Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Nuno Miguel Nogueira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/6248
Resumo: Os mercados eletrónicos são sistemas de informação (SI) utilizados por várias entidades organizacionais distintas dentro de um ou vários níveis em termos das cadeias de valor económico (Journal Electronic Markets, 2012). Segundo (Bakos, 1998) têm um papel central na economia, facilitando a troca de informações, produtos, serviços e pagamentos. Durante o processo, é criado valor económico para o comprador, fornecedor, intermediários do mercado e para a sociedade em geral. O comércio eletrónico é o ato de realizar um qualquer tipo de negócio através de uma via eletrónica e é constituído por modelos diversificados onde se destacam o Business to Business (B2B) e o Business to Consumer (B2C). O modelo B2B possui uma quota de 90 % de todo o comércio, sendo esse sucesso intrinsecamente relacionado em grande parte às vantagens que as suas plataformas oferecem às empresas que inseridas nelas (Anacom, 2004). O âmbito principal deste trabalho é o estudo dos B2B, tendo sido para tal definidos os seguintes objetivos: Realizar a identificação do estado atual bem como a evolução dos mercados B2B em Portugal; Caraterização das funcionalidades das plataformas que atuam no tecido nacional e por fim fazer a criação de um conjunto de orientações de apoio a empresas que desejam fazer a inserção nestes mercados. Para serem alcançados os objetivos propostos na dissertação, foram inquiridas várias organizações ao mesmo tempo que foi realizada uma pesquisa de temas e artigos relacionados com os mercados eletrónicos e plataformas B2B, recorrendo a sites como a B-On.pt, e utilizando o motor de busca Google. Este relatório apresenta a seguinte estrutura: No capítulo 1 é apresentada a introdução teórica das matérias apresentadas nos capítulos seguintes; O capítulo 2 é centrado no comércio eletrónico, definições mais comuns e são demonstrados os modelos mais preponderantes do comércio eletrónico; No capítulo 3 são expostas todas as vertentes do modelo B2B, as principais plataformas B2B a atuar no tecido nacional, as suas funcionalidades e modo de operação bem como uma apresentação das principais plataformas a nível mundial; No capítulo 4 são apresentados um conjunto de tópicos de auxílio a empresas que desejem fazer a sua inserção neste tipo de mercados; Por último são descritas as principais conclusões retiradas na realização da dissertação. Em suma, este trabalho reúne um conjunto de dados e orientações úteis, decorrentes do estudo realizado de auxílio a empresas a aderirem aos mercados eletrónicos, visto ser uma abordagem promissora para as organizações.
id RCAP_7d2c32dd2ab0fddffaa1f767bcc8a496
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/6248
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarketB2Be-commercee-marketplacese-sourcinge-procurementOrientaçõesPlataformasOrientationsPlatformsOs mercados eletrónicos são sistemas de informação (SI) utilizados por várias entidades organizacionais distintas dentro de um ou vários níveis em termos das cadeias de valor económico (Journal Electronic Markets, 2012). Segundo (Bakos, 1998) têm um papel central na economia, facilitando a troca de informações, produtos, serviços e pagamentos. Durante o processo, é criado valor económico para o comprador, fornecedor, intermediários do mercado e para a sociedade em geral. O comércio eletrónico é o ato de realizar um qualquer tipo de negócio através de uma via eletrónica e é constituído por modelos diversificados onde se destacam o Business to Business (B2B) e o Business to Consumer (B2C). O modelo B2B possui uma quota de 90 % de todo o comércio, sendo esse sucesso intrinsecamente relacionado em grande parte às vantagens que as suas plataformas oferecem às empresas que inseridas nelas (Anacom, 2004). O âmbito principal deste trabalho é o estudo dos B2B, tendo sido para tal definidos os seguintes objetivos: Realizar a identificação do estado atual bem como a evolução dos mercados B2B em Portugal; Caraterização das funcionalidades das plataformas que atuam no tecido nacional e por fim fazer a criação de um conjunto de orientações de apoio a empresas que desejam fazer a inserção nestes mercados. Para serem alcançados os objetivos propostos na dissertação, foram inquiridas várias organizações ao mesmo tempo que foi realizada uma pesquisa de temas e artigos relacionados com os mercados eletrónicos e plataformas B2B, recorrendo a sites como a B-On.pt, e utilizando o motor de busca Google. Este relatório apresenta a seguinte estrutura: No capítulo 1 é apresentada a introdução teórica das matérias apresentadas nos capítulos seguintes; O capítulo 2 é centrado no comércio eletrónico, definições mais comuns e são demonstrados os modelos mais preponderantes do comércio eletrónico; No capítulo 3 são expostas todas as vertentes do modelo B2B, as principais plataformas B2B a atuar no tecido nacional, as suas funcionalidades e modo de operação bem como uma apresentação das principais plataformas a nível mundial; No capítulo 4 são apresentados um conjunto de tópicos de auxílio a empresas que desejem fazer a sua inserção neste tipo de mercados; Por último são descritas as principais conclusões retiradas na realização da dissertação. Em suma, este trabalho reúne um conjunto de dados e orientações úteis, decorrentes do estudo realizado de auxílio a empresas a aderirem aos mercados eletrónicos, visto ser uma abordagem promissora para as organizações.The electronic markets are information systems (IS) used for several different organizational entities, within one or several levels in economic value chains (Journal Electronic Markets 2012). According to Bakos (1998), electronic markets play a central role in the economy, facilitating the exchange of information, goods, services, and payments. In the process, they create economic value for buyers, sellers, market intermediaries, and for society at large. E-commerce is the act of performing some sort of business through electronic means and consists of various models which highlight the Business to Business (B2B) and Business to Consumer (B2C). The B2B model has a 90% share of all trade, being intrinsically related this success largely to the advantages they offer their platforms to companies incorporated in them (ANACOM, 2004). Taking this point into consideration, this dissertation A documentary research was made, in the development of the dissertation, on sites such as B-On.pt and using the search engine Google, topics and articles related to B2B electronic markets and platforms performing a bibliographic review of this report. The dissertation objectives are: Perform the identification of the current state and evolution of B2B markets in Portugal; the characterization of the platform features operating in the nation and finally to create a guideline set to support companies that want to enter these markets. To achieve the objectives proposed in the essay, a survey of articles and topics related to B2B electronic markets and platforms was conducted using sites such as B-On.pt, and using the Google search engine. This report is organized in following way: In chapter 1 is made a small theoretical introduction of the themes presented in the following chapters; Chapter 2 is focused on e-commerce, its most common definitions and shows the most relevant models of e-commerce; In Chapter 3 is presented all aspects of the B2B model presents, and the leaders B2B platforms to operate in the national market, its features and operating mode as well as a presentation of the main platforms worldwide; Chapter 4 presents topics to help companies that wish to make their inclusion in such markets; Finally the main conclusions are shown. To sum up, this essay this work brings together a set of data and a useful guidelines to help businesses to join the electronic markets.Ávila, Paulo António da SilvaBastos, JoãoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCampos, Nuno Miguel Nogueira2015-06-05T14:23:49Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/6248TID:201814218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:46:26Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/6248Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:26:49.106120Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
title Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
spellingShingle Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
Campos, Nuno Miguel Nogueira
B2B
e-commerce
e-marketplaces
e-sourcing
e-procurement
Orientações
Plataformas
Orientations
Platforms
title_short Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
title_full Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
title_fullStr Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
title_full_unstemmed Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
title_sort Revisão, aplicação e avaliação dos mercados eletrónicos - emarket
author Campos, Nuno Miguel Nogueira
author_facet Campos, Nuno Miguel Nogueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ávila, Paulo António da Silva
Bastos, João
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Nuno Miguel Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv B2B
e-commerce
e-marketplaces
e-sourcing
e-procurement
Orientações
Plataformas
Orientations
Platforms
topic B2B
e-commerce
e-marketplaces
e-sourcing
e-procurement
Orientações
Plataformas
Orientations
Platforms
description Os mercados eletrónicos são sistemas de informação (SI) utilizados por várias entidades organizacionais distintas dentro de um ou vários níveis em termos das cadeias de valor económico (Journal Electronic Markets, 2012). Segundo (Bakos, 1998) têm um papel central na economia, facilitando a troca de informações, produtos, serviços e pagamentos. Durante o processo, é criado valor económico para o comprador, fornecedor, intermediários do mercado e para a sociedade em geral. O comércio eletrónico é o ato de realizar um qualquer tipo de negócio através de uma via eletrónica e é constituído por modelos diversificados onde se destacam o Business to Business (B2B) e o Business to Consumer (B2C). O modelo B2B possui uma quota de 90 % de todo o comércio, sendo esse sucesso intrinsecamente relacionado em grande parte às vantagens que as suas plataformas oferecem às empresas que inseridas nelas (Anacom, 2004). O âmbito principal deste trabalho é o estudo dos B2B, tendo sido para tal definidos os seguintes objetivos: Realizar a identificação do estado atual bem como a evolução dos mercados B2B em Portugal; Caraterização das funcionalidades das plataformas que atuam no tecido nacional e por fim fazer a criação de um conjunto de orientações de apoio a empresas que desejam fazer a inserção nestes mercados. Para serem alcançados os objetivos propostos na dissertação, foram inquiridas várias organizações ao mesmo tempo que foi realizada uma pesquisa de temas e artigos relacionados com os mercados eletrónicos e plataformas B2B, recorrendo a sites como a B-On.pt, e utilizando o motor de busca Google. Este relatório apresenta a seguinte estrutura: No capítulo 1 é apresentada a introdução teórica das matérias apresentadas nos capítulos seguintes; O capítulo 2 é centrado no comércio eletrónico, definições mais comuns e são demonstrados os modelos mais preponderantes do comércio eletrónico; No capítulo 3 são expostas todas as vertentes do modelo B2B, as principais plataformas B2B a atuar no tecido nacional, as suas funcionalidades e modo de operação bem como uma apresentação das principais plataformas a nível mundial; No capítulo 4 são apresentados um conjunto de tópicos de auxílio a empresas que desejem fazer a sua inserção neste tipo de mercados; Por último são descritas as principais conclusões retiradas na realização da dissertação. Em suma, este trabalho reúne um conjunto de dados e orientações úteis, decorrentes do estudo realizado de auxílio a empresas a aderirem aos mercados eletrónicos, visto ser uma abordagem promissora para as organizações.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2015-06-05T14:23:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/6248
TID:201814218
url http://hdl.handle.net/10400.22/6248
identifier_str_mv TID:201814218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131363172941824