O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/33254 |
Resumo: | Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem uma visão compartilhada para a humanidade, um pacto entre líderes mundiais e pessoas, e uma lista de ações a serem tomadas em prol das pessoas e do planeta (United Nations, 2016). O objetivo geral do programa Erasmus+ é apoiar as pessoas na educação, formação, juventude e desporto na Europa, mas também para promover o seu desenvolvimento educativo, profissional e pessoal através da aprendizagem ao longo da vida, diligenciando o crescimento sustentável, empregos de qualidade, coesão social e fomentando a inovação, e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa (Regulation (EU) 2021/817). As Instituições de Ensino Superior (IES) são instituições que se reinventam para a sustentabilidade, através das suas mais diversas atividades, estratégias, e relações internas e externas (European strategy for universities COM/2022/16 final). Através das ações promovidas e patrocinadas pelo Programa Erasmus+, as IES, através da internacionalização, têm mais uma oportunidade de contribuir para os ODS. Posto isto, a questão que se coloca e à qual pretendemos responder é que ações e atividades podem ser empreendidas pelas IES no âmbito do Programa Erasmus+, de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A resposta a esta pergunta permitir-nos-á preencher um pouco mais a lacuna de conhecimento que existe entre os ODS e o Programa Erasmus+. Por outro lado, também pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre estas dimensões, analisando os aspetos comuns e as sinergias existentes entre elas, e identificar evidências que permitam afirmar o contributo do Programa Erasmus+ para o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género) ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos). |
id |
RCAP_7cbe66d75f20bc841be958e20eed1c84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/33254 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos ObjetivosPrograma Erasmus+Objetivos de Desenvolvimento SustentávelQualidade da EducaçãoParceriasOs Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem uma visão compartilhada para a humanidade, um pacto entre líderes mundiais e pessoas, e uma lista de ações a serem tomadas em prol das pessoas e do planeta (United Nations, 2016). O objetivo geral do programa Erasmus+ é apoiar as pessoas na educação, formação, juventude e desporto na Europa, mas também para promover o seu desenvolvimento educativo, profissional e pessoal através da aprendizagem ao longo da vida, diligenciando o crescimento sustentável, empregos de qualidade, coesão social e fomentando a inovação, e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa (Regulation (EU) 2021/817). As Instituições de Ensino Superior (IES) são instituições que se reinventam para a sustentabilidade, através das suas mais diversas atividades, estratégias, e relações internas e externas (European strategy for universities COM/2022/16 final). Através das ações promovidas e patrocinadas pelo Programa Erasmus+, as IES, através da internacionalização, têm mais uma oportunidade de contribuir para os ODS. Posto isto, a questão que se coloca e à qual pretendemos responder é que ações e atividades podem ser empreendidas pelas IES no âmbito do Programa Erasmus+, de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A resposta a esta pergunta permitir-nos-á preencher um pouco mais a lacuna de conhecimento que existe entre os ODS e o Programa Erasmus+. Por outro lado, também pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre estas dimensões, analisando os aspetos comuns e as sinergias existentes entre elas, e identificar evidências que permitam afirmar o contributo do Programa Erasmus+ para o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género) ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos).RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade2023-01-09T10:38:55Z2023-01-092022-06-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/33254http://hdl.handle.net/10174/33254porNogueiro, T. & Saraiva, M. (2022). O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 266-269. ISSN: 2183-1408266-2692183-1408https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_266_269.pdft.nogueiro@gmail.commsaraiva@uevora.ptLivro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento661Nogueiro, TeresaSaraiva, Margaridainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:34:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/33254Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:22:09.050510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
title |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
spellingShingle |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos Nogueiro, Teresa Programa Erasmus+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Qualidade da Educação Parcerias |
title_short |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
title_full |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
title_fullStr |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
title_full_unstemmed |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
title_sort |
O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos |
author |
Nogueiro, Teresa |
author_facet |
Nogueiro, Teresa Saraiva, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Saraiva, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueiro, Teresa Saraiva, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Erasmus+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Qualidade da Educação Parcerias |
topic |
Programa Erasmus+ Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Qualidade da Educação Parcerias |
description |
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecem uma visão compartilhada para a humanidade, um pacto entre líderes mundiais e pessoas, e uma lista de ações a serem tomadas em prol das pessoas e do planeta (United Nations, 2016). O objetivo geral do programa Erasmus+ é apoiar as pessoas na educação, formação, juventude e desporto na Europa, mas também para promover o seu desenvolvimento educativo, profissional e pessoal através da aprendizagem ao longo da vida, diligenciando o crescimento sustentável, empregos de qualidade, coesão social e fomentando a inovação, e reforçando a identidade europeia e a cidadania ativa (Regulation (EU) 2021/817). As Instituições de Ensino Superior (IES) são instituições que se reinventam para a sustentabilidade, através das suas mais diversas atividades, estratégias, e relações internas e externas (European strategy for universities COM/2022/16 final). Através das ações promovidas e patrocinadas pelo Programa Erasmus+, as IES, através da internacionalização, têm mais uma oportunidade de contribuir para os ODS. Posto isto, a questão que se coloca e à qual pretendemos responder é que ações e atividades podem ser empreendidas pelas IES no âmbito do Programa Erasmus+, de forma a contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A resposta a esta pergunta permitir-nos-á preencher um pouco mais a lacuna de conhecimento que existe entre os ODS e o Programa Erasmus+. Por outro lado, também pretende-se realizar uma reflexão teórica sobre estas dimensões, analisando os aspetos comuns e as sinergias existentes entre elas, e identificar evidências que permitam afirmar o contributo do Programa Erasmus+ para o ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 5 (Igualdade de Género) ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 13 (Ação Climática) e ODS 17 (Parcerias para a Implementação dos Objetivos). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24T00:00:00Z 2023-01-09T10:38:55Z 2023-01-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/33254 http://hdl.handle.net/10174/33254 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/33254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Nogueiro, T. & Saraiva, M. (2022). O Programa Erasmus+ e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Da Qualidade da Educação às Parcerias para a Implementação dos Objetivos. In Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento, António Ramos Pires, Margarida Saraiva & Helena Navas (Org.), RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa - Caparica (Portugal), 24 de junho de 2022, pp. 266-269. ISSN: 2183-1408 266-269 2183-1408 https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2022/09/troia_xii_266_269.pdf t.nogueiro@gmail.com msaraiva@uevora.pt Livro de Atas do XII Encontro de Investigadores da Qualidade – Qualidade, Investigação e Desenvolvimento 661 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
publisher.none.fl_str_mv |
RIQUAL - Rede de Investigadores da Qualidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136703049367552 |