Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18480 |
Resumo: | As sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica. |
id |
RCAP_7d422f5eff6c5a7b4c74a4058738a9f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/18480 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a AmazôniaAmazôniaDesenvolvimento sustentávelEducação em GeociênciasAs sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica.Revista Científica Olhares Amazônicos2016-06-01T15:51:33Z2016-06-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/18480http://hdl.handle.net/10174/18480porMartins, L., Bonito, J., Carneiro, C., & Marques, L. (2016). Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia. Revista Científica Olhares Amazônicos, 4(1), 700-719.700-7192318-1095http://ufrr.br/roa/index.php/21-volume-4-numero-14Revista Científica Olhares Amazônicos1luisalopesmartins@gmail.comjbonito@uevora.ptcedrec@ige.unicamp.brluis@ua.ptDesenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia229Martins, LuísaBonito, JorgeCarneiro, CelsoMarques, Luisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:06:40Zoai:dspace.uevora.pt:10174/18480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:10:21.266739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
title |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
spellingShingle |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia Martins, Luísa Amazônia Desenvolvimento sustentável Educação em Geociências |
title_short |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
title_full |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
title_fullStr |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
title_sort |
Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia |
author |
Martins, Luísa |
author_facet |
Martins, Luísa Bonito, Jorge Carneiro, Celso Marques, Luis |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge Carneiro, Celso Marques, Luis |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Luísa Bonito, Jorge Carneiro, Celso Marques, Luis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Amazônia Desenvolvimento sustentável Educação em Geociências |
topic |
Amazônia Desenvolvimento sustentável Educação em Geociências |
description |
As sociedades enfrentam problemas cuja complexidade aumenta na razão direta do crescimento da população e dos impactos causados por uma demanda exponencial de recursos, energia, água e espaço físico na Terra. Embora seja desejável que cada cidadão contemporâneo participe ativamente na resolução dos problemas e na tomada de decisões coletivas, muitos se sentem incapazes de, ao menos, entender a magnitude das questões e correspondentes implicações em um mundo definitivamente imerso na ciência e na tecnologia. Assim, a concepção de tempo – especialmente a de tempo geológico – é crucial para fazer emergir a educação em ciência como instrumento capaz de permitir que todos, jovens e adultos, compreendam o mundo onde vivem. As taxas de derrubada de florestas tropicais na grande bacia hidrográfica amazônica aceleraram-se desde a metade do século XX, com alguns intervalos de redução. Os elementos revelam ser inadiável fortalecer e reintroduzir as Ciências da Terra na Educação, especialmente no Brasil. O conhecimento pode contribuir efetivamente para formar cidadãos conscientes e críticos, capazes de tomar decisões equilibradas e ponderadas sobre atividades humanas que envolvam ocupação e uso do ambiente, materiais naturais e fontes de energia. Neste artigo procuramos refletir sobre a importância do conhecimento geocientífico para formar cidadãos capazes de contribuir nos dias de hoje para plena adoção do conceito de desenvolvimento sustentável. Os dois elementos são fundamentais para que seja possível formular novas interseções e introduzir inovações no contexto da região Amazónica. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01T15:51:33Z 2016-06-01 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/18480 http://hdl.handle.net/10174/18480 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/18480 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, L., Bonito, J., Carneiro, C., & Marques, L. (2016). Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia. Revista Científica Olhares Amazônicos, 4(1), 700-719. 700-719 2318-1095 http://ufrr.br/roa/index.php/21-volume-4-numero-1 4 Revista Científica Olhares Amazônicos 1 luisalopesmartins@gmail.com jbonito@uevora.pt cedrec@ige.unicamp.br luis@ua.pt Desenvolvimento sustentável: algumas linhas de ação para a Amazônia 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Científica Olhares Amazônicos |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Científica Olhares Amazônicos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136585866805248 |