Incorporação de material reciclado de peças pintadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Sara Daniela Gomes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/87968
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia de Polímeros
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spelling Incorporação de material reciclado de peças pintadasMaterial recicladoNormasPinturaReaproveitamentoSustentabilidadeRecycled materialRegulationsPaitingReuseSustainabilityEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado em Engenharia de PolímerosOs recursos naturais devem ser utilizados pela sociedade e empresas de modo sustentável, através do consumo e produção responsável. Um dos grandes problemas da poluição ambiental são os materiais plásticos, tornando-se necessário a recuperação/reciclagem destes materiais para que isso se proporcione numa diminuição da poluição ambiental e, consequentemente, numa economia circular mais sustentável. O maior problema da reciclagem de materiais plásticos são os produtos pintados e envernizados, mas com o aumento da poluição ambiental, legislações por parte dos governos e com a tentativa de diminuição dos custos dos produtos, torna-se fundamental incorporar material reciclado deste tipo de plásticos. A elevada taxa de rejeição de peças com acabamento de alto brilho impulsionou o tema deste projeto de dissertação, surgindo da necessidade de reutilizar peças pintadas com defeitos numa tentativa de reduzir o considerável número de peças que acabam no lixo, visando a produção sustentável e responsável. Este estudo está dividido em 4 fases: a primeira está relacionada com o envio das peças pintadas para uma organização externa, a Use & Reuse, para ser realizada a moagem das peças e, posteriormente, a extrusão e granulação da matéria-prima. Durante esta etapa, foram realizados testes de degradação térmica das diferentes tintas que compõem as peças. Numa segunda fase, após a receção do material reciclado, este foi testado e foram produzidas peças através da técnica de moldação por injeção, com incorporação de diferentes percentagens de material reciclado. De seguida as peças foram pintadas com diferentes tintas. Na terceira fase, foram realizados testes mecânicos, dimensionais e óticos seguindo a norma da Volkswagen. E, na última etapa, foi realizado um estudo de custos para perceber a viabilidade do processo em termos económicos para a empresa. Após o estudo realizado, conclui-se que os objetivos do projeto foram alcançados, demonstrando a viabilidade econômica, as propriedades visuais e mecânicas favoráveis na produção de peças com 30% de material reciclado e a pintura com determinadas tintas (L1QB, Pewter, Chrome Effect, Deep Iron). No entanto, observou-se que o aumento para 50% de material reciclado começava a afetar algumas propriedades das peças. Portanto, a opção de incorporar 30% de material reciclado foi considerada a mais adequada.Natural resources should be used by society and businesses in a sustainable manner through responsible consumption and production. One of the major problems of environmental pollution is plastic materials, making it necessary to recover/recycle these materials in order to achieve a reduction in environmental pollution and, consequently, a more sustainable circular economy. The main challenge in recycling plastic materials lies in painted and varnished products. However, with the increasing environmental pollution and government regulations, as well as efforts to reduce product costs, it becomes essential to incorporate recycled material from such plastics. The high rejection rate of pieces with high-gloss finishes has driven the topic of this dissertation project, arising from the need to reuse painted pieces with defects in an attempt to reduce the considerable number of pieces ending up in landfills, with the aim of achieving sustainable and responsible production. This study is divided into 4 phases: the first phase involves sending the painted pieces to an external organization, Use & Reuse, for grinding, extrusion, and granulation of the raw material. During this stage, tests of thermal degradation of different paints used in the pieces were conducted. In the second phase, after receiving the recycled material, it was tested, and pieces were produced using injection molding technique, incorporating different percentages of recycled material. Subsequently, the pieces were painted with different paints. In the third phase, mechanical, dimensional, and optical tests were performed following Volkswagen's standards. In the final stage, a cost study was conducted to understand the economic viability of the process for the company. After conducting the study, it was concluded that the project objectives were achieved, demonstrating the economic viability and favorable visual and mechanical properties in the production of pieces with 30% recycled material and painting with certain paints (L1QB, Pewter, Chrome Effect, Deep Iron). However, it was observed that increasing the recycled material to 50% began to affect some properties of the pieces. Therefore, the option to incorporate 30% recycled material was considered the most suitable.Viana, J. C.Moreira, Ana MariaUniversidade do MinhoBorges, Sara Daniela Gomes2023-12-262023-12-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/87968por203447158info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:27:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/87968Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:36:08.999520Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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