O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Teresa Paulino
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Maria Palmira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63458
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de um estudo que identifica as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre o contributo das tecnologias no desenvolvimento do currículo escolar. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são uma componente do currículo de caráter transversal, de acordo com a legislação em vigor portuguesa (despacho normativo n.º 1-F/2016, artigo 3.º), sendo objeto de avaliação nas diversas disciplinas, de acordo com critérios definidos pelo conselho pedagógico de cada agrupamento3 . As investigações têm salientado o contributo das tecnologias na melhoria das aprendizagens dos alunos e no sucesso escolar. Contudo, as perspetivas dos alunos são pouco investigadas, pelo que este estudo tem como objetivo compreender as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre esta problemática. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, junto de alunos (n=233) do Ensino Básico, tratados com recurso ao SPSS (Statistic Package for Social Sciences, v.21) e utilizada a estatística descritiva para a sua análise. Os alunos referem que utilizam as tecnologias para fins diversos: aceder ao email, arquivar documentos, utilizar a plataforma moodle e consultar a website da escola. Apesar da sua frequência ser ainda reduzida, consideram que o recurso às TIC permite concluir as tarefas escolares mais rapidamente, facilita a colaboração entre alunos e professores, tornando-a também mais eficaz com os encarregados de educação, melhora as aprendizagens e, consequentemente, intervém no sucesso educativo.
id RCAP_7c93d7f1b1467d5c7f4e7f1023c73926
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63458
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunosLa contribución de las tecnologías en el desarrollo del currículum escolar: perspectivas de los alumnosThe contribution of technologies in the development of the school curriculum: students' perspectivesTecnologias da informação e da comunicaçãoEnsino básicoCurrículo escolarSucessoTecnología de la información y la comunicaciónEnseñanza básicaUsoFrecuencia y ÉxitoInformation and communication technologyBasic educationUseFrequency and SuccessSocial SciencesEste artigo apresenta os resultados de um estudo que identifica as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre o contributo das tecnologias no desenvolvimento do currículo escolar. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são uma componente do currículo de caráter transversal, de acordo com a legislação em vigor portuguesa (despacho normativo n.º 1-F/2016, artigo 3.º), sendo objeto de avaliação nas diversas disciplinas, de acordo com critérios definidos pelo conselho pedagógico de cada agrupamento3 . As investigações têm salientado o contributo das tecnologias na melhoria das aprendizagens dos alunos e no sucesso escolar. Contudo, as perspetivas dos alunos são pouco investigadas, pelo que este estudo tem como objetivo compreender as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre esta problemática. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, junto de alunos (n=233) do Ensino Básico, tratados com recurso ao SPSS (Statistic Package for Social Sciences, v.21) e utilizada a estatística descritiva para a sua análise. Os alunos referem que utilizam as tecnologias para fins diversos: aceder ao email, arquivar documentos, utilizar a plataforma moodle e consultar a website da escola. Apesar da sua frequência ser ainda reduzida, consideram que o recurso às TIC permite concluir as tarefas escolares mais rapidamente, facilita a colaboração entre alunos e professores, tornando-a também mais eficaz com os encarregados de educação, melhora as aprendizagens e, consequentemente, intervém no sucesso educativo.Este artículo presenta los resultados de un estudio, que identifica las perspectivas de los alumnos de la enseñanza básica sobre la contribución de las tecnologías en el desarrollo del currículo escolar. La inclusión de las Tecnologías de la Información y de la Comunicación (TIC), como componente del currículo de carácter transversal, y de acuerdo con la legislación en vigor portuguesa (despacho normativo nº 1-F / 2016, artículo 3) Es objeto de evaluación en las diversas disciplinas, y los criterios definidos por el consejo pedagógico de cada agrupación. Las investigaciones han subrayado la contribución de las tecnologías en la mejora de los aprendizajes de los alumnos y en el éxito escolar. Sin embargo, las perspectivas de los alumnos son poco investigadas, por lo que este estudio tiene como objetivo comprender las perspectivas de los alumnos de la enseñanza básica sobre esta problemática. Recogemos los datos a través de encuesta por cuestionario, junto a alumnos (n = 233) de la Enseñanza Básica. Los alumnos señalan que acceden y utilizan las tecnologías para fines diversos: acceder al correo electrónico, archivar documentos, utilizar la plataforma moodle y consultar el sitio web de la escuela, a pesar de que su frecuencia sigue siendo muy reducida. Consideran que el recurso a las TIC permite concluir las tareas escolares más rápidamente, facilita la colaboración entre alumnos y profesores, haciéndola también más eficaz con los encargados de educación, mejora los aprendizajes y, consecuentemente, interviene en el éxito educativo.This paper presents the results of a study that identifies the perspectives of the students of basic education on the contribution of the technologies in the development of the school curriculum. The inclusion of Information and Communication Technologies (ICT), as a component of the transversal curriculum, and according to the current Portuguese legislation (normative dispatch no. 1-F / 2016, article 3), its use Is an object of evaluation in the various disciplines, and the criteria defined by the pedagogical council of each group. Research has highlighted the contribution of technologies to improving student learning and school success. However, the perspectives of the students are little investigated, so this study aims to understand the perspectives of elementary school students on this issue. We collected the data through a questionnaire survey, with students (n = 233) of Basic Education. Students report that they access and use the technologies for a variety of purposes: accessing e-mail, archiving documents, using the moodle platform and consulting the school's website, although their frequency is still very small. They consider that the use of ICT makes it possible to complete school tasks more quickly, to facilitate collaboration between pupils and teachers, to make it more effective with parents, to improve learning and, consequently, to intervene in educational success.Universidade Estadual Paulista (UNESP)Universidade do MinhoSantos, Teresa PaulinoAlves, Maria Palmira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63458porSANTOS, Teresa Paulino.; ALVES, Maria Palmira. O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspetivas dos alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1554-1569, ago./2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309>. E-ISSN: 1982-5587.2446-860610.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10309/6701info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:57.658762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
La contribución de las tecnologías en el desarrollo del currículum escolar: perspectivas de los alumnos
The contribution of technologies in the development of the school curriculum: students' perspectives
title O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
spellingShingle O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
Santos, Teresa Paulino
Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico
Currículo escolar
Sucesso
Tecnología de la información y la comunicación
Enseñanza básica
Uso
Frecuencia y Éxito
Information and communication technology
Basic education
Use
Frequency and Success
Social Sciences
title_short O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
title_full O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
title_fullStr O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
title_full_unstemmed O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
title_sort O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspectivas dos alunos
author Santos, Teresa Paulino
author_facet Santos, Teresa Paulino
Alves, Maria Palmira
author_role author
author2 Alves, Maria Palmira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Teresa Paulino
Alves, Maria Palmira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico
Currículo escolar
Sucesso
Tecnología de la información y la comunicación
Enseñanza básica
Uso
Frecuencia y Éxito
Information and communication technology
Basic education
Use
Frequency and Success
Social Sciences
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Ensino básico
Currículo escolar
Sucesso
Tecnología de la información y la comunicación
Enseñanza básica
Uso
Frecuencia y Éxito
Information and communication technology
Basic education
Use
Frequency and Success
Social Sciences
description Este artigo apresenta os resultados de um estudo que identifica as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre o contributo das tecnologias no desenvolvimento do currículo escolar. As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são uma componente do currículo de caráter transversal, de acordo com a legislação em vigor portuguesa (despacho normativo n.º 1-F/2016, artigo 3.º), sendo objeto de avaliação nas diversas disciplinas, de acordo com critérios definidos pelo conselho pedagógico de cada agrupamento3 . As investigações têm salientado o contributo das tecnologias na melhoria das aprendizagens dos alunos e no sucesso escolar. Contudo, as perspetivas dos alunos são pouco investigadas, pelo que este estudo tem como objetivo compreender as perspetivas dos alunos do ensino básico sobre esta problemática. Os dados foram recolhidos através de inquérito por questionário, junto de alunos (n=233) do Ensino Básico, tratados com recurso ao SPSS (Statistic Package for Social Sciences, v.21) e utilizada a estatística descritiva para a sua análise. Os alunos referem que utilizam as tecnologias para fins diversos: aceder ao email, arquivar documentos, utilizar a plataforma moodle e consultar a website da escola. Apesar da sua frequência ser ainda reduzida, consideram que o recurso às TIC permite concluir as tarefas escolares mais rapidamente, facilita a colaboração entre alunos e professores, tornando-a também mais eficaz com os encarregados de educação, melhora as aprendizagens e, consequentemente, intervém no sucesso educativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63458
url http://hdl.handle.net/1822/63458
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SANTOS, Teresa Paulino.; ALVES, Maria Palmira. O contributo das tecnologias no desenvolvimento do curriculo escolar: perspetivas dos alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp. 2, p. 1554-1569, ago./2017. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309>. E-ISSN: 1982-5587.
2446-8606
10.21723/riaee.v12.n.esp.2.10309
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10309/6701
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132928773455872