As sondagens e a população: O que fazer para a reconciliação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/28909 |
Resumo: | Este artigo analisa as razões que levam os portugueses, quando solicitados a colaborar numa sondagem, a recusar fazê-lo, pondo em causa os objectivos do estudo que lhe está subjacente e os próprios resultados. Com base numa consulta a uma amostra de 167 indivíduos, aferem-se, em primeiro lugar, o conhecimento e sensibilidade que os inquiridos têm das sondagens realizadas em Portugal; em seguida, identificam-se os factores que, motivam a recusa, apontando-se soluções para a redução da taxa de recusas; finalmente, identificam-se cinco segmentos de inquiridos, segundo o seu comportamento perante as sondagens: os altruístas, sempre disponíveis para colaborar; os interessados, que quando devidamente estimulados pelo interesse dos temas, não resusam a colaboração; os receosos, a quem a dificuldade de comunicação e o receio de contacto com um estranho, aumentam a probabilidade de se tornarem indisponíveis; os mercantis, indisponíveis e desinteressados à partida, podendo mudar de opinião face a uma recompensa material; e os apáticos, difíceis de caracterizar pela ausência de um comportamento definido. |
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Este artigo analisa as razões que levam os portugueses, quando solicitados a colaborar numa sondagem, a recusar fazê-lo, pondo em causa os objectivos do estudo que lhe está subjacente e os próprios resultados. Com base numa consulta a uma amostra de 167 indivíduos, aferem-se, em primeiro lugar, o conhecimento e sensibilidade que os inquiridos têm das sondagens realizadas em Portugal; em seguida, identificam-se os factores que, motivam a recusa, apontando-se soluções para a redução da taxa de recusas; finalmente, identificam-se cinco segmentos de inquiridos, segundo o seu comportamento perante as sondagens: os altruístas, sempre disponíveis para colaborar; os interessados, que quando devidamente estimulados pelo interesse dos temas, não resusam a colaboração; os receosos, a quem a dificuldade de comunicação e o receio de contacto com um estranho, aumentam a probabilidade de se tornarem indisponíveis; os mercantis, indisponíveis e desinteressados à partida, podendo mudar de opinião face a uma recompensa material; e os apáticos, difíceis de caracterizar pela ausência de um comportamento definido. |
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