulo I e II), inserido no Mestrado, teve como principal objetivo o desenvolvimento de competências clínicas especializadas, com um foco particular na Pessoa em Situação Crítica com dor. Desta forma, foi delineado e consolidado um projeto de desenvolvimento profissional com a temática: “Controlo da dor na Pessoa em Situação Crítica, com afeções cardíacas”, posteriormente implementado nos três contextos clínicos da área da Pessoa em Situação Crítica, onde decorreu o percurso formativo. O estágio dirigiu-se ao desenvolvimento de “todas as competências” do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. No entanto, a problemática da dor representou um foco de primordial interesse e um pretexto de condução das aprendizagens. O desenvolvimento de competências é um processo revestido de grande dinamismo e marcado pela continuidade, no qual importa capitalizar as oportunidades de aprendizagem que, neste caso, os contextos clínicos nos proporcionam. O estágio foi desenvolvido em três contextos clínicos distintos, centrados na assistência à Pessoa em Situação Crítica: uma Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente; uma Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiotorácica e um Serviço de Urgência. Estes contextos clínicos permitiram a mobilização e integração dos conhecimentos desenvolvidos nas unidades curriculares teóricas do presente mestrado; a procura constante da melhoria da qualidade dos cuidados; e, assim, o desenvolvimento de competências necessárias para a prestação de cuidados qualificados à Pessoa em Situação Crítica, contribuindo para a manutenção das suas funções básicas, tendo em consideração a prevenção de complicações e a sua recuperação total (Ordem dos Enfermeiros, 2018b). Neste sentido, o presente relatório, visa, essencialmente, descrever, com base num pensamento crítico-reflexivo, o processo de desenvolvimento de competências (comuns e específicas) do Enfermeiro Especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, tal como preconizado nos Regulamentos nº140/2019 e nº429/2018 da Ordem dos Enfermeiros Este documento formal está organizado em três partes, que, entre outros aspetos, reportam o trajeto de desenvolvimento do projeto delineado, a caracterização dos contextos onde decorreu a prática clínica, os estudos de caso desenvolvidos em cada contexto, bem como o nível de concretização das diferentes competências. A elaboração deste relatório foi sustentada na plataforma pedagógica da Escola Superior de Enfermagem do Porto, "e4nursing", em uso na instituiçãoThis document, in a clinical placement report which, represents a central element of the journey undertaken during the Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, in the area of Nursing to the Critically ill Patient, at Escola Superior de Enfermagem do Porto. In this document, I give an account of what emerged from the Curricular Units “Clinical Placement report” (Module I – 15 ECTS and Module II – 30 ECTS), with particular focus on the process of developing common and specific skills by the Specialist Nurse in the area of Nursing to the Critically ill Patient, as recommended in Regulations nº140/2019 and nº429/2018 of the Ordem dos Enfermeiros. The clinical placement´s (modules I and II), included in this master's degree, main objective is the development of specialized clinical skills, with a particular focus on Acutely ill Person with pain. Therefore, a professional development project was designed and consolidated with the theme: “Pain Management in the Acutely ill Person, with a Heart condition”, which was subsequently implemented in the three clinical contexts in the Acutely ill Person area, where the training course took place.The clinical placement, aimed to develop “all the skills” of the Specialist Nurse in the area of Nursing to the Critically ill Patient. However, the issue of pain represented a primary focus of interest and learning development. The development of skills is a process characterized by great dynamism and marked by continuity, in which it is important to capitalize on the learning opportunities that, in this case, the clinical placements provide us. The clinical placements were developed in three distinct clinical areas, focused on the care to the Critically ill Patient: a Multipurpose Intensive Care Unit; a Cardiothoracic Intensive Care Unit and an Emergency Service. These clinical areas allowed the mobilization and application of the knowledge developed in the theoretical curricular units of this Master's degree; the constant search to improve the quality of care; and, thus, the development of skills necessary to provide qualified care to the Acutely ill Person, contributing to the maintenance of its basic functions, taking into account the prevention of complications and its full recovery (Ordem dos Enfermeiros, 2018b). Therefore, this report essentially aims to describe, based on critical-reflexive thinking, the process of developing skills (common and specific) by the Specialist Nurse in the area of Nursing to the Acutely ill Person, as recommended in Regulations nº 140/2019 and 429/2018 of the Ordem dos Enfermeiros. This formal document is organized into three parts, which, among other aspects, reports the development path of the outlined project, the characterization of the placements where the clinical practice took place, the case studies developed in each placement as well as the level of achievement of the different competences. The drafting of this report was supported by Escola Superior de Enfermagem do Porto pedagogical platform, "e4nursing", in use at the institutionPereira, Filipe Miguel SoaresRepositório ComumMiranda, Vânia Daniela de Sousa2024-02-06T13:45:31Z2023-122023-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49639TID:203514327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-08T11:49:16Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49639Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:36:47.379894Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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