Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/22091 |
Resumo: | Período áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural. |
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Deposição de Cristo no túmulo : estudo e intervenção de conservação e restauroPintura sobre madeiraSéc. XVIIconografiaJonasIndumentáriaJoiasPanel painting16th centuryIconographyJonahGarmentsJewelsDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesPeríodo áureo da pintura portuguesa, o séc. XVI correspondeu, sobretudo, à influência flamenga em Portugal e aos seus movimentos artísticos. Desta influência faz parte a obra objeto do meu estudo, Deposição de Cristo no Túmulo, uma pintura a óleo sobre madeira. Esta obra faz parte de um ciclo da Paixão de Cristo, juntamente com as pinturas da Flagelação, Ecce Homo e Descimento da Cruz, pertencentes ao Mosteiro de Santo André de Ancede. Na minha dissertação tenho como objetivo dar continuidade e aprofundar o estudo histórico, iconográfico, técnico e material do ciclo, recorrendo a exames de área como a documentação fotográfica sob vários comprimentos de onda (visível, UV e IV), a exames pontuais por microscopia ótica digital e análises complementares, tais como observação dos cortes estratigráficos e identificação do suporte de madeira de castanho por microscopia ótica (MO), testes de coloração e análise elementar por microscopia eletrónica de varrimento com espectrometria dispersiva de energia (SEM-EDS) e por micro-espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier (micro-FTIR). Os materiais identificados são comuns à época, sendo a obra constituída por uma camada de preparação à base de sulfato de cálcio e material proteico, desenho subjacente executado a carvão vegetal e diversas camadas cromáticas compostas por branco de chumbo, azurite, amarelo de chumbo e estanho, verdigris, resinato de cobre, vermelhão, carvão vegetal e animal e pigmentos ocre ou terra. Com este estudo pretendo contribuir para um aprofundamento do conhecimento sobre o modo de execução e dos materiais utilizados por este mestre/oficina desconhecido, comparando com o que se conhece sobre a construção de painéis na época, em Portugal. O luxo e riqueza das vestes retratadas na pintura suscitaram interesse pelo estudo do vestuário, joias e ornamentos utilizados durante o período em causa. Assim, foi realizada, como caso de estudo, uma abordagem geral à principal indumentária e acessórios usados em Quinhentos, bem como a sua representação em pinturas da época. A existência de uma grisalha representando a cena bíblica de Jonas com a baleia serviu também como forma de datação da presente obra. De um modo geral, os principais problemas que a obra apresentava eram a fragilidade do suporte, devido a infestação xilófaga e a uma anterior intervenção deficitária. A camada cromática apresentava ainda algum desgaste e lacunas derivadas da transladação do retábulo original para uma moldura individual. O tratamento de conservação e restauro efetuado teve como objetivo a estabilização e a consolidação do suporte lenhoso, assim como a preservação da integridade estética da obra, sendo fundamentado em critérios de compatibilidade de materiais e de durabilidade do tratamento de estabilização estrutural.The golden period of the portuguese painting, the 16th century, corresponded mainly to the Flemish influence in Portugal and to its artistic movements. The object of my study, Deposition of Christ in the Tomb, an oil panel painting, make part of this influence. This work belongs to a cycle of the Passion of Christ, along with the paintings of the Flagellation, Ecce Homo and the Descent from the Cross, belonging to the Monastery of Santo André de Ancede. One of the aims of my dissertation is to continuing and deepening the historical, iconographic, technical and material study of the cycle, using photographic documentation on various wavelengths (visible, UV and IV), digital optical microscopy and complementary analysis, such as the observation of stratigraphic sections and the identification of the Chestnut-tree wood support by optical microscopy (OM), staining tests and elementary analysis by scanning electron microscopy with energy dispersive spectrometry (SEM-EDS) and Fourier transform infrared microspectroscopy (micro-FTIR). The materials identified are common at such period. It consisted on a ground layer based on calcium sulphate and protein material, underdrawing executed with charcoal and the paint layers composed of white lead, azurite, lead-tin yellow, verdigris, copper resinate, vermilion, vegetal and animal charcoal and an iron oxides pigments. With this study I intend to contribute for the knowledge about the techniques of execution and of the materials used by this unknown master/workshop, comparing with what is known in the context of this period of time. The luxury and richness of the garments depicted in the painting aroused interest in the study of clothing, jewellery and ornaments used during the period in question. Therefore, as a case study, a general approach to the clothing and accessories used in the 16th century was carried out, with contributions in painting of their period. The existence of a grisaille representing the biblical scene of Jonah with the whale also served as a form of dating the current painting. In general, the main problems presented by the work were the fragility of the support, due to insect infestation and to a previous deficit intervention. The ground layer have showed some wear and gaps derived from the alteration the original retable into an individual frame. The conservation and restoration treatment were carried out with the aim of stabilizing and consolidating the wood support, as well as preserving the aesthetic integrity of the work, being based on the criteria of compatibility and durability of the structural stabilization treatment.Aguiar, Maria Cunha Matos Lopes Pinto LeãoFrade, José CarlosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFreches, Marta de Almeida2017-04-28T10:36:41Z2017-04-2420162017-04-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/22091TID:201958520porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:23Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/22091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:26.091802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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