A arte no desenvolvimento da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Patricia Alexandra da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40644
Resumo: O presente relatório, intitulado de A arte no desenvolvimento da criança, decorre da unidade curricular de Prática Educativa, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com o intuito de compreender a importância das artes em contexto escolar, no quadro do desenvolvimento da criança, definiram-se objetivos a cumprir durante a prática, que se realizou numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico, na cidade de Coimbra. Reconhecer a arte como uma dimensão que potencia o desenvolvimento da criança, compreender que competências podem ser desenvolvidas através de processos de criação artística e expor a importância da expressão artística no currículo escolar foram, em síntese, os objetivos para definir o roteiro do estudo e, consequentemente, a realização deste relatório. A natureza surge como fio condutor da ação, onde a ecoarte ocupa uma posição transversal em toda a ação. Para sustentar as práticas a serem desenvolvidas em contexto de estágio, desenvolveu-se um quadro teórico que consistiu num processo de revisão da literatura fundamental à definição das propostas de ação educativa. Metodologicamente foram adotadas práticas de observação participante, podendo enquadrar-se no método de investigação-ação, sendo que o estudo reflete resultados de cariz qualitativo, valorizando o processo decorrente das propostas apresentadas. O cruzamento dos resultados vem justificar a pertinência do estudo e permitir algumas considerações finais. Assim, infere-se que as artes têm um papel fulcral no desenvolvimento da criança, designadamente, nos domínios da expressão e comunicação e da formação pessoal e social. De referir ainda que a introdução de indutores e estímulos que desafiem a criança e que potenciem a sua criatividade são uma mais-valia nos processos da ação artística, desencadeando uma motivação adicional na criança.
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