Géneros discursivos e curricula
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/536 |
Resumo: | Neste artigo, é revisitado o texto dos Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, Março de 2009, da perspectiva dos géneros (discursivos): da sua presença/ausência nos programas, da sua enunciação programática, das suas implicações e aplicabilidade. É feito um balanço global do modo como os PPEB propõe o desenvolvimento ontogénico dos tipos de texto em presença; a progressão e a transversalidade sugeridas. São identificadas algumas omissões no que diz respeito, designadamente, à articulação ente os “descritores de desempenho” dos três ciclos e os pontos do programa que os enquadram. Reconhecendo alguma duplicidade quanto ao entendimento (filosófico) sobre o conceito de língua em presença, avalia-se a interferência desta ambiguidade na gestão dos conteúdos disciplinares e extradisciplinares. Serão fornecidas referências sobre curricula/programas de orientação textual (genológica) em vigor noutros sistemas educativos, cuja formulação mereça destaque e que tenham já recebido boa avaliação internacional. - The text of Programas de Português do Ensino Básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos), Ministério da Educação, DGIDC, march 2009, is examined in this paper, considering speech genre: its presence/lack in the programs, its programmatic enunciation, implication and applicability. A global appreciation how PPEB propose ontogenic development relating the existing types of text is carried out. Progression and transversality are as well analysed. I identify some textual omissions concerning, particularly, the articulation between the descriptors of the three Cycles and programmatic items associated with them. A certain duplicity regarding the philosophical concept of language is pointed out; moreover, the interference of this ambiguity in disciplinary subjects is evaluated. References are being given about genre/text-based programs applied in other educational systems which received positive international appraisal. |
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