Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36823 |
Resumo: | Introdução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica. |
id |
RCAP_7cd3bac21947149ad817b0a620f8aabc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36823 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagemEnfermagem pediátricaEstudantes de EnfermagemEstágio clínicoRessuscitaçãoIntrodução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica.Objectivo: Promover o desenvolvimento de competências e a reflexão acerca da prática profissional.Material e Método: O artigo relata uma experiência de cuidados à criança em situação crítica, analisada segundo a metodologia do ciclo reflexivo de aprendizagem de Gibbs, sequenciada em seis etapas: descrição, sentimentos, avaliação, análise, conclusão e planeamento da ação.Resultados: A reflexão possibilita o desenvolvimento do saber profissional em enfermagem nos domínios de competência: prestação, gestão de cuidados e desenvolvimento profissional.Conclusão: O registo estruturado permitiu efetivar a ligação entre teoria e prática numa óptica de integração do saber, contribuindo para a aquisição da competência respectiva ao desenvolvimento profissional.Associação Científica dos EnfermeirosRepositório ComumAfonso, TâniaLoureiro, Fernanda2021-06-18T13:55:19Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36823porAfonso, T.; Loureiro F. Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem. Enformação – Enfermagem em Contínuo Movimento, 2018 Jan-Abril, 9:13-17.2182-8261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T02:31:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:09.523638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
title |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
spellingShingle |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem Afonso, Tânia Enfermagem pediátrica Estudantes de Enfermagem Estágio clínico Ressuscitação |
title_short |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
title_full |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
title_fullStr |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
title_sort |
Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem |
author |
Afonso, Tânia |
author_facet |
Afonso, Tânia Loureiro, Fernanda |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Fernanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Tânia Loureiro, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem pediátrica Estudantes de Enfermagem Estágio clínico Ressuscitação |
topic |
Enfermagem pediátrica Estudantes de Enfermagem Estágio clínico Ressuscitação |
description |
Introdução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01 2018-01-01T00:00:00Z 2021-06-18T13:55:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36823 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Afonso, T.; Loureiro F. Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem. Enformação – Enfermagem em Contínuo Movimento, 2018 Jan-Abril, 9:13-17. 2182-8261 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Científica dos Enfermeiros |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Científica dos Enfermeiros |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129972092174336 |