Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743 |
Resumo: | O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo SABE da Biblioteca Municipal, tem vindo desde 2015 a desenvolver o projeto Ler+ adoç@ a vida. Anualmente são selecionados temas relacionados com o património do concelho. A ciência da computação define interface como a fronteira que facilita a interação e esclarece a forma de comunicação entre duas entidades. Nesta perspetiva, concebemos as Bibliotecas como uma interface entre o mundo e os utilizadores, entre o que há para descobrir, aprender, ler, sonhar… e os leitores. Reiteramos a ideia: as bibliotecas são o elo de ligação. Desempenham um papel nuclear por possibilitarem um percurso pedagógico e educativo para vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber. Potenciam a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local nas atividades que dinamizam, promovendo o conhecimento do património num diálogo pacífico, inclusivo e democrático entre realidades culturais.Em 2018, o Grupo teve a oportunidade de estabelecer parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. No contexto desta parceria iniciámos um processo de estudo da sustentabilidade em Bibliotecas Escolares. |
id |
RCAP_7cf2135b0c54130f018b874a9cb280f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1743 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável?PalmelaRede de BibliotecasPatrimónioComunidadeSustentabilidadeO Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo SABE da Biblioteca Municipal, tem vindo desde 2015 a desenvolver o projeto Ler+ adoç@ a vida. Anualmente são selecionados temas relacionados com o património do concelho. A ciência da computação define interface como a fronteira que facilita a interação e esclarece a forma de comunicação entre duas entidades. Nesta perspetiva, concebemos as Bibliotecas como uma interface entre o mundo e os utilizadores, entre o que há para descobrir, aprender, ler, sonhar… e os leitores. Reiteramos a ideia: as bibliotecas são o elo de ligação. Desempenham um papel nuclear por possibilitarem um percurso pedagógico e educativo para vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber. Potenciam a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local nas atividades que dinamizam, promovendo o conhecimento do património num diálogo pacífico, inclusivo e democrático entre realidades culturais.Em 2018, o Grupo teve a oportunidade de estabelecer parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. No contexto desta parceria iniciámos um processo de estudo da sustentabilidade em Bibliotecas Escolares. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas2018-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformaçãoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743/pdfDireitos de Autor (c) 2018 Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistasinfo:eu-repo/semantics/openAccessChaves, Maria Margarida AleixoCidades, Olga2023-01-16T13:58:33Zoai:publicacoes.bad.pt/revistas:article/1743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:39:10.864816Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
title |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
spellingShingle |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? Chaves, Maria Margarida Aleixo Palmela Rede de Bibliotecas Património Comunidade Sustentabilidade |
title_short |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
title_full |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
title_fullStr |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
title_full_unstemmed |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
title_sort |
Bibliotecas: interface cultural para o desenvolvimento sustentável? |
author |
Chaves, Maria Margarida Aleixo |
author_facet |
Chaves, Maria Margarida Aleixo Cidades, Olga |
author_role |
author |
author2 |
Cidades, Olga |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chaves, Maria Margarida Aleixo Cidades, Olga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palmela Rede de Bibliotecas Património Comunidade Sustentabilidade |
topic |
Palmela Rede de Bibliotecas Património Comunidade Sustentabilidade |
description |
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo SABE da Biblioteca Municipal, tem vindo desde 2015 a desenvolver o projeto Ler+ adoç@ a vida. Anualmente são selecionados temas relacionados com o património do concelho. A ciência da computação define interface como a fronteira que facilita a interação e esclarece a forma de comunicação entre duas entidades. Nesta perspetiva, concebemos as Bibliotecas como uma interface entre o mundo e os utilizadores, entre o que há para descobrir, aprender, ler, sonhar… e os leitores. Reiteramos a ideia: as bibliotecas são o elo de ligação. Desempenham um papel nuclear por possibilitarem um percurso pedagógico e educativo para vários públicos leitores, vários níveis de ensino e diferentes áreas do saber. Potenciam a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local nas atividades que dinamizam, promovendo o conhecimento do património num diálogo pacífico, inclusivo e democrático entre realidades culturais.Em 2018, o Grupo teve a oportunidade de estabelecer parceria com a Agência de Energia e Ambiente da Arrábida no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. No contexto desta parceria iniciámos um processo de estudo da sustentabilidade em Bibliotecas Escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743 |
url |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743 https://publicacoes.bad.pt/revistas/index.php/congressosbad/article/view/1743/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
publisher.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas; N.º 13 (2018): Sustentabilidade e Transformação reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130855890747392 |