“Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patinha, Daniela Filipa Campelos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9462
Resumo: Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7ccd017cb5dc3fb0bb8c621b0db390d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9462
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de históriasCriançasConto de históriasRecursos auxiliares de históriasEducadorFamília.ChildrenTale of storiesAuxiliary resources of storiesEducatorFamilyRelatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório é o culminar do processo vivenciado ao longo da Prática Profissional Supervisionada, que decorreu no último semestre do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em contexto de jardim de infância. Através do mesmo procura-se ilustrar e fundamentar, de um modo reflexivo e crítico, todo o trajeto realizado durante esse percurso. Para o trabalho desenvolvido tive em consideração as intenções que delineei para a ação pedagógica, mais concretamente, para o grupo de crianças em questão e respetivas famílias e para toda a equipa educativa. Tomando como ponto de partida as observações diárias e a caracterização do contexto, constatei: i) o interesse do grupo de crianças por histórias; ii) o facto da “Hora do Conto” constar no plano diário, mas não ser uma prática regular; iii) o livro enquanto único recurso neste momento. A par do referido, a temática da dinamização da “Hora do Conto” foi algo que suscitou o meu interesse. Assim sendo, ao longo deste relatório irei apresentar a problemática: “Conta-me uma história” – dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias, problemática na qual se focalizou o processo investigativo desenvolvido. Para um desenvolvimento proficiente da investigação e com o intuito de recolher informações pertinentes, recorri a diversas fontes: (i) notas de campo fruto da observação; (ii) entrevista semiestruturada à educadora; (iii) inquéritos por questionário realizados às crianças e suas famílias; (iv) registos fotográficos. Concluindo, os resultados alcançados apontam para a importância das histórias para as crianças e dos benefícios de estas explorarem e manipularem os recursos auxiliares de histórias e, também, para a influência do meio familiar no interesse das crianças pelo conto de histórias.ABSTRACT This report is the culmination of the experienced process during the Supervised Professional Practice, which took place in the last semester of the Master’s Degree in Pre-School Education, in a kindergarten context. Through the same, it is tried to illustrate and to base, in a reflexive and critical way, all the path realized during that route. For the work developed I considered the intentions that I outlined for the pedagogical action, more concretely, for that group of children and their families and for the whole educational team. Taking as starting point the daily observations and the characterization of the context, I noticed: i) the interest of the group of children for stories; ii) the fact that the “Story Time” appears on a daily basis, but not be a regular practice; iii) the book as the only resource at this time. In addition to the above, the thematic of the dynamization of the “Story Time” was something that aroused my interest.Therefore, throughout this report I will present the problematic: “Tell me a story” – dynamization of the story time: auxiliary resources of stories, problematic in which the research process was focused. For a proficient development of the investigation and with the intention of collecting pertinent information, I resorted for diverse sources: (i) field notes fruit of the observation; (ii) semi-structured interview with the educator; (iii) questionnaire surveys approached to children and their families; (iv) photographic records. In conclusion, the results achieved point to the importance of stories for children and the benefits of them to explore and manipulate the auxiliary resources of stories and, as well, the influence of the family environment on children’s interest in tale of stories.Friães, RitaRCIPLPatinha, Daniela Filipa Campelos2019-02-07T11:48:00Z2018-04-262018-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9462TID:202030261porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:10Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9462Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:01.932634Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
title “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
spellingShingle “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
Patinha, Daniela Filipa Campelos
Crianças
Conto de histórias
Recursos auxiliares de histórias
Educador
Família.
Children
Tale of stories
Auxiliary resources of stories
Educator
Family
title_short “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
title_full “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
title_fullStr “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
title_full_unstemmed “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
title_sort “Conta-me uma história”: Dinamização da hora do conto: recursos auxiliares de histórias
author Patinha, Daniela Filipa Campelos
author_facet Patinha, Daniela Filipa Campelos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Friães, Rita
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Patinha, Daniela Filipa Campelos
dc.subject.por.fl_str_mv Crianças
Conto de histórias
Recursos auxiliares de histórias
Educador
Família.
Children
Tale of stories
Auxiliary resources of stories
Educator
Family
topic Crianças
Conto de histórias
Recursos auxiliares de histórias
Educador
Família.
Children
Tale of stories
Auxiliary resources of stories
Educator
Family
description Relatório de Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-26
2018-04-26T00:00:00Z
2019-02-07T11:48:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9462
TID:202030261
url http://hdl.handle.net/10400.21/9462
identifier_str_mv TID:202030261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443867541504