A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria de Nazaré Rocha
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11815
Resumo: O presente Estudo de Caso buscou compreender o uso do gênero crônica jornalística entre alunos jovens e adultos numa escola estadual de ensino fundamental e médio num bairro periférico da cidade de Belém. Desenvolvendo uma intervenção envolvendo o currículo vivenciado na escola sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo contou com a participação de trinta e dois alunos do quarto ciclo, distribuídos em duas turmas, ambas com dezesseis investigados. No enfoque metodológico abordaram-se contributos de natureza quantitativa e qualitativa, por meio da observação, do questionário, entrevista e análise de conteúdos. Os resultados apontam que os alunos da turma A, cujo estudo teve aprofundamento teórico com a crônica jornalística, revelam desempenho positivo nos textos produzidos. Os alunos da turma B, que receberam aulas com conteúdos gramaticais, limitando-se a um breve comentário sobre os gêneros discursivos, entre eles a crônica jornalística, demonstram dificuldade para produzir textos jornalísticos; ### ABSTRACT: The present case study aimed at understanding the use of chronic journalistic genre among students young and adults in a state school for elementary and high school in a district on the outskirts of Belem, developing an intervention involving experience in school curriculum from perspective of national curriculum (PNC) guidelines. The study was attended by thirty-two students in fourth cycle, divided into two classes, both with investigates. The focus methodological addressed to contributions of nature quantitative and qualitative through observation, questionnaire, interview and analysis of contents. The results indicate that students class A, which further theorical study with chronic journalistic, show positive performance in texts produced. Students of class B, who received lessons with grammatical contents, merely a brief description of genres, including the journalistic chronicles sowed difficulty to produce texts journalistic.
id RCAP_7d0db044a5eba0e3bf34f6e9de2e9b4e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de casoCrônicaJornalismoCurrículoEnsinoTextoChroniclesJournalismCurriculumTeachingTextO presente Estudo de Caso buscou compreender o uso do gênero crônica jornalística entre alunos jovens e adultos numa escola estadual de ensino fundamental e médio num bairro periférico da cidade de Belém. Desenvolvendo uma intervenção envolvendo o currículo vivenciado na escola sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo contou com a participação de trinta e dois alunos do quarto ciclo, distribuídos em duas turmas, ambas com dezesseis investigados. No enfoque metodológico abordaram-se contributos de natureza quantitativa e qualitativa, por meio da observação, do questionário, entrevista e análise de conteúdos. Os resultados apontam que os alunos da turma A, cujo estudo teve aprofundamento teórico com a crônica jornalística, revelam desempenho positivo nos textos produzidos. Os alunos da turma B, que receberam aulas com conteúdos gramaticais, limitando-se a um breve comentário sobre os gêneros discursivos, entre eles a crônica jornalística, demonstram dificuldade para produzir textos jornalísticos; ### ABSTRACT: The present case study aimed at understanding the use of chronic journalistic genre among students young and adults in a state school for elementary and high school in a district on the outskirts of Belem, developing an intervention involving experience in school curriculum from perspective of national curriculum (PNC) guidelines. The study was attended by thirty-two students in fourth cycle, divided into two classes, both with investigates. The focus methodological addressed to contributions of nature quantitative and qualitative through observation, questionnaire, interview and analysis of contents. The results indicate that students class A, which further theorical study with chronic journalistic, show positive performance in texts produced. Students of class B, who received lessons with grammatical contents, merely a brief description of genres, including the journalistic chronicles sowed difficulty to produce texts journalistic.Universidade de Évora2014-11-20T11:16:17Z2014-11-202010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11815http://hdl.handle.net/10174/11815porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Souza, Maria de Nazaré Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:56:02Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:34.452741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
title A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
spellingShingle A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
Souza, Maria de Nazaré Rocha
Crônica
Jornalismo
Currículo
Ensino
Texto
Chronicles
Journalism
Curriculum
Teaching
Text
title_short A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
title_full A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
title_fullStr A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
title_full_unstemmed A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
title_sort A crônica jornalística como dispositivo de ensino na educação de jovens e adultos (EJA): um estudo de caso
author Souza, Maria de Nazaré Rocha
author_facet Souza, Maria de Nazaré Rocha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria de Nazaré Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Crônica
Jornalismo
Currículo
Ensino
Texto
Chronicles
Journalism
Curriculum
Teaching
Text
topic Crônica
Jornalismo
Currículo
Ensino
Texto
Chronicles
Journalism
Curriculum
Teaching
Text
description O presente Estudo de Caso buscou compreender o uso do gênero crônica jornalística entre alunos jovens e adultos numa escola estadual de ensino fundamental e médio num bairro periférico da cidade de Belém. Desenvolvendo uma intervenção envolvendo o currículo vivenciado na escola sob a ótica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O estudo contou com a participação de trinta e dois alunos do quarto ciclo, distribuídos em duas turmas, ambas com dezesseis investigados. No enfoque metodológico abordaram-se contributos de natureza quantitativa e qualitativa, por meio da observação, do questionário, entrevista e análise de conteúdos. Os resultados apontam que os alunos da turma A, cujo estudo teve aprofundamento teórico com a crônica jornalística, revelam desempenho positivo nos textos produzidos. Os alunos da turma B, que receberam aulas com conteúdos gramaticais, limitando-se a um breve comentário sobre os gêneros discursivos, entre eles a crônica jornalística, demonstram dificuldade para produzir textos jornalísticos; ### ABSTRACT: The present case study aimed at understanding the use of chronic journalistic genre among students young and adults in a state school for elementary and high school in a district on the outskirts of Belem, developing an intervention involving experience in school curriculum from perspective of national curriculum (PNC) guidelines. The study was attended by thirty-two students in fourth cycle, divided into two classes, both with investigates. The focus methodological addressed to contributions of nature quantitative and qualitative through observation, questionnaire, interview and analysis of contents. The results indicate that students class A, which further theorical study with chronic journalistic, show positive performance in texts produced. Students of class B, who received lessons with grammatical contents, merely a brief description of genres, including the journalistic chronicles sowed difficulty to produce texts journalistic.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2014-11-20T11:16:17Z
2014-11-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11815
http://hdl.handle.net/10174/11815
url http://hdl.handle.net/10174/11815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136540789571584