Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Miguel Bruno
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/7701
Resumo: Trabalho apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.
id RCAP_7ca9da8728c6a97209e30ba817f9b0d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7701
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantesAvaliação formativaPlataforma webEnsinoFeedbackQuestionáriosFormative assessmentWeb platformTeachingFeedbackAssessmentsDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da InformaçãoTrabalho apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.O trabalho descrito neste relatório consiste numa aplicação web desenvolvida para facilitar a um professor a tarefa de obter feedback sobre o estado de conhecimento adquirido, pelos estudantes, relativamente a determinada informação lecionada e verificar a sua evolução ao longo do tempo. A informação é obtida através de questionários rápidos que o professor pode preparar e facultar aos alunos partilhando um código QR, ou por email. Os alunos por sua vez respondem a esse questionário, gerando um gráfico e métricas sobre quais as questões mais acertadas. Os questionários podem ser lançados múltiplas vezes de forma a permitir ao professor contrastar se a informação lecionada foi assimilada. Esta aplicação visa ser usada em contexto de aula, necessitando para a sua utilização de um computador ou smartphone. Na fase final do projeto, e ainda no decorrer de alguns desenvolvimentos, a aplicação desenvolvida foi usada por dois docentes da Escola Superior de Tecnologia tendo sido feitos testes em contexto real e obtido feedback sobre a sua utilização. O resultado obtido permite concluir ser uma ferramenta que ajuda um professor a conhecer melhor em determinado momento do período letivo o estado de conhecimento da sua turma relativamente aos conteúdos lecionados.ABSTRACT: The project described in this report consists of the development of a web application to facilitate a professor the task of getting feedback about the state of knowledge acquired, by the students, related to specific information taught, and evaluate its evolution during the time. The information is obtained through quick assessments that the professor can prepare and send to the students, sharing a QR code or email. The students in turn respond to the assessment, generating a chart and other metrics about what are the questions most asserted. The assessment can be sent multiple time allowing to the teacher to contrast is the information taught was retained. This application aims to be used in a context of a class, needing for its utilization a computer or a smartphone. At the end of this project, with some developments still in an on-going status, the developed application was used by two teachers of Escola Superior de Tecnologia, having tests being performed in a real context and obtained feedback about its utilization. The obtained result allows to conclude to be a tool that helps the professor to know better in a specific moment of the school term the state of the knowledge of his class regarding the taught contents.Metrôlho, José Carlos Meireles MonteiroRibeiro, Fernando Reinaldo da Silva GarciaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMachado, Miguel Bruno20212024-12-31T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7701TID:202777855porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-18T01:47:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7701Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:11.707117Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
title Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
spellingShingle Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
Machado, Miguel Bruno
Avaliação formativa
Plataforma web
Ensino
Feedback
Questionários
Formative assessment
Web platform
Teaching
Feedback
Assessments
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
title_short Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
title_full Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
title_fullStr Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
title_sort Desenvolvimento de uma plataforma web para apoio à avaliação contínua de estudantes
author Machado, Miguel Bruno
author_facet Machado, Miguel Bruno
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Metrôlho, José Carlos Meireles Monteiro
Ribeiro, Fernando Reinaldo da Silva Garcia
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Miguel Bruno
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Plataforma web
Ensino
Feedback
Questionários
Formative assessment
Web platform
Teaching
Feedback
Assessments
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
topic Avaliação formativa
Plataforma web
Ensino
Feedback
Questionários
Formative assessment
Web platform
Teaching
Feedback
Assessments
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação
description Trabalho apresentado à Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Desenvolvimento de Software e Sistemas Interativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2024-12-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/7701
TID:202777855
url http://hdl.handle.net/10400.11/7701
identifier_str_mv TID:202777855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130846028890112