Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/35082 |
Resumo: | A ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superior |
id |
RCAP_7cf65b079809908fff4b2ba4feb08733 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/35082 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superiorAnsiedade na performance musicalSaúde do músicoEnsino superiorEducaçãoCopingA ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superior2022-11-02T16:25:20Z2021-01-01T00:00:00Z2021book partinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/35082por978-989-53455-0-2Barros, SamuelMarinho, HelenaPereira, Anabelainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-06T04:39:39Zoai:ria.ua.pt:10773/35082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-06T04:39:39Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
title |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
spellingShingle |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior Barros, Samuel Ansiedade na performance musical Saúde do músico Ensino superior Educação Coping |
title_short |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
title_full |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
title_fullStr |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
title_full_unstemmed |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
title_sort |
Ansiedade na performance musical: contributos da psicologia na formação inicial dos estudantes de música do ensino superior |
author |
Barros, Samuel |
author_facet |
Barros, Samuel Marinho, Helena Pereira, Anabela |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Helena Pereira, Anabela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Samuel Marinho, Helena Pereira, Anabela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ansiedade na performance musical Saúde do músico Ensino superior Educação Coping |
topic |
Ansiedade na performance musical Saúde do músico Ensino superior Educação Coping |
description |
A ansiedade na performance musical (APM) é identificada como uma apreensão persistente que compromete as capacidades performativas em público, afetando instrumentistas e cantores. Os sintomas incluem um conjunto de características cognitivas (sentimento de medo, tensão, pânico, pensamentos negativos), comportamentais (postura retraída, falhas técnicas, tremores) e fisiológicas (hiperventilação, salivação, batimento cardíaco acelerado, problemas gastrointestinais). O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as realidades e desafios que as instituições superiores de ensino de música enfrentam presentemente, através da seguinte questão: quais os contributos de abordagens da área da psicologia para os estudantes de música? Tendo por base os resultados de uma revisão sistemática da literatura sobre a APM em estudantes de ensino superior (Barros, Marinho, Borges e Pereira, no prelo), foi verificada uma ampla variação da prevalência de APM. Assim, os resultados identificaram problemas como ansiedade somática e preocupações com a performance (40%), medo e apreensão do palco (20% a 32%), stress relacionado à música (36,9%), e pensamentos e preocupações perturbadoras (46,4%). Ademais, a APM foi relacionada à baixa autoconfiança, baixa autoestima, baixa autoeficácia, otimismo e perfeccionismo. Tendo em conta este estudo, sugere -se a implementação, no currículo de formação dos estudantes de música, conteúdos específicos de psicologia, nomeadamente relacionados com estratégias de coping. Além disso, são recomendadas intervenções psicológicas para promoção do bem-estar, saúde do músico, controlo e autorregulação da ansiedade na performance musical nos estudantes de música do ensino superior |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-11-02T16:25:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
book part |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/35082 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/35082 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-53455-0-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817543823109128192 |