Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luísa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Bonito, Jorge, Carneiro, Celso, Marques, Luis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/18480
Resumo: As sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica.
id RCAP_7d422f5eff6c5a7b4c74a4058738a9f1
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/18480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a AmazôniaAmazôniaDesenvolvimento sustentávelEducação em GeociênciasAs sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica.Revista Científica Olhares Amazônicos2016-06-01T15:51:33Z2016-06-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18480http://hdl.handle.net/10174/18480porMartins, L., Bonito, J., Carneiro, C., & Marques, L. (2016). Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia. Revista Científica Olhares Amazônicos, 4(1), 700-719.700-7192318-1095http://ufrr.br/roa/index.php/21-volume-4-numero-14Revista Científica Olhares Amazônicos1luisalopesmartins@gmail.comjbonito@uevora.ptcedrec@ige.unicamp.brluis@ua.ptDesenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia229Martins, LuísaBonito, JorgeCarneiro, CelsoMarques, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:21.266739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
title Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
spellingShingle Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
Martins, Luísa
Amazônia
Desenvolvimento sustentável
Educação em Geociências
title_short Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
title_full Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
title_fullStr Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
title_full_unstemmed Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
title_sort Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
author Martins, Luísa
author_facet Martins, Luísa
Bonito, Jorge
Carneiro, Celso
Marques, Luis
author_role author
author2 Bonito, Jorge
Carneiro, Celso
Marques, Luis
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luísa
Bonito, Jorge
Carneiro, Celso
Marques, Luis
dc.subject.por.fl_str_mv Amazônia
Desenvolvimento sustentável
Educação em Geociências
topic Amazônia
Desenvolvimento sustentável
Educação em Geociências
description As sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-01T15:51:33Z
2016-06-01
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/18480
http://hdl.handle.net/10174/18480
url http://hdl.handle.net/10174/18480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, L., Bonito, J., Carneiro, C., & Marques, L. (2016). Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia. Revista Científica Olhares Amazônicos, 4(1), 700-719.
700-719
2318-1095
http://ufrr.br/roa/index.php/21-volume-4-numero-1
4
Revista Científica Olhares Amazônicos
1
luisalopesmartins@gmail.com
jbonito@uevora.pt
cedrec@ige.unicamp.br
luis@ua.pt
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Científica Olhares Amazônicos
publisher.none.fl_str_mv Revista Científica Olhares Amazônicos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136585866805248