Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Idalina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7417
Resumo: Biodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo terrestres, marinhos e de outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. É já científica e politicamente reconhecido que as comunidades humanas não só fazem parte desta rede de diversidade biológica como dependem dela para a sua sobrevivência. Pretendeu-se com este projeto dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano do Agrupamento de escolas Diogo de Macedo, através de saídas de campo à Ribeira da Padiola, uma área situada em Olival - Vila Nova de Gaia. Esta ribeira integra a rede hidrográfica do rio Uíma, afluente da margem esquerda do rio Douro. As margens da ribeira são áreas da reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional com solos que apresentam uma elevada aptidão agrícola e florestal onde poderíamos encontrar alguns choupos, freixos, salgueiros e amieiros. Da nascente à Foz do Uima ainda se pode observar a lontra, e diversas outras espécies endémicas, protegidas ou ameaçadas. Para atingir os objetivos do projeto realizou-se uma saída de campo na ribeira com dois grupos de estudantes, um dos quais acompanhado por um caderno de campo, constituindo uma aplicação piloto do mesmo. Mediu-se os efeitos das saídas de campo e do caderno de campo na valorização da biodiversidade através de inquéritos aos estudantes, antes e após as saídas de campo. Os resultados indicam que após a saída de campo o nível de conhecimentos e motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com caderno de campo demonstrou dificuldade de concentração quer para ler o caderno quer para escutar o que era dito, embora os resultados do inquérito realizado após a saída de campo revelem que o caderno de campo auxiliou os estudantes nalgumas questões dando-lhes um conhecimento mais abrangente.
id RCAP_7d310c320f5c4a90b443bd958dff932f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7417
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da PadiolaBiodiversidadeEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelEcossistemasRecursos educacionaisTrabalho de campo8º anoAgrupamento de escolasVila Nova de GaiaRibeira da PadiolaBiodiversityEnvironmental educationEducation for sustainable developmentDidactic resourcesDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do AmbienteBiodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo terrestres, marinhos e de outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. É já científica e politicamente reconhecido que as comunidades humanas não só fazem parte desta rede de diversidade biológica como dependem dela para a sua sobrevivência. Pretendeu-se com este projeto dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano do Agrupamento de escolas Diogo de Macedo, através de saídas de campo à Ribeira da Padiola, uma área situada em Olival - Vila Nova de Gaia. Esta ribeira integra a rede hidrográfica do rio Uíma, afluente da margem esquerda do rio Douro. As margens da ribeira são áreas da reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional com solos que apresentam uma elevada aptidão agrícola e florestal onde poderíamos encontrar alguns choupos, freixos, salgueiros e amieiros. Da nascente à Foz do Uima ainda se pode observar a lontra, e diversas outras espécies endémicas, protegidas ou ameaçadas. Para atingir os objetivos do projeto realizou-se uma saída de campo na ribeira com dois grupos de estudantes, um dos quais acompanhado por um caderno de campo, constituindo uma aplicação piloto do mesmo. Mediu-se os efeitos das saídas de campo e do caderno de campo na valorização da biodiversidade através de inquéritos aos estudantes, antes e após as saídas de campo. Os resultados indicam que após a saída de campo o nível de conhecimentos e motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com caderno de campo demonstrou dificuldade de concentração quer para ler o caderno quer para escutar o que era dito, embora os resultados do inquérito realizado após a saída de campo revelem que o caderno de campo auxiliou os estudantes nalgumas questões dando-lhes um conhecimento mais abrangente.Biodiversity or Biological Diversity means the variability between living organisms from all origins, including terrestrial, marine and other aquatic ecosystems and the ecological complexes of which they are part; includes diversity within species, between species and ecosystems. It is already scientifically and politically recognized that human communities are not only part of this biological diversity network but depend on it for their survival. The purpose of this project was to sensitize, motivate and raise awareness of the importance of preserving biodiversity to the 8th grade school community of the Diogo de Macedo School Group through study visits to the Ribeira da Padiola, an area located in Olival - Vila Nova de Gaia. This river integrates the hydrographic network of the river Uíma, tributary of the left bank of the river Douro. The banks of the river are areas of the National Agricultural Reserve and National Ecological Reserve with soils that have a high agricultural and forestry capacity where we could find some poplars, ash trees, willows and alders. From the source to the Foz do Uima one can still observe the otter, and several other endemic species, protected or threatened. In order to achieve the objectives of the project, a Field Book was developed, which will be a didactic resource for study visits to the Ribeira da Padiola. A pilot application of the field book will be carried out, measuring the effects of a visit to the valuation of biodiversity through student surveys, before and after the study visit. The results indicate that after the field trip the level of knowledge and motivation about biodiversity was higher in the students who did the field work. The sample that carried out the field notebook showed difficulty in concentrating both to read the notebook and to listen to what was said, although the results of the survey, after leaving the field, revealed that the field notebook assisted the students in some issues giving them a more comprehensive knowledge.Nicolau, Paula BacelarRepositório AbertoNeves, Idalina da Silva2018-07-17T14:21:25Z2018-06-112018-07-172018-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7417TID:201953617porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:27:00Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/7417Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:47:42.253921Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
title Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
spellingShingle Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
Neves, Idalina da Silva
Biodiversidade
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Ecossistemas
Recursos educacionais
Trabalho de campo
8º ano
Agrupamento de escolas
Vila Nova de Gaia
Ribeira da Padiola
Biodiversity
Environmental education
Education for sustainable development
Didactic resources
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
title_short Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
title_full Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
title_fullStr Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
title_full_unstemmed Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
title_sort Valorização da biodiversidade através de saídas de campo na Ribeira da Padiola
author Neves, Idalina da Silva
author_facet Neves, Idalina da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nicolau, Paula Bacelar
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Idalina da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Ecossistemas
Recursos educacionais
Trabalho de campo
8º ano
Agrupamento de escolas
Vila Nova de Gaia
Ribeira da Padiola
Biodiversity
Environmental education
Education for sustainable development
Didactic resources
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
topic Biodiversidade
Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Ecossistemas
Recursos educacionais
Trabalho de campo
8º ano
Agrupamento de escolas
Vila Nova de Gaia
Ribeira da Padiola
Biodiversity
Environmental education
Education for sustainable development
Didactic resources
Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
description Biodiversidade ou diversidade biológica significa a variabilidade entre os organismos vivos de todas as origens, incluindo terrestres, marinhos e de outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos dos quais fazem parte; compreende a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. É já científica e politicamente reconhecido que as comunidades humanas não só fazem parte desta rede de diversidade biológica como dependem dela para a sua sobrevivência. Pretendeu-se com este projeto dar a conhecer, sensibilizar e motivar para a importância da preservação da biodiversidade, à comunidade escolar do 8º ano do Agrupamento de escolas Diogo de Macedo, através de saídas de campo à Ribeira da Padiola, uma área situada em Olival - Vila Nova de Gaia. Esta ribeira integra a rede hidrográfica do rio Uíma, afluente da margem esquerda do rio Douro. As margens da ribeira são áreas da reserva agrícola nacional e reserva ecológica nacional com solos que apresentam uma elevada aptidão agrícola e florestal onde poderíamos encontrar alguns choupos, freixos, salgueiros e amieiros. Da nascente à Foz do Uima ainda se pode observar a lontra, e diversas outras espécies endémicas, protegidas ou ameaçadas. Para atingir os objetivos do projeto realizou-se uma saída de campo na ribeira com dois grupos de estudantes, um dos quais acompanhado por um caderno de campo, constituindo uma aplicação piloto do mesmo. Mediu-se os efeitos das saídas de campo e do caderno de campo na valorização da biodiversidade através de inquéritos aos estudantes, antes e após as saídas de campo. Os resultados indicam que após a saída de campo o nível de conhecimentos e motivação alcançados pelos estudantes acerca da biodiversidade foi superior nos estudantes que realizaram a saída de campo. A amostra que realizou a saída com caderno de campo demonstrou dificuldade de concentração quer para ler o caderno quer para escutar o que era dito, embora os resultados do inquérito realizado após a saída de campo revelem que o caderno de campo auxiliou os estudantes nalgumas questões dando-lhes um conhecimento mais abrangente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-17T14:21:25Z
2018-06-11
2018-07-17
2018-06-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/7417
TID:201953617
url http://hdl.handle.net/10400.2/7417
identifier_str_mv TID:201953617
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135054716207104