Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Tânia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Loureiro, Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36823
Resumo: Introdução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica.
id RCAP_7cd3bac21947149ad817b0a620f8aabc
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36823
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagemEnfermagem pediátricaEstudantes de EnfermagemEstágio clínicoRessuscitaçãoIntrodução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica.Objectivo: Promover o desenvolvimento de competências e a reflexão acerca da prática profissional.Material e Método: O artigo relata uma experiência de cuidados à criança em situação crítica, analisada segundo a metodologia do ciclo reflexivo de aprendizagem de Gibbs, sequenciada em seis etapas: descrição, sentimentos, avaliação, análise, conclusão e planeamento da ação.Resultados: A reflexão possibilita o desenvolvimento do saber profissional em enfermagem nos domínios de competência: prestação, gestão de cuidados e desenvolvimento profissional.Conclusão: O registo estruturado permitiu efetivar a ligação entre teoria e prática numa óptica de integração do saber, contribuindo para a aquisição da competência respectiva ao desenvolvimento profissional.Associação Científica dos EnfermeirosRepositório ComumAfonso, TâniaLoureiro, Fernanda2021-06-18T13:55:19Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36823porAfonso, T.; Loureiro F. Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem. Enformação – Enfermagem em Contínuo Movimento, 2018 Jan-Abril, 9:13-17.2182-8261info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-30T02:31:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36823Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:10:09.523638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
title Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
spellingShingle Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
Afonso, Tânia
Enfermagem pediátrica
Estudantes de Enfermagem
Estágio clínico
Ressuscitação
title_short Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
title_full Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
title_fullStr Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
title_full_unstemmed Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
title_sort Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem
author Afonso, Tânia
author_facet Afonso, Tânia
Loureiro, Fernanda
author_role author
author2 Loureiro, Fernanda
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Tânia
Loureiro, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem pediátrica
Estudantes de Enfermagem
Estágio clínico
Ressuscitação
topic Enfermagem pediátrica
Estudantes de Enfermagem
Estágio clínico
Ressuscitação
description Introdução: O ensino clínico constitui um método de aprendizagem imprescindível que permite a aquisição de competências enquanto aluna e futura enfermeira. Apresenta-se um artigo que resulta de um trabalho desenvolvido no âmbito do ensino clínico do curso de enfermagem, realizado no serviço de urgência pediátrica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
2021-06-18T13:55:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36823
url http://hdl.handle.net/10400.26/36823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, T.; Loureiro F. Cuidados à criança em situação crítica : reflexão segundo o ciclo reflexivo de aprendizagem. Enformação – Enfermagem em Contínuo Movimento, 2018 Jan-Abril, 9:13-17.
2182-8261
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Científica dos Enfermeiros
publisher.none.fl_str_mv Associação Científica dos Enfermeiros
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129972092174336