Cuidar em enfermagem pediátrica :

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Nélia Alexandra Serafim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/43684
Resumo: A hospitalização conduz a alteração das rotinas de vida da criança/família, pois a criança é retirada do seu ambiente familiar e afetuoso, e afastada das pessoas que lhe são significativas para um ambiente completamente desconhecido, ficando sujeita a inúmeros stressores, tais como, ambiente desconhecido, separação do ambiente familiar, perda de controlo e autonomia, e medo da lesão corporal e dor. A família vê-se obrigada a alterar a sua dinâmica de forma a responder às necessidades da criança. Este processo é, frequentemente, acompanhado de uma emocionalidade intensa, vivida pela criança/família, o que faz com que a díade necessite de apoio externo, fornecido pela equipa de enfermagem através da prestação de um cuidado holístico que valoriza as suas necessidades emocionais. A realização do percurso formativo que conduziu ao presente Relatório de Estágio teve como objetivos desenvolver competências de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde infantil e pediátrica (EEESIP), e aprofundar conhecimentos acerca do impacto emocional do processo cirúrgico na criança/família. Assim, o objeto de estudo é as intervenções de enfermagem que facilitam a gestão das emoções da criança e família no período pré-operatório, tendo em conta as vivências emocionais do cliente pediátrico e família, mobilizando a teoria de Jean Watson, o Modelo de Sistemas de Betty Neuman e os princípios dos cuidados centrados na família (CCF), a parceria de cuidados, os Cuidados Não Traumáticos (CNT) e o Modelo de Trabalho Emocional em Enfermagem Pediátrica. Ao longo do percurso de estágio, foi utilizada uma metodologia crítica, descritiva e reflexiva sobre as práticas de cuidados que permitiu a aquisição de novos saberes/competências como futura EEESIP. Das atividades desenvolvidas destacam-se a observação participativa nos cuidados, reflexões escritas ao longo dos estágios, a identificação de estratégias utilizadas pelo enfermeiro especialista (EE) na gestão emocional da criança-família e a implementação sob supervisão de estratégias de apoio à gestão emocional. O EEESIP tem um papel primordial na gestão das emoções através do desempenho do trabalho emocional, contribuindo para alterar as emoções negativas do cliente e, consequentemente, atitudes e comportamentos, para estados de tranquilidade e bem-estar promovendo o desenvolvimento de mecanismos de coping e a adaptação positiva a toda a situação.
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